Semanas atrás, relatei aqui a experiência que tive certa vez ao chegar em Uruguaiana, circunstancialmente, no sábado de Carnaval fora de época, uma das marcas centrais da cidade. Os moradores respiravam Carnaval. O ambiente da cidade era de Carnaval. A Presidente Vargas, a principal avenida, a ampla via que leva quem chega até o centro da cidade, ficava seriamente comprometida ao tráfego, com arquibancadas imensas, ao longo de algumas quadras. Mas aquilo não importava. Era como se os moradores fizessem questão de instalar uma de suas maiores festas – Uruguaiana também é a cidade das Califórnias – na principal avenida, no palco mais nobre.
Certamente que não haverá unanimidade na tranqueira da Presidente Vargas durante os dias de Carnaval. Não se descarta o aparecimento por lá de alguma liderança a propor levar os desfiles para algum canto da cidade. E então o Carnaval fora de época de Uruguaiana deixará de ocupar localização central, geográfica e simbolicamente. É improvável, no entanto, que assim ocorra, pois a comunidade passa a sensação de querer a máxima visibilidade para um festa que a caracteriza e orgulha.
Pois Caxias do Sul começará a discutir e decidir, nos próximos 30 dias, onde serão realizados os desfiles da Festa da Uva – sua maior festa – em 2016: se na Sinimbu ou na Plácido de Castro. Ou seja, há uma corrente que pretende retirar visibilidade dos desfiles, levando-os para a Plácido de Castro. Isto é inacreditável. Uma das propostas quer retirar a centralidade dessa expressão comunitária que caracteriza Caxias. A justificativa, como sempre, é a falta de funcionalidade dos desfiles na Sinimbu _ e nunca é demais lembrar, são seis dias a cada dois anos. Traduzindo: eles atrapalham no Centro, então vamos arredar os desfiles para o lado. Há ainda uma alegação técnica, um pequeno declive na Sinimbu.
Já se disse aqui, vamos reforçar porque agora é a hora: a Sinimbu é o espaço nobre para festa tão importante, a partir de onde a celebração tem melhores condições de ecoar pela cidade. Caxias deve se interessar em dar mais visibilidade à sua festa, em uma cenário atrativo aos turistas e significativo para seus moradores. Mas há muito tempo se tenta retirar os desfiles do Centro. É contra a lógica. Vá entender.