Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2016

Criançada de cinema

28 de janeiro de 2016 0
Crédito: Breno Dallas, Divulgação

Crédito: Breno Dallas, Divulgação

O saquinho de pipoca na mão da gurizada aí da foto já denuncia: é dia de cinema. Aproveitando a chegada do último fim de semana do projeto Cinema de Verão, quero falar de uma das importantes novidades dessa edição, levar filmes para crianças que participam de projetos sociais nos bairros. Essas pessoinhas faceiras aí em cima são alunas do Centro Assistencial e de Promoção Social Joana d’Arc, do Vila Ipê. O grupo conferiu clássicos da Disney no último fim de semana. Neste domingo, exatamente o dia de encerramento da edição 2016 do projeto, quem vai receber a tela grande é o Ponto de Cultura Teia Cultural, lá do bairro Kayser.

O Cinema de Verão sempre teve preocupação com a formação do público infantil – com ótimas sessões dedicadas aos pequenos –, mas é gratificante ver a arte mapeando a criançada de todos os cantos. A tentativa é para que não haja fronteiras ao poder de transformação do cinema.

– É urgente essa aproximação com as bordas, com a periferia, e uma ótima forma de nos reconhecermos a partir das diferenças. Incluir é estarmos juntos e aprendermos uns com os outros. A propósito, temos muito o que a aprender com essas comunidades periféricas que vivem à margem de uma sociedade egoísta e individualista. Descentralizar a cultura é fundamental nesse momento – comenta Robinson Cabral (segundo a partir da esquerda), idealizador da iniciativa.

Aproveitando a deixa, confira as sessões do Cinema de Verão que estão rolando à noite (veja abaixo), a dobradinha clássica que ocupa a Sala de Cinema neste sábado de madrugada (A Sombra de uma Dúvida e Freaks), além das charmosas sessões da Estação Férrea, com O Incrível Homem que Encolheu (sábado) e Cantando na Chuva (domingo).

❚ Quinta, dia 28: Jesse James – Sala Ulysses Geremia – 15h
❚ Quinta, dia 28: Carnaval Atlântida (Oscarito/ Grande Otelo) – Praça de Galópolis – 20h30min

❚ Sexta, dia 29: O Homem do Sputnik (Oscarito) – Praça de Forqueta – 20h30min
❚ Sexta, dia 29: A Sombra de Uma Dúvida + Freaks – Sala Ulysses Geremia – 23h59

❚ Sábado, dia 30: Alice no País das Maravilhas – Biblioteca Parque da Estação – 15h
❚ Sábado, dia 30: Peter Pan – Biblioteca Parque da Estação – 16h30min
❚ Sábado, dia 30: Ou Vai ou Racha – Biblioteca Parque da Estação – 18h
❚ Sábado, dia 30: O Incrível Homem que Encolheu – Estação Férrea – 20h30min

❚ Domingo, dia 31: Bambi – Ponto Teia Cultural – Kayser – 15h
❚ Domingo, dia 31: Branca de Neve e os Sete Anões – Ponto Teia Cultural – Kayser – 16h30min
❚ Domingo, dia 31: Cantando na Chuva – Estação Férrea – 20h30min

0

La Playa

28 de janeiro de 2016 0

Tá rolando na internet um projeto audiovisual bem massa criado pelo pessoal da Zero Hora. Batizada de La Playa, a série pretende apresentar um olhar criativo sobre histórias que acabaram criando laços com os veranistas gaúchos.

No primeiro vídeo (veja aqui), os jornalistas Gustavo Foster e Felipe Martini procuram entender a origem de uma das lendas mais conhecidas de quem viaja até o litoral pela Freeway. Parece que o fantasma de uma noiva aterroriza a estrada nas proximidades da Lagoa dos Barros. A bem-humorada investigação tem relatos de moradores e até entrevista com uma oceanógrafa, que desmitifica aquelas águas. Vale a pena ainda para ver o Foster vestido de “noivinha”.

Novos vídeos serão disponibilizados nas próximas três semanas.

Filmes revisitados

28 de janeiro de 2016 1
Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Depois de muito se falar parece que finalmente ganhou data de estreia o remake de Plano 9 do Espaço Sideral, clássico cult de Ed Wood. O diretor John Johnson marcou a data de 16 de fevereiro para mostrar o filme aos americanos, no formato de Video-On-Demand. A produção começou em 2009.

