Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2009

Temos que proteger nossas crianças!

24 de setembro de 2009 0

O dia 24 de setembro é o Dia Estadual pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

E para marcar este dia, em Santa Catarina, serão realizadas atividades de mobilização e conscientização da sociedade para a gravidade deste problema. Segundo informações do Ministério Público do Estado, somente no primeiro semestre de 2009 foram recebidas 413 denúncias pelo número de telefone “100″, referentes a possíveis casos em Santa Catarina que serão investigados – em 2008 foram 794 denúncias e, em 2007, foram 698.

Com o objetivo de coibir as ocorrências e estimular mais denúncias, possibilitando atendimento às vítimas e a responsabilização dos criminosos, serão distribuídos 1,2 milhão de folders, 150 mil cartazes e 300 outdoors com orientações sobre prevenção e como denunciar.

Em Florianópolis, serão realizadas atividades educativas na região do trapiche da Avenida Beira-mar Norte, no horário das 9h às 17 horas, com a participação de crianças e adolescentes de diversas escolas. Além da distribuição de materiais informativos à população, brinquedos estarão à disposição das crianças.

Para saber sobre esta mobilização, acesse o Portal Social.

 

Lembre-se, crianças abusadas sexualmente têm medo de falar. Fale por elas! Denuncie.

Postado por Regina Farias

Bookmark and Share

O que está acontecendo em Honduras

23 de setembro de 2009 0

Uma colega nossa, a Mariana Escopel, me encaminhou um relato de uma amiga, a Elis, que está em Honduras. Resolvi publicar alguns trechos para mostrar o quanto precisamos de paz.

“Queridos,
Escrevo de Honduras, onde as coisas estão complicadas…

Com a chegada do presidente deposto, Zelaya, à cidade de Tegucigalpa, a coisa aqui esta “caliente”. Eu me encontro justamente na capital, onde hoje de manhã, ia tomar o ônibus para Manágua, porém foi decretado toque de queda e ninguém pode sair às ruas… Bancos, restaurantes, transportes e, até mesmo, hospitais foram fechados. Há policiais em quase todas as esquinas e ao redor da embaixada do Brasil. Vamos completar 36 horas de toque de queda. Os meios de comunicação não informam a condição dos grupos de resistência, mas há evidências de que houve forte conflito em frente à embaixada. Não se sabem quantos foram presos ou feridos.

A embaixada do Brasil está cercada, as fronteiras e os aeroportos estão  fechados e o exército da ONU pede passagem para desembarcar em Honduras.
Hoje, prometem pela radio que vão apagar as fontes de energia elétrica, com a intenção de que o povo não se informe e que não haja luz nas ruas para diluir os últimos grupos de resistência.

Sinto que a maioria do País está a favor do novo presidente ou não tem simpatia suficiente por Zelaya para lutar por ele. Penso que Zelaya não era nenhum grande salvador do povo e sim outro vendido ao sistema, mas nada justifica um golpe de estado. Se alguém tem que tirar um presidente do poder, que seja o povo e não instituições que têm outros interesses.

A embaixada do Brasil foi intimada a se posicionar se está dando asilo político à Zelaya ou deve entrega-lo às autoridades.Como veem, meus amigos, a coisa está complicada…

Eu aqui estou bem, fora esse incidente tão triste, as velhas histórias de violações políticas, a democracia nos países latinos, Honduras é um lugar lindo!! As pessoas aqui são alegres, divertidas e os lugares bonitos…Tudo o que conheci aqui em Honduras me encantou, de verdade!! A internet que estou usando é emprestada e é leeeeeeenta, por isso vou me despedindo. A todos peço por suas orações e pedidos de paz à toda humanidade e hoje à Honduras… Tomara que esse conflito termine logo para que ninguém mais se lastime e eu possa deixar o pais. Abraços de paz, Elis”.

Postado por Lisiane Nunes

Bookmark and Share

Dia 22 de setembro: sem carro?

22 de setembro de 2009 0

Essa ideia do dia sem carro é mais uma ideia do que propriamente um fato. Não percebi menos congestionamento, menos poluição nas ruas enquanto vinha pro trabalho. Tudo estava normal, como um dia qualquer. Afinal, hoje é um dia como todos os outros. Só por que existe um movimento mobilizando as pessoas a deixarem seus carros em casa?

