Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2011

Berlim: metrópole da moda verde e do design sustentável

21 de janeiro de 2011 0

A brasileira Aline Sapiezinskas é Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília e atua como Consultora Independente para Políticas Públicas. Ela está na Alemanha participando da Berlim Fashion Week 2011, onde está acontecendo uma iniciativa muito bacana, a ECO-Fashion.

Aline nos enviou um texto contando como está sendo esta experiência. Confira:

Capital da Alemanha unificada, a cidade de Berlim é referida tradicionalmente entre os próprios alemães como sendo uma metrópole “pobre, mas sexy”. Tal qualificação, atribuída a Marlene Dietrich, figura como lugar comum no repertório popular e faz parte do imaginário que constitui a identidade ou o modo de ser do Berlinense.

O significado por trás de “pobre, mas sexy” pode ser entendido dentro do contexto alemão. Em comparação à Munique ou Frankfurt, Berlim pode ser considerada uma cidade pobre, com uma arquitetura mais austera e funcional. A história da Alemanha e a divisão de Berlim reforçaram essa imagem. Quando a cidade foi dividida pelo muro, a parte oriental dispunha de menos recursos para infraestrutura e foi marcada pela arquitetura socialista. O fato de as indústrias se concentrarem mais ao sul do país, porém, resultou num fluxo de recursos financeiros relativamente reduzido mesmo após a reunificação.

Mas, Berlim ferve na sua multiculturalidade. Com forte cultura alternativa, oferece atrações ricas e variadas e vida noturna movimentada. Não por acaso, atua na cena noturna berlinense o DJ que foi considerado o melhor do mundo no ano passado, por exemplo. Por isso tudo, o rotulo de sexy não é despropositado.

Entretanto, esse modo tradicional e popular de enxergar Berlim vem sendo desafiado por uma nova tendência que se impõe e ganha terreno entre os berlinenses: a moda verde.

A cidade de Berlim tornou-se o centro da moda ecológica e do design sustentável. Com todo o seu background histórico, Berlim se renova e reinventa a si mesma, posicionando-se no contexto europeu como o local da vanguarda verde.

Isso se evidencia com força total em grandes eventos, como a Berlim Fashion Week 2011, que acontece até 23 de janeiro. Patrocinada pela Mercedes-Benz, a mostra  apresenta nomes conhecidos do design alemão. Mas o grande destaque é a ECO-Fashion, uma mostra que reúne as marcas de “etiqueta-verde”. Segundo os organizadores do evento, “essa mostra é uma prova de que a moda ecológica está na vanguarda em todos os sentidos”.

São apresentados em média 12 desfiles por dia, numa passarela ecológica e socialmente engajada, que é considerada a Vanguarda Verde.  Os tecidos utilizados nas confecções dos trajes são, na grande maioria, de origem orgânica, vegetal, sem materiais sintéticos ou artificiais.

A ECO-Fashion não se restringe à alta costura, mas, implica na adoção de todo um estilo de vida, que inclui balinhas feitas sem gelatina animal, refrigerantes orgânicos, fabricados sem adição de açúcar ou corantes artificiais, linhas de cosméticos e objetos de decoração.

Um  número crescente de consumidores berlinenses demonstra preferência por produtos alternativos, fabricados de forma ecológica e socialmente responsável.

A moda, já faz um bom tempo, não se refere apenas àquilo que se usa para cobrir o corpo. Implica em escolhas por um estilo de vida, uma forma de viver e de se colocar no mundo, que se orienta, antes de tudo, por um modo de pensar o mundo em que vivemos. Nós somos, em última analise, aquilo que pensamos e isso define todo o resto: o que vestimos e até mesmo o que comemos.

A consciência ecológica é a tônica do evento, que está ocorrendo paralelamente em diferentes locais de Berlim.


Aline Sapiezinskas

Bookmark and Share

Um quiz que alimenta pessoas famintas em todo mundo

21 de janeiro de 2011 0

Para cada resposta certa, dez grãos de arroz aos subnutridos. Essa é a promessa do FreeRice, um quiz online do PAM – Programa Alimentar Mundial, da ONU, que pretende envolver gente de todo o mundo no combate à fome.

O jogo (somente em inglês, infelizmente) é totalmente gratuito. Para participar basta acessar o site e começar a responder às perguntas, cujos temas são bem variados. Há questões de matemática, química, gramática inglesa e, até, história da arte, mas nada muito elaborado – afinal, a intenção é alimentar pessoas famintas em todo o mundo.

Se o competidor acertar a pergunta, doa 10 grãos de arroz ao PAM e recebe uma questão mais difícil para responder. Se errar, ganha uma questão mais fácil, como incentivo. Ao todo, o jogo possui 60 níveis de dificuldade e, caso o participante queira, é possível competir com outros internautas que também estão jogando.

Quem paga pelos grãos de arroz conquistados pelos internautas são os patrocinadores do quiz, que estão devidamente anunciados no site do jogo. Até agora, mais de 85 bilhões de grãos foram doados para pessoas subnutridas.

Fonte: Blog da Redação Planeta Sustentável

Bookmark and Share

Resultado da promoção "Guri de Uruguaiana"

20 de janeiro de 2011 0

Já temos os nomes dos contemplados da nossa promoção do Guri de Uruguaiana. Confira:

@fernandinho_poa
@anderson_onir

Clique aqui pra ver a timeline com os twittes dos ganhadores.

Eles vão levar para casa um kit do Guri de Uruguaiana contendo ingresso para o espetáculo, DVD, chaveiro e relógio de parede.

Parabéns aos ganhadores e muito obrigado a todos que participaram. Continuem acompanhando o @portalsocial que mais promos vêm por aí!

Bookmark and Share

Tchê, tem promoção no @portalsocial!

18 de janeiro de 2011 0

Quer deixar seu verão mais divertido na companhia do Guri de Uruguaiana? Então fique ligado no @portalsocial que tem promoção acontecendo por lá.

O twitter do Portal Social vai contemplar duas pessoas com kits do Guri de Uruguaiana, do humorista Jair Kobe, contendo um ingresso para o espetáculo, um DVD, chaveiro e relógio de parede.

Para participar, você precisa seguir o @portalsocial e ser o primeiro a retuitar a seguinte frase: “Chê, o @portalsocial vai deixar meu verão muito mais divertido com 2 kits do Guri de Uruguaiana! Te aprochega, vivente!”

Os dois primeiros seguidores que derem o RT (mas tem que ser manualmente, não vale utilizar o botão “retweet”) levam os kits para casa. Os ingressos são para o espetáculo do dia 25/01, às 21h, no Teatro da Amrigs (Av. Ipiranga, 5311).

A promoção acontece quinta-feira, dia 20/01, a partir das 15h. Participe!

E não esqueça de ler o regulamento:

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO RELÂMPAGO “GURI DE URUGUAIANA”

1. Esta promoção relâmpago é realizada pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, inscrita no CNPJ sob o nº 88.593.181/0001-58.

2. Para participar da promoção relâmpago “Guri de Uruguaiana”, todas as pessoas interessadas e seguidoras do Portal Social no Twitter (@portalsocial) residentes na cidade de Porto Alegre, deverão, a partir das 15h do dia 20 de janeiro de 2011, retuitar manualmente (não serão validadas as mensagens que utilizarem o botão “Retweet”) a frase: “Chê, o @portalsocial vai deixar meu verão muito mais divertido com 2 kits do Guri de Uruguaia! Te aprochega, vivente!”

2.1. Somente as mensagens postadas a partir do horário previsto neste regulamento estarão participando da promoção para fins de premiação.

2.2. A Realizadora dará um reply, via twitter, para os contemplados validando-os como ganhadores, divulgando, ainda no dia 20 de janeiro de 2011, no Twitter do Portal Social.

2.3. Os contemplados, além de receberem o reply via twitter, receberão também contato via direct message solicitando seu nome completo, RG, CPF, e-mail e telefone.

3. Os dois primeiros retuites da frase disposta no item 2, nos termos deste Regulamento, ganharão como forma de premiação 01 (um) ingresso para o espetáculo “Guri de Uruguaiana” válido para o dia 25 de janeiro de 2011, às 21h, no Teatro da Amrigs (Av. Ipiranga, nº 5311 – Porto Alegre/RS), 01 (um) DVD do espetáculo, 1 (um) chaveiro e 1 (um) relógio de parede.

4. Para o recebimento do prêmio, os contemplados deverão comparecer portando seu RG, no endereço Rua Rádio e TV Gaúcha, nº 189, Porto Alegre-RS, no período de 21 de janeiro de 2011 à 25 de janeiro de 2011, exceto sábado e domingo, em horário comercial, das 8h30min às 12h e das 14h às 18h.

4.1. O prêmio deve ser recebido, impreterivelmente, pelo contemplado da promoção, não sendo permitido o resgate do prêmio por terceiros, mesmo com autorização do contemplado.

5. O prêmio é pessoal e intransferível, não sendo permitido ao contemplado trocá-lo por dinheiro ou qualquer outro produto.

6. Estão impedidos de participar da Promoção os empregados da RBS, seus parentes até terceiro grau ou pessoas que de alguma forma participem, direta ou indiretamente, da produção da promoção, bem como parentes até terceiro grau destas pessoas.

7. A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho não se responsabiliza por twittes atrasados, enviados erroneamente, incompletos, incorretos, inválidos ou imprecisos, nem será responsável por problemas, tais como, mas sem excluir outros semelhantes a estes: falhas ou funcionamento técnico, de qualquer tipo, em redes de computadores, servidores ou provedores, equipamentos de computadores, hardware ou software, ou erro, interrupção, defeito, atraso ou falha em operações ou transmissões para o correto processamento de inscrições, incluindo, mas não se limitando, a transmissão imprecisa de inscrições ou falha do promotor em recebê-las, em razão de problemas técnicos, congestionamento na internet ou no site ligado a esta promoção relâmpago, vírus, falha de programação (bugs) ou violação por terceiros (hackers).

Porto Alegre, 18 de janeiro de 2011.


Bookmark and Share

Vamos limpar nossa cidade?

17 de janeiro de 2011 0

Lixo acumulado nas ruas, infelizmente, é um cenário comum nas grandes cidades brasileiras. Com os objetivos de tirar todo o lixo despejado ilegalmente nas cidades e trazer informações sobre o descarte correto de resíduos, chega ao Brasil um movimento internacional que realiza mutirões de limpeza em cidades.

O Let´s do it! foi criado em 2007 pelo ambientalista estoniano Rainer Nolvak e já removeu o lixo das ruas de países europeus e asiáticos. No Brasil, foi lançado como Limpa Brasil – Let´s Do