E parece que 2016 apostará fichas em muitos outros sucessos do passado revisitados. Uma das novidades a chegar logo é Leatherface, filme que narra a origem de um dos serial killers mais amados do cinema (nascido no icônico longa O Massacre da Serra Elétrica, de 1974). O novo longa está sendo vendido pelos diretores franceses Julien Maury e Alexandre Bustillo como um road-movie sangrento.

Este ano também deve marcar o início das filmagens da sequência de Blade Runner, dirigida pelo ótimo Denis Villeneuve. O elenco terá repeteco de Harrison Ford, com reforço de Ryan Gosling.

E até O Exorcista – um dos territórios mais sagrados do terror – surgiu na pauta essa semana. Tudo porque a Fox anunciou uma possível série inspirada no livro de William Blatty, que originou o clássico dirigido por William Friedkin.
Vamos ver o que vem por aí…

Sangue...

28 de janeiro de 2016 0
Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução

Essa é para quem não tem nojinho de sangue na tela. O diretor porto-alegrense Fernando Mantelli decidiu disponibilizar o curta de terror Quiropterofobia (2009) em sua página do vimeo. Mas é só por uma semana.

O filme, que recebeu alguns prêmios e chegou a ser chamado de O Albergue brasileiro, pode ser assistido até este fim de semana. A produção traz Nelson Diniz (foto) na pele de um macabro assassino que mantém dois homens e uma mulher num cativeiro.

Dá uma olhada

Lataria de cinema

24 de janeiro de 2016 0
Crédito: Facebook CineKombi de Patarriba

Crédito: Facebook CineKombi de Patarriba

Caxias tem sua própria CineKombi a rodar pelos bairros (lembram que já falamos dela aqui?), mas a Serra está recebendo outro carango equipado para mostrar filmes ao ar livre. O projeto é capitaneado pela dupla de atrizes Naiara Alice Bertoli e Talita Corrêa, do grupo catarinesne As Cercanas de Patarriba.

A ideia surgiu em 2014, quando as gurias resolveram dar um novo uso para a Kombi guerreira que as transportava entre uma peça e outra no interior. A lataria do veículo passou a servir de telão para projeções de filmes de animação independente. Deu tão certo que elas conseguiram aprovação num edital de circulação por meio do Ministério da Cultura. Assim, o Cinekombi visita 16 cidades do Rio Grande do Sul.

A tour começou pelo município de André da Rocha, semana passada, e já passou por Nova Prata e Veranópolis. A Kombi segue pela Serra até a próxima quinta (veja abaixo). Os filmes exibidos são assinados pelos artistas Rodrigo Amboni (SC), Jackson Abacatu e Cata Preta (MG) e Rodrigo John (RS). Além das projeções dos curtas, o projeto também prevê o que as meninas chamam de desmontagens – vídeos gravados com os próprios realizadores falando sobre o processo de criação de cada obra.

– É uma ideia de desconstruir, mostrar o que existe por trás do filme, num investimento na formação da linguagem – comenta Naiara.

O CineKombi pretende levar cinema para pequenas cidades do interior, seguindo a lógica da descentralização da cultura tão defendida pela dupla d’As Cercanas de Patarriba.

– No cinema convencional, as pessoas não se comunicam. Levar filmes para espaços abertos valoriza a reunião, a troca, as pessoas compartilham – defende ela.

Todas sessões têm entrada franca. Interessados em exibir produções audiovisuais independentes na Kombi, podem entrar em contato pelo Facebook do grupo As Cercanas de Patarriba.

25/01: Bento Gonçalves – Via del Vino
26/01: Garibaldi – Praça Loureiro da Silva
27/01: Carlos Barbosa – Rua Coberta
28/01: São Vendelino – Centro de Eventos Celestino Schneider

Cinema de Verão te convida

22 de janeiro de 2016 0
Cidadão Kane, de Orson Welles. Crédito: Divulgação

Cidadão Kane, de Orson Welles. Crédito: Divulgação

Vergonha me define, hehehe. Estive de férias, estive cheia de trabalho, enfim, sumi daqui por uns dias e acabei deixando passar várias coisas legais que aconteceram na região. Maaaas (sempre tem um mas) ainda dá tempo de badalar por aqui a terceira edição do lindo projeto Cinema de Verão, que este ano está com uma programação super supimpa.

Só para dar uma ideia, nesta sexta tem Mazzaropi em Forqueta e duas obras icônicas na Sala de Cinema Ulysses Geremia (a maestria de Hitchcock e a coragem punk de Ed Wood. Sim, o melhor e o pior filme da história, juntos, hehe). Ah, e por falar em Forqueta, lembrei da emocionante primeira sessão do Cinema de Verão da qual participei, justamente na charmosa pracinha do bairro. Relembre aqui.

No fim de semana vai ter sessão na Biblioteca Parque — animações — e ao ar livre na Estação Férrea — por lá vai rolar O Dia em que a Terra Parou e Ciadão Kane, tá bom para vocês?

Só queria dizer que ir ao cinema pode ser ainda mais espetacular quando a experiência é coletiva, de emoções compartilhadas. E tem outra: além de conferir filmes ótimos (escolhidos pelo curador e idealizador do projeto, Robinson Cabral), o Cinema de Verão é uma baita oportunidade para aproveitar essas maravilhas de dias e noites quentes, muito raros em Caxias.

Vamos todo mundo? É de graça!

❚ Sexta, dia 22: O Gato de Madame (Mazzaropi) – Praça de Forqueta – 20h30min
❚ Sexta, dia 22: Um Corpo Que Cai + Plano 9 do Espaço Sideral – Sala Ulysses Geremia – 23h59

❚ Sábado, dia 23: Você Já Foi à Bahia? – Biblioteca Parque da Estação – 15h
❚ Sábado, dia 23: A Bela Adormecida – Biblioteca Parque da Estação – 16h30min
❚ Sábado, dia 23: O Meninão (Jerry Lewis) – Biblioteca Parque da Estação – 18h
❚ Sábado, dia 23: O Dia em que a Terra Parou – Estação Férrea – 20h30min

❚ Domingo, dia 24: Dumbo – CAPS Joana D’Arc – Vila Ipê – 15h
❚ Domingo, dia 24: Pinóquio – Caps Joana D’Arc – Vila Ipê – 16h30min
❚ Domingo, dia 24: Cidadão Kane – Estação Férrea – 20h30min

❚ Segunda, dia 25: Aviso aos Navegantes (Oscarito/ Grande Otelo) – Praça Dante Alighieri – 20h30min
❚ Terça, dia 26: Roma Cidade Aberta – Sala Ulysses Geremia – 19h30min
❚ Terça, dia 26: Os Três Cangaceiros (Roland Golias/ Grande Otelo) – Rua Coberta de Ana Rech – 20h30min

❚ Quarta, dia 27: Nunca Fui Santa (Marilyn Monroe) – Sala Ulysses Geremia – 19h30min
❚ Quarta, dia 27: Entrei de Gaiato (Zé Trindade/ Dercy Gonçalves) – Lagoa do Desvio Rizzo – 20h30min

❚ Quinta, dia 28: Jesse James – Sala Ulysses Geremia – 15h
❚ Quinta, dia 28: Carnaval Atlântida (Oscarito/ Grande Otelo) – Praça de Galópolis – 20h30min

❚ Sexta, dia 29: O Homem do Sputnik (Oscarito) – Praça de Forqueta – 20h30min
❚ Sexta, dia 29: A Sombra de Uma Dúvida + Freaks – Sala Ulysses Geremia – 23h59

❚ Sábado, dia 30: Alice no País das Maravilhas – Biblioteca Parque da Estação – 15h
❚ Sábado, dia 30: Peter Pan – Biblioteca Parque da Estação – 16h30min
❚ Sábado, dia 30: Ou Vai ou Racha – Biblioteca Parque da Estação – 18h
❚ Sábado, dia 30: O Incrível Homem que Encolheu – Estação Férrea – 20h30min

❚ Domingo, dia 31: Bambi – Ponto Teia Cultural – Kayser – 15h
❚ Domingo, dia 31: Branca de Neve e os Sete Anões – Ponto Teia Cultural – Kayser – 16h30min
❚ Domingo, dia 31: Cantando na Chuva – Estação Férrea – 20h30min