Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lataria de cinema

24 de janeiro de 2016 0
Crédito: Facebook CineKombi de Patarriba

Crédito: Facebook CineKombi de Patarriba

Caxias tem sua própria CineKombi a rodar pelos bairros (lembram que já falamos dela aqui?), mas a Serra está recebendo outro carango equipado para mostrar filmes ao ar livre. O projeto é capitaneado pela dupla de atrizes Naiara Alice Bertoli e Talita Corrêa, do grupo catarinesne As Cercanas de Patarriba.

A ideia surgiu em 2014, quando as gurias resolveram dar um novo uso para a Kombi guerreira que as transportava entre uma peça e outra no interior. A lataria do veículo passou a servir de telão para projeções de filmes de animação independente. Deu tão certo que elas conseguiram aprovação num edital de circulação por meio do Ministério da Cultura. Assim, o Cinekombi visita 16 cidades do Rio Grande do Sul.

A tour começou pelo município de André da Rocha, semana passada, e já passou por Nova Prata e Veranópolis. A Kombi segue pela Serra até a próxima quinta (veja abaixo). Os filmes exibidos são assinados pelos artistas Rodrigo Amboni (SC), Jackson Abacatu e Cata Preta (MG) e Rodrigo John (RS). Além das projeções dos curtas, o projeto também prevê o que as meninas chamam de desmontagens – vídeos gravados com os próprios realizadores falando sobre o processo de criação de cada obra.

– É uma ideia de desconstruir, mostrar o que existe por trás do filme, num investimento na formação da linguagem – comenta Naiara.

O CineKombi pretende levar cinema para pequenas cidades do interior, seguindo a lógica da descentralização da cultura tão defendida pela dupla d’As Cercanas de Patarriba.

– No cinema convencional, as pessoas não se comunicam. Levar filmes para espaços abertos valoriza a reunião, a troca, as pessoas compartilham – defende ela.

Todas sessões têm entrada franca. Interessados em exibir produções audiovisuais independentes na Kombi, podem entrar em contato pelo Facebook do grupo As Cercanas de Patarriba.

25/01: Bento Gonçalves – Via del Vino
26/01: Garibaldi – Praça Loureiro da Silva
27/01: Carlos Barbosa – Rua Coberta
28/01: São Vendelino – Centro de Eventos Celestino Schneider

Envie seu Comentário