Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Ainda bem que tem o Hulk

03 de maio de 2012 15


Os Vingadores
é o tipo de filme que prescinde das críticas para atrair multidões ao cinema. Era tanta a expectativa dos fãs para ver reunidos Capitão América, Hulk, Thor e Homem de Ferro, e foi tão maciça a estratégia de lançamento (ocupa quase a metade das salas do Brasil), que a aventura com os personagens da Marvel se tornou a terceira maior estreia no país _ nos três primeiros dias de exibição, contabilizou 1,5 milhão de espectadores.

Eu fui um deles, no duplo papel de crítico e fã. Minhas duas identidades saíram mais frustradas do que felizes. Ok, Os Vingadores tem aquilo que se espera de um filme que reúne super-heróis, ou seja, o conflito de egos, a divergência de ideias, superbrigas emolduradas por frases de efeito. Mas as, digamos, discussões morais são rasas como um gibi de antigamente, e as cenas de ação são apenas sujas e ruidosas, nada inventivas.

A trama é ao mesmo tempo banal _ a turma de superpoderosos precisa juntar forças para salvar a Terra _ e complexa (vai um martelo Mjolnir para quem explicar direito o Tesseract). É bacana e até empolgante a maneira como os Vingadores são recrutados pela S.H.I.E.L.D. do coronel Nick Fury (Samuel L. Jackson interpretando seu papel de sempre, só que com tapa-olho). Mas o sexteto formado é desparelho: o Gavião Arqueiro é um herói de segundo escalão, e, fator Scarlett Johansson à parte, a Viúva Negra não combina com aquele universo. Prova é o confronto com os Chitauri, espécie de Orcs versão alienígena _ todo mundo lutando com raios repulsores, escudo indestrutível, martelo mágico, flechas explosivas e, hã, gigantescos punhos verdes; e Natasha Romanoff com uma reles pistolinha…

As pessoas têm dito que Os Vingadores é engraçado. E é mesmo, há diálogos e tiradas impagáveis, especialmente quando saem da boca do Tony Stark vivido por Robert Downey Jr. Mas “engraçado” não deveria ser o principal adjetivo para classificar um filme com personagens tão épicos e/ou trágicos como o Capitão América (o cara passou 70 anos congelado!), Hulk (a versão moderna de Jekyll and Hyde) e Thor (um deus nórdico, ora).

Entre mortos e feridos (e há de serem muitos naquele combate final pelas ruas e pelos céus de Nova York), salvam-se:

_ Como era esperado, depois do filme do Thor, o Loki encarnado por Tom Hiddleston é um belo vilão, malicioso e imprevisível;

_ A superluta na floresta envolvendo Thor, Homem de Ferro e Capitão América;

_ Hulk (enfim) esmaga! Não só Mark Ruffalo faz o melhor Dr. Banner do cinema, como também o Hulk fabricado de Os Vingadores é o mais real (no corpo computadorizado) e o mais fiel (no espírito do personagem) às HQs. É a entrada do Golias Esmeralda em ação que torna o filme mais agradável, mais emocionante, mais vibrante, mais divertido _ duas cenas, uma com Thor, a outra com Loki, são hilariantes.

Resumindo: vai faltar pipoca nos cinemas, mas que venha a gravidade e a tensão de O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Faltam 87 dias.

Comentários (15)

  • Miro diz: 3 de maio de 2012

    o tesseract é o artefato que surge no filme do capitão america e é fonte de energia
    é um filme de ação com super heróis, pra que você quer explicação ?

    e sério que ressaltando tantos pontos positivos você se decepcionou com o filme ?

  • Vi diz: 7 de maio de 2012

    Adorei o comentário sobre o Mark Rufallo ser o melhor Hulk do cinema.Concordo com isso.

  • Fabio diz: 7 de maio de 2012

    Se queria profundidade no filme, deveria ter assistido um filme europeu, daqueles tão chatos que só os críticos e os pseudo-intelectuais gostam.
    Além disso se diz fã, mas critica a história, só que essa não foge muito daquelas dos quadrinhos que os verdadeiros fãs identificaram no filme.

  • Rafael diz: 7 de maio de 2012

    Não sei para que existe “críticos”…
    Nunca leio críticas pois as únicas que li achei sem sentido algum, se a pessoa gosta não importa o que os outros falam, e você vai saber se gosta só se ver, não se ler um artigo banal de crítica individual de um sujeito que acha que sua opinião vale mais que a dos outros por ter mais experiência no ramo cinematografico (ou seja lá ondo for).

    Parei para ler essa crítica, pois achei o filme um dos melhores que já (o melhor de super-heróis) e queria saber qual ia ser a desculpa dessa vez pra tentar alfinetar o filme.

    Como sempre… Críticas sem conteúdo… Lamento pessoas que lêem isso e se baseiam para escolher filmes para assistir…

  • Rodrigo Antnues diz: 7 de maio de 2012

    Ticiano Osório,
    Respeito tua opinião mas concordo com a mesma….
    Eu esperei esse filme desde o momento que ele foi anunciado e como fã de HQ e consequentemente os VINGADORES…. achei o filme sensacional!

