Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2009

800 anos do lixo!

31 de agosto de 2009 0

 “Tirei uns 800 anos do lixo!” Esta foi a declaração do Douglas, aluno da Escola Aderbal Ramos da Silva de Florianópolis, quando me mostrou o puff de pneu que fez na oficina que participou no evento do Dia Temático do Amigos da Escola.

Douglas e mais 174 alunos de seis escolas públicas de Florianópolis aprenderam, por meio de oficinas educativas, a importância dos 3 Rs: reduzir, reaproveitar e reciclar. As oficinas fizeram parte do evento realizado pelo Projeto Amigos da Escola, no dia 28 de agosto, no Parque Ecológico do Córrego Grande. Local perfeito para mostrar às crianças e aos adolescentes a importância da preservação do meio ambiente.

Alem da oficina de puff de pneu, eles participaram de oficinas de reciclagem de papel, papietagem, fuxico, compostagem e trilha interpretativa. Também aprenderam, de forma lúdica por meio de teatro de fantoches, a importância de dar um destino adequado aos resíduos de óleo vegetal e gordura saturada.

Outro destaque foi a participação destes alunos na campanha do PNUMA: Plantemos para o Planeta! O objetivo é plantar sete bilhões de árvores em 2009. Neste dia, foram mais 29 mudas para contabilizar na campanha e melhorar o ar que respiramos.

 

Postado por Regina Farias

Bookmark and Share

Minha nota é dez!

21 de agosto de 2009 0

Dou nota dez para a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e explico o porquê. Nesta quarta-feira, estive no Clube de Mães Bárbara Maix, numa formatura de culinária. Uma mulher agradeceu aos parceiros, aos apoiadores, ao Portal Social, por estarem olhando “com novos olhos” o Bairro Mário Quintana, dando uma visibilidade positiva que está sendo uma mensagem de esperança para uma comunidade que só era vista pelo lado negativo.

Ela não disse com estas palavras, mas foi isso o que quis dizer. Deu ênfase na palavra “um novo olhar”. Gostei do que ouvi, embora ache que elas não têm que agradecer, que a mudança é mérito delas, mas o reconhecimento chegou ao meu coração.

Depois a Hedy, coordenadora geral, animou o almoço, feito pelas formandas. As crianças apresentaram dois números de música falando em esperança. A mesma esperança do texto que um menino leu, pedindo “palmas para nós, que merecemos, porque no meio das angústias e preocupações que nos afligem, não perdemos a esperança, prosseguimos na caminhada, e não perdemos a capacidade de sonhar”.

Depois de toda a emoção da entrega do diploma, pedi um computador para redigir minha matéria para o Portal. Quando terminei, pediram que eu fosse à uma sala e ali, sob coordenação do professor Carlinhos, um grupo de crianças cantou uma música onde diziam “somo crianças do sase, obrigada por acreditar em nós”.

A esta altura eu ria e chorava ao mesmo tempo. Elas cantaram três músicas, com ritmos de instrumentos de percussão – não muitos -, a segunda dizia para ficarem longe do loló. Eu já pensava que daria para fazer um projeto pedindo mais instrumentos musicais.

Então, dou nota 10 para a Fundação. O que posso dizer de lideranças que me levam por caminhos tão mágicos e fantásticos e provocam mudanças na vida de pessoas, na sua auto-estima, na expectativa de uma vida melhor?.

Tomei este exemplo da ponta, da comunidade, mas poderia citar outros, como a ânsia que vejo nas pessoas que participam das jornadas estaduais contra a violência e a exploração sexual. Elas aderem à causa, compreendem e se tornam seres humanos melhores.

Somos, assim, uma equipe de profissionais que acredita num mundo melhor. Temos humildade de corrigir rumos, como mostra a intenção desta avaliação.

Mas principalmente porque nos unimos na construção de vidas comprometidas com um futuro melhor. Então, como dizia a mensagem de ontem: palmas para nós que nós merecemos.

O Clube de Mães Bárbara Maix precisa continuar captando recursos para capacitar mais mulheres, gerando assim, renda para elas e suas famílias. Conheça o projeto em captação, clicando aqui.

Postado por Por Nelcira Nascimento

Bookmark and Share

Novas doceiras

18 de agosto de 2009 0

Está de parabéns o Clube de Mães Bárbara Maix que forma mais uma turma da Oficina de Culinária “Crescendo como Fermento”, com a qual participa do Portal Social. A formatura começa às 12h30min, do dia 19 de agosto, com um almoço. Dá gosto de ver a emoção dos alunos, com seu avental e compenetrados. A oficina dá uma nova perspectiva de vida, além da possibilidade de aumentar a renda, há novos relacionamentos e um crescimento pessoal. Como disse uma aluna na última formatura, as colegas e os filhos liam para ela as receitas, por isso, ela voltou a estudar.

Postado por Por Nelcira Nascimento

Bookmark and Share

Empresas & Comunidades começa amanhã!

04 de agosto de 2009 0

Dias 5 e 6 de agosto na AMRIGS/FMSS
O Empresas & Comunidades, que é um dos eventos consagrados na área da responsabilidade social, chega ao Rio Grande. Amanhã e quinta, será realizado em Porto Alegre, na AMRIGS.

O que o evento tem de inovador? Muita coisa!
Ao mesmo tempo em que o E&C se propõe a debater conteúdos de responsabilidade social, destina recursos financeiros para entidades sociais gaúchas, através da ajuda de importantes parceiros. E o dinheiro da sua inscrição também será inteiramente destinado a essas instituições. Legal, não!?

Acesse este link e faça a sua inscrição, que é preferencialmente pelo Portal Social. Mas também é possível que você possa se inscrever in loco, basta conferir a programação e valores através do link anterior.

Veja o vídeo do evento:

Nos vemos lá! :)

Postado por Eduardo Mânica

Bookmark and Share