Importante a iniciativa de três escolas da Zona Norte: a Kalil Sehbe, a Fioravante Webber e a Mansueto Serafini. Organizaram a famosa caminhada pela paz pelas ruas dos bairros Pioneiro e Pôr do Sol. Importante porque é uma iniciativa comunitária, que promove a integração entre três escolas e, assim, produz um fortalecimento e uma ampliação da malha comunitária e da relação direta entre os jovens, além das redes sociais. Ainda é importante porque reforça o tema da paz e o traz para conversa com a rapaziada no ambiente escolar.
Essa iniciativa, porém, precisa estar acompanhada de seu componente essencial. Só a caminhada, não resolve, não é suficiente para a construção da paz, que só avança quando é feita tijolo a tijolo, dia a dia. Esse componente essencial é a disseminação dos valores da cultura de paz e a conversa franca e aberta sobre eles, humildade à frente, pois abre a porta para a aceitação do outro. Sem essa dimensão, nada feito. É obrigatório o exercício do desarme de espírito e dos conflitos. Para isso, é necessário esvaziar-se bastante dos interesses pessoais. O que só é possível com a humildade.
É isso: na cultura de paz, quem deve estar no centro é o outro, e não o eu. Não é simples para essa rapaziada mais jovem, acostumada a estar no centro das atenções e dos interesses. É preciso se deslocar do centro, é um aprendizado. Então as ações que buscam promover a paz, como a caminhada dos estudantes das três escolas do Pioneiro e do Pôr do Sol têm seu mérito de trazer o assunto para conversa, mas é preciso avançar e aprofundar a compreensão de paz.
Em Caxias do Sul, existem alguns chamados círculos da paz. Têm por base, igrejas, movimentos, comunidades. São grupos para discutir os assuntos da paz e conquistar mais pessoas. Será bastante útil se, dessa experiência da caminhada pela paz das três escolas, resultarem:
1. Um espaço para conversar sobre como se constroem relações mais intensas e um mundo menos violento.
2. Uma visão sobre a realidade, o bairro, a cidade, o país. Caminhadas pela paz terão consequência quando se dão sobre essa base.
3. Ações para melhorar a escola, a rua, o bairro, a cidade, o mundo. De preferência conjuntas.
É um bom tema de casa para os alunos e as escolas. Elas têm a chance de servir de referência para outras escolas de Caxias do Sul. Tomara.