Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Outros 100

30 de junho de 2014 1

Impossível ver a lista de melhores filmes de todos os tempos postada abaixo pelo colega Douglas Roehrs, que compila os eleitos de atores, atrizes e executivos de Hollywood, e não pensar em como é limitado o universo de votos dessa gente. Todos os 59 primeiros colocados são produções norte-americanas, e o 60º, ou seja, o primeiro longa de fora dos EUA, é O Fabuloso Destino de Amélie Pulain. É mole? Gênio Indomável e Harry & Sally estão à frente de todo o cinema europeu, e Um Corpo que Cai, que em 2012 desbancou Cidadão Kane pela primeira vez na tradicionalíssima lista que a revista inglesa Sight & Sound publica de 10 em 10 anos em parceria com o British Film Institute (BFI), aparece apenas em 70º, uma posição atrás de Gladiador e nada menos do que 66 posições atrás de Um Sonho de Liberdade. Que coisa!

Inspirado pelo comentário do leitor Vinícius, e para lembrar que Hollywood também produz gente de cinema com conhecimento mais amplo e arejado, reproduzo abaixo a lista dos 10 melhores na eleição dos cineastas, que é realizada pela Sight & Sound e o BFI paralelamente à dos críticos e pesquisadores (que vem a ser a eleição mais popular, difundida, e que por anos foi encabeçada por Cidadão Kane e, agora, tem Um Corpo que Cai em primeiro lugar). É verdade que, entre os 358 diretores ouvidos, há gente das mais variadas gerações e procedências, de Aki Käurismaki a George Lucas, de Amos Gitai a David O. Russell. Mas a maioria, ou quase isso, faz ou já fez cinema nos EUA – incluindo Fernando Meirelles e Walter Salles. Espie:

1) Era uma Vez em Tóquio, de Yasujiro Ozu (1953)

2) 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick (1968)

3) Cidadão Kane, de OrsonWelles (1941)

4) 8 ½, de Federico Fellini (1963)

5) Taxi Driver, de Martin Scorsese (1976)

6) Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola (1979)

7) O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola (1972)

8) Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock (1958)

9) O Espelho, de Andrey Tarkovsky (1974)

10) Ladrões de Bicicletas, de Vittorio De Sica (1948)

Comentários (1)

  • Marcelo Castro Moraes diz: 1 de julho de 2014

    Sempre quando se faz uma lista como essa se gera uma polemica, pois sempre fica de fora um ou outro filme. Embora não tenha gostado do fato de Um Corpo que Cai ter ficado lá embaixo, gostei de O Poderoso Chefão estar em primeiro, pois embora não seja o meu filme preferido de coração (mas sim Blade Runner), merece muito mais esse pedestal do que Cidadão Kane que já ficou por vários anos.

Envie seu Comentário