Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2009

Trabalho aos 14?

29 de junho de 2009 0

Pra você: 14 ou 16 anos?

Dessa eu não sabia: o vereador Dionísio Maçaneiro (DEM), da cidade catarinense de Rio do Sul, está organizando um abaixo-assinado através do site www.querotrabalhar.org.br, onde a proposta é de que a idade para se começar a trabalhar seja reduzida dos 16 para os 14 anos. Segue o início do texto escrito pelo vereador no site:

“Quando nossos pais ou nossos avós eram adolescentes, desde cedo eram inseridos no mercado de trabalho, sem nenhum prejuízo para os mesmos, muito pelo contrário, era exatamente no Primeiro Emprego de Verdade, que se formava o caráter e a responsabilidade do cidadão”.

Olha, essa é uma questão bastante polêmica, eu sou a favor, acho que qualquer trabalho que não prejudique física, psicológica ou moralmente a pessoa é sempre bem-vindo. Mas quero saber a sua opinião.

Você vai assinar esse abaixo-assinado? Leva fé nessa ideia? Comente!

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share

Maioridade penal em pauta

24 de junho de 2009 1

Redução da maioridade penal está envolta em polêmicas e controvérsias
É uma das questões mais polêmicas dos últimos anos no Brasil: a redução da maioridade penal. Foi aprovada no Senado a proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal para 16 anos.

Bom, entre os políticos e a sociedade, há várias correntes de pensamento que se chocam e que se complementam. Cito quatro:

- Alguns defendem simplesmente a redução da maioridade penal para 16 anos, independendo do crime que se tenha cometido;

- Outros vão ao encontro da tese de que somente crimes hediondos devem ter punições penais para menores de 18 anos;

- Há aqueles que pensam que cada caso deve ser tratado de forma individual;

- Também existe a parcela da sociedade que é contra a redução da maioridade penal, de forma que se mantenham os 18 anos atuais.

Eu não vou me manifestar, simplesmente porque não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas gostaria MUITO de saber o que você pensa, para que possamos iniciar uma discussão saudável por aqui. Deixe seu recado!

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share

CEMASI chega a 100%

22 de junho de 2009 0

Área externa do CEMASI
Outra instituição a atingir sua meta, dentre as que captam recursos no Portal Social pelo programa de desenvolvimento da zona nordeste de POA, foi o Centro Social Marista Santa Isabel – CEMASI. Obrigado para quem doou e parabéns para a instituição, que agora vai poder viabilizar seu projeto de ampliação e qualificação de espaço físico para atender seu público.

Agora temos mais entidades da região precisando da sua colaboração lá no Portal de Doações. Clique aqui, conheça-as e contribua!

Tchau!

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share

Você já ouviu falar em Iqbal Masih?

19 de junho de 2009 2

Iqbal Masih, um dos milhões de meninos escravizados no mundo, foi assassinado ainda criança
Iqbal Masih é considerado o símbolo mundial da luta contra a exploração infantil. Paquistanês nascido em 1982, com quatro anos foi vendido pelo pai a um fabricante de tapetes, que o submetia a sucessivas surras e o escravizava, chegando a trabalhar encadeado a um tear por mais de doze horas diárias.

Escapou da fábrica aos dez anos, quando começou uma série de denúncias sobre os abusos contra as crianças paquistanesas, chegando a visitar Suécia, Estados Unidos e o Mundo, convertido em verdadeiro líder infantil.

Em 1995, ainda criança, morreu assassinado a tiros pela máfia de fabricantes de tapetes de seu país, enquanto andava de bicicleta. Mas seu legado segue vivo. Iqbal é o símbolo do combate a um mal que está longe de ser extindo, mesmo no Brasil, onde, especialmente no Norte e no Nordeste, surgem notícias sobre escravidão infantil. Entretanto, o trabalho infantil, mesmo quando não sob regime de escravidão, também é proibido, embora freqüente em várias partes do país e do mundo.

Você acha que esse mal está próximo de ser extinto? Acha que as políticas públicas inibem este tipo de exploração?

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share

Crescendo como Fermento

18 de junho de 2009 0

Bárbara Maix volta ao Portal Social
Este é o nome do projeto do Clube de Mães Bárbara Maix, entidade da região nordeste de Porto Alegre que volta a captar recursos no Portal Social. A primeira experiência deles foi muitíssimo bem-sucedida, tendo atingido a meta de R$ 12.387,00 para o projeto de Oficina de Padaria. O “Crescendo como Fermento” vai viabilizar oficinas de culinária e de padaria para jovens carentes da região.

Falando com pessoas como a Irmã Gentila e a dona Hedy, da instituição, a gente percebe o porquê de esta entidade ter um trabalho tão valioso e sólido junto à sua comunidade. Tenho certeza de que você também vai querer ajudá-los! Com R$ 10,00 você já pode ajudar a qualidade de vida e a geração de renda na região nordeste de POA crescerem como fermento.

Conheça os detalhes do projeto. Faça sua doação!

