Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Criançada de cinema

28 de janeiro de 2016 0
Crédito: Breno Dallas, Divulgação

Crédito: Breno Dallas, Divulgação

O saquinho de pipoca na mão da gurizada aí da foto já denuncia: é dia de cinema. Aproveitando a chegada do último fim de semana do projeto Cinema de Verão, quero falar de uma das importantes novidades dessa edição, levar filmes para crianças que participam de projetos sociais nos bairros. Essas pessoinhas faceiras aí em cima são alunas do Centro Assistencial e de Promoção Social Joana d’Arc, do Vila Ipê. O grupo conferiu clássicos da Disney no último fim de semana. Neste domingo, exatamente o dia de encerramento da edição 2016 do projeto, quem vai receber a tela grande é o Ponto de Cultura Teia Cultural, lá do bairro Kayser.

O Cinema de Verão sempre teve preocupação com a formação do público infantil – com ótimas sessões dedicadas aos pequenos –, mas é gratificante ver a arte mapeando a criançada de todos os cantos. A tentativa é para que não haja fronteiras ao poder de transformação do cinema.

– É urgente essa aproximação com as bordas, com a periferia, e uma ótima forma de nos reconhecermos a partir das diferenças. Incluir é estarmos juntos e aprendermos uns com os outros. A propósito, temos muito o que a aprender com essas comunidades periféricas que vivem à margem de uma sociedade egoísta e individualista. Descentralizar a cultura é fundamental nesse momento – comenta Robinson Cabral (segundo a partir da esquerda), idealizador da iniciativa.

Aproveitando a deixa, confira as sessões do Cinema de Verão que estão rolando à noite (veja abaixo), a dobradinha clássica que ocupa a Sala de Cinema neste sábado de madrugada (A Sombra de uma Dúvida e Freaks), além das charmosas sessões da Estação Férrea, com O Incrível Homem que Encolheu (sábado) e Cantando na Chuva (domingo).

❚ Quinta, dia 28: Jesse James – Sala Ulysses Geremia – 15h
❚ Quinta, dia 28: Carnaval Atlântida (Oscarito/ Grande Otelo) – Praça de Galópolis – 20h30min

❚ Sexta, dia 29: O Homem do Sputnik (Oscarito) – Praça de Forqueta – 20h30min
❚ Sexta, dia 29: A Sombra de Uma Dúvida + Freaks – Sala Ulysses Geremia – 23h59

❚ Sábado, dia 30: Alice no País das Maravilhas – Biblioteca Parque da Estação – 15h
❚ Sábado, dia 30: Peter Pan – Biblioteca Parque da Estação – 16h30min
❚ Sábado, dia 30: Ou Vai ou Racha – Biblioteca Parque da Estação – 18h
❚ Sábado, dia 30: O Incrível Homem que Encolheu – Estação Férrea – 20h30min

❚ Domingo, dia 31: Bambi – Ponto Teia Cultural – Kayser – 15h
❚ Domingo, dia 31: Branca de Neve e os Sete Anões – Ponto Teia Cultural – Kayser – 16h30min
❚ Domingo, dia 31: Cantando na Chuva – Estação Férrea – 20h30min

0

Envie seu Comentário