Fico pensando se essa proposta efetivamente daria certo. Vemos as lojas de carros abarrotadas de gente que deixam de lado o seu final de semana de lazer para destinarem seu tempo para irem às concessionárias e comprarem o tão sonhado bem. E aí hoje, essas pessoas que sonharam em ter seu veículo, vão o deixar em casa para cumprirem seu papel de socialmente responsável?

Esse meu questionamento não é desacreditar na sociedade que busca a sustentabilidade ambiental, mas sim ficar com o pé atrás com as pessoas, que são a essência de uma sociedade e que são elas que constroem o mundo em que vivemos.

Postado por Lisiane Nunes

Bookmark and Share

É hora de limpar nossas praias

18 de setembro de 2009 0

Estamos compartilhando o convite que recebemos do Instituto Voluntários em Ação para participar do Clean Up the World Weekend.

O Dia Mundial da Limpeza é o maior evento de limpeza das praias no mundo e chega pela primeira vez a Florianópolis. Na capital catarinense serão realizadas ações na Avenida Beira-Mar Norte e na Lagoa da Conceição. A idéia é retirar das praias não só o lixo reciclável, mas principalmente aquele que não se vê, como bitucas de cigarro, que é considerado o inimigo número um das espécies marinhas. Este tipo de dejeto, além de provocar a morte de animais, que se confundem com alimento, pode causar doenças no ser humano.

Criado na Austrália, em 1991, pelo mergulhador Ian Kierman, o Clean up the World neste ano tem o tema: “Comunidades unidas contra as mudanças climáticas” e tem a meta de mobilizar 35 milhões de pessoas em 120 países.

Em Santa Catarina também estão prevista ações em São Francisco do Sul (Prainha e Praia Grande) e Balneário Barra do Sul (Praia da Boa da Barra), junto com outras cidades brasileiras como Manaus (AM), Cabo Frio (RJ), Recife (PE) entre outras.

Quem quiser participar deve estar nos locais de concentração às 9h de sábado para fazer a inscrição e garantir a camiseta e o certificado. Na Beira-mar Norte o ponto de encontro será no trapiche e na Lagoa da Conceição será na Praça Bento Silvério. O Instituto Lagoa Social é a organização responsável pela realização do evento em Floripa, informações e cadastro no telefone (48)3028-3859 ou por e-mail contato@lagoasocial.org.br

Se você participar conte-nos depois como foi a experiência. Mande-nos uma foto que publicaremos no Clic Solidariedade. 

Postado por Regina Farias

Bookmark and Share

Evento debate temas importantes do Terceiro Setor

10 de setembro de 2009 0

Está tudo pronto para o Empresas & Comunidades, que começa hoje no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (saiba como chegar na FIESC)

Em sua segunda edição em Florianópolis, o evento se destaca pelo caráter inovador uma vez que, ao mesmo tempo em que debate temas importantes do Terceiro Setor, capta recursos para serem destinados a projetos sociais, inclusive as inscrições para o evento. Além disso, as organizações sociais beneficiadas ganham um espaço no Portal Social e continuam realizando captação até o final do ano.

A programação conta com palestras do Vice-Presidente Executivo do Grupo RBS, Pedro Parente, do secretário executivo do GIFE, Fernando Rossetti e da presidente da Dudalina, Sonia Hess.

O Empresas & Comunidades é realizado pela Fundação Avina, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Instituto Comunitário Grande Florianópolis e Instituto Lojas Renner, e conta com as empresas parceiras nesta edição O Boticário, Eletrosul, Grupo RBS, Instituto C&A, Instituto Vonpar e Instituto Lojas Renner.

Conheça as organizações sociais beneficiadas:
Assoc. Amigos da Casa Da Criança e do Adolescente do Morro Do Mocotó
Acam e Associação Catarinense Para Integração Do Cego/ACIC – Florianópolis
Casa da Criança do Morro da Penitenciária – Florianópolis
Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICom)
Associação Pró-Brejaru – Palhoça
Assoc. Comunitária Aparecida de Reciclagem de Lixo Sóciocultural – ACARELI -  São José
Cooperativa Reciblu – Blumenau

Ainda dá tempo! Clique aqui e faça sua inscrição.

 

Postado por Regina Farias

Bookmark and Share