    Os Vingadores resume o que é o jeito Marvel de fazer filme… engraçado, despretencioso e com grandes momentos! O que eu vi na tela foi um atestado do esforço de Joss Whedon em unificar esse fantástico universo, levando às grandes platéias tudo o que a super-equipe tem de melhor!!!

    Que os atores são ótimos em cada papel é óbvio (Robert Downey Jr. é senscional e Mark Ruffalo foi uma grata surpresa) e a participação tanto do Gavião Arqueiro e da Viúva Negra foram ótimas!! Senão vejamos, como seria o elo que ligaria toda a trama da estória sem esses dois personagens???

    Talvez a tua espectativa tenha sido ainda maior que a minha, mas eu particularmente achei um petardo e pela 1ªx em mtos anos tive vontade de ir ao cinema novamente pra ver o mesmo filme!!!

    Todavia, eu concordo com vc em uma coisa: O Cavaleiro das Trevras Ressurge será o grande …. senão meio épico cinematográfico de HQ já feito!!!!

  • Rafael diz: 7 de maio de 2012

    Concordo com você Fábio…
    Só que não adianta, pois crítico é crítico, ganham pra falar e achar pontos negativos (que pra mim não teve nenhum) nos filmes que assistem…
    Se ele fosse falar só bem do filme que graça teria criticar?
    O pior é que ele deve ter adorado o filme e precisa criticar algo….

    Continuo com a opinião de quem quiser saber se o filme é bom a melhor forma é ir assistir…

  • Avelino de Almeida Bego diz: 7 de maio de 2012

    É um filme de heróis, diversão!

    Foi um baita filme.

    Diversão pura! E principalmente pra que gosta do gênero (que são muitos).

  • Ale diz: 7 de maio de 2012

    “(…) discussões morais são rasas como um gibi de antigamente (…)”
    Cara, não conta pra ninguém, mas Vingadores É UM GIBI! E é de antigamente mesmo!
    “(…) e as cenas de ação são apenas sujas e ruidosas, nada inventivas.”
    Tem lutas sensacionais no filme, você mesmo destaca uma delas, e manda essa?

    E por último, Scarlett Johansson combina com qualquer universo. QUALQUER.

  • C. Emanuel Laguna Jr diz: 7 de maio de 2012

    É difícil encontrar boas críticas negativas sobre o filme d’Os Vingadores: a presente não é uma delas, parece que foi feita apenas para chamar a atenção de fãs da Marvel… Ou exaltar o lado DCnauta do autor em detrimento de uma verdadeira crítica de cinema. Lamentável.

    Sério que um (ótimo) filme Sessão da Tarde sobre heróis fantasiados, num mundo utópico baseado numa realidade alternativa, precisa ser comparado e ter a profundidade dramática de uma série de filmes policiais dos Nolan cujo protagonista é o Batman?

  • Ana diz: 9 de maio de 2012

    Concordo com tua crítica, esperava bem mais!! Ainda bem que tinha o Hulk!!!

    Ale “o filme é um gibi?? ” por favor, tá longe.

  • Augusto Campelo diz: 15 de maio de 2012

    O problema de tudo é que vc tem q olhar de um ponto de vista a longo prazo… As revistinhas tem quase 80 anos, Marvel esta se introduzindo no mundo cinematografico… Essa foi a introdução de uma vida longa da Marvel nas telonas… As cenas pós creditos do filme ja vão remeter a uma estória muito mais complexa a de Thanos

  • Pedro Cunha diz: 1 de junho de 2012

    Fã de qualquer coisa, quando perde a racionalidade, fica muito chato. A crítica do Ticiano não diz que o filme é ruim. Só aponta alguns dos problemas que ele sim, tem, enquanto filme. O cara levanta pontos positivos e fala muito mais bem do que mal. Aí vem gente para querer fazer rixa “Marvete x DCnauta”? Vocês tem treze anos, é isso?

    Ticiano, concordo contigo. A abordagem foi sessão da tarde. O filme é raso e eu concordo que ele poderia ser menos raso. Como tu mesmo já disseste nos comentários os Vingadores tem diversas histórias mais profundas e complexas. Quadrinhos já deixaram de ser uma diversão para crianças a bastante tempo. Pelo menos fora do Brasil.

    Em tempo. Eu gostei do filme. Eu que acompanho Os Vingadores desde os meus oito anos me emocionei com várias coisas nas quais eu achei que o Whedon caprichou… Aeroportaviões, vingadores fazendo poses e dizendo frases de vingadores… mas também achei que o filme podia ser melhor, enquanto filme. E dizer isso não me faz ter gostado menos do filme, só me faz ser alguém que não é um imbecil que bate palmas para qualquer coisa.

Envie seu Comentário