Postado por Eduardo Augusto Mânica

Bookmark and Share

Vinte minutos de leitura

17 de junho de 2009 1

Alunos da Escola caxiense/Pioneiro
Li uma matéria muito interessante no Pioneiro de hoje: a Escola Cristóvão de Mendoza, a maior de Caxias do Sul, suspende todas as suas atividades durante 20 minutos para que estudantes e funcionários se dediquem ao prazer de ler. Isso nos três turnos do colégio.

Sem dúvidas, trata-se de uma bela iniciativa, que deve servir de exemplo, pois tem dado certo. As crianças gostam de ler, mas precisam ser incentivadas. Tornou-se chavão dizer que o hábito da leitura é importante, mas, se nos dermos conta, quem não tem o hábito de ler dificilmente tem facilidade para escrever. Da mesma forma que a leitura potencializa a criatividade, pois só consegue ser criativo quem tem informação em abundância.

Bem, podíamos ter iniciativas semelhantes em outras escolas brasileiras. Em um país com grande parcela de analfabetos funcionais, saber ler e interpretar aquilo que está escrito revela-se mais importante do que parece. É um belo tijolinho para reformarmos essa grande construção chamada Brasil.

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share

A propaganda mais chocante que já vi

16 de junho de 2009 6

Esse assunto bebida x direção vai dar muito o que falar aqui no blog. Aproveitando o lançamento da campanha do Ministério da Justiça para mostrar à sociedade um pouco dos prejuízos (a maioria irreparáveis) que a combinação álcool-volante traz, disponibilizo abaixo a propaganda mais chocante que eu vi em toda a minha vida.

Adjetivei como impactante a campanha do Ministério da Justiça (ver post abaixo), porque ainda não havia visto essa. Difícil não ficar com lágrimas nos olhos. Essa campanha não é brasileira, mas eu acho que deveria ser importada, porque, somente com um choque de realidade desses, poderemos sensibilizar os beberrões auto-confiantes que são potenciais assassinos, ops, motoristas que bebem e dirigem.


Deixe seu comentário.

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share

Beber é uma viagem? Talvez a última!

11 de junho de 2009 7

Beber é uma viagem sem passagem de volta/Google
A frase é boa, mas não é minha: é do Ministério da Justiça, que está lançando uma impactante e inusitada campanha de reforço à Lei 11.705, a famosa Lei Seca.

Em Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo, as quatro cidades que concentram maior número de acidentes, instalações enormes com carros batidos dentro de imensas garrafas de bebida serão expostas, assim como sucatas de veículos destruídos circularão pela cidade em guinchos, acompanhadas da frase que intitula este post. Legal, não?

Ainda haverá encenações em bares dessas cidades, com simulações de discussões entre maridos embriagados/auto-confiantes e esposas cientes da loucura que é dirigir sob o efeito do álcool. Espero que vingue essa campanha.

Lembro de campanhas tão impactantes quanto essa relacionadas a trânsito, mas a grande maioria tentando conscientizar os motoristas a não correrem. No Ceará, se não me engano, alguns outdoors mostravam frases do tipo: “Está acima da velocidade permitida? Desculpe perguntar, mas a viúva é bonita?“, dentre outras.

Ah, uma última observação: não sabia que Floripa concentrava tantos acidentes, a ponto de ser uma das quatro principais do país nesse quesito. Quem mora aí pode relatar se a coisa é tão séria assim?

Blognauta solidário não corre no volante. No máximo, corre pro Portal Social e faz uma doação pra alguma entidade que precise.

Tchau!

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share

Acessibilidade já!

10 de junho de 2009 0

Precisamos de acessibilidade/Google

Há uns dias me comoveu bastante a imagem de um cadeirante passando o maior trabalho para sair da calçada e atravessar a rua, pois não havia nenhuma rampa de acesso. Complicado.

Então, resta a pergunta: quais são as políticas públicas para esse público? Sei que já avançamos bastante nesse sentido, mas estamos longe das condições que um país de primeiro mundo oferece em termos de acessibilidade.

Agora, aproveitando a euforia da Copa do Mundo de 2014, nossa missão é cobrar as autoridades para que o país melhore também no quesito acessibilidade. A vida cotidiana tem sido bastante difícil para essas pessoas, e resolver essa questão é uma premente necessidade.

Investir em estádios é bonito, mas o futebol é só uma parcela da grandeza das mudanças que precisamos pro Brasil. Você concorda?

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share

Amigos da Escola em Canela

08 de junho de 2009 0

Veja abaixo mais uma bela ação do Amigos da Escola, que dessa vez proporcionou um Dia temático na Escola Neusa Mari Pacheco, de Canela. A Jornada Ecológica proporcionou que os alunos, em contato com a natureza, tivessem palestras, seminários, brincadeiras e oficinas como a mostrada na matéria, de reaproveitamento do lixo orgânico. Uma ótima iniciativa que deveria ser seguida e que reforça e ilustra aquilo que o aluno já aprende na sala de aula!

Veja o vídeo:

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share