Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Festival Lume: os filmes que sonhamos

20 de julho de 2011 0

A Lume já lançou 128 títulos em DVD. Só clássicos ou raridades, do cinema marginal brasileiro aos filmes japoneses de Ishikawa e Misoguchi.

Quando o número começou a se aproximar de uma centena, no ano passado, Frederico Machado e equipe pensaram num livro reunindo textos de críticos de todo o Brasil sobre os cem longas. Fechou com cem nomes, cada um acertado para escrever sobre um dos lançamentos. Só que muitos não enviaram os textos. Então Fred reduziu o volume para 60, deixando os faltantes para um segundo livro, e depois um terceiro etc.

O primeiro se chama Os Filmes que Sonhamos – Vol.1. Será lançado nas principais capitais ainda este ano. Em São Luís, o lançamento rola neste 1º Festival Lume. As vendas nas livrarias iniciam nos próximos dias.

Os textos em si, se você for atrás vai perceber, são registros não muito aprofundados, apenas um pouco maiores do que aqueles que aparecem usualmente na imprensa diária. Em geral, no entanto, cumprem plenamente o propósito de destacar o valor de cada uma das preciosidades que a Lume disponibilizou no mercado nacional. ZH está triplamente representada: eu escrevo sobre Kafka (1991), de Steven Soderbergh; Perrone, sobre Antes da Chuva (1994), de Milcho Manchevski; e Lerina, sobre Paisagem na Meblina (1988), de Theo Angelopoulus.

Envie seu Comentário