Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 27 outubro 2007

Sobre livros e filmes

27 de outubro de 2007 2

O Carlos André, bravo comandante do bom blog literário Mundo Livro, já começou a correria anual da Feira do Livro. Com a estréia no cinemas de O Passado, adaptação do Hector Babenco para o romance homônimo do argentino Alan Pauls, o Carlos colocou ali trechos do livro e promoveu uma enquete sobre as melhores adaptações de livros já feitas. Dá uma olhada.

O curioso das listas é que sempre fica muita coisa boa de fora. Nessa, a Cláudia Laitano fez uma observação pertinente: é o gosto cinéfilo ou literário que pesa mais na hora de eleger os favoritos? Sem dúvida, O Poderoso Chefão, um dos meus, é uma obra muito maior que o romance do Mario Puzo. Mas a regra é clara e mantenho o voto.

Aí, lembrei de uns filmes que se equiparam, pra mim, ao texto literário. A lista é enorme (nem considerei versões de Shakespeare, que, a rigor, pertence à turma do teatro). Concordo com os que estão na lista da Cláudia. Para ficar nos recentes, cito dois: O Despertar de uma Paixão, bela leitura de O Véu Pintado, do W. Somerset Maugham, e O Jardineiro Fiel, do Fernando Meirelles, a partir da obra Jonh Le Carré.

E ainda tem as cinesséries O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Ah, e um dois-em-um bem pessoal. Gosto dos livros da S.E Hilton e dos dois pequenos grandes filmes que o Coppola fez deles em 1983: Vidas de Rumo (que, aliás, está pra ganhar a %22versão do diretor%22) e Rumble Fish (ou O Selvagem da Motocicleta, como o batizaram por aqui). 

Postado por Marcelo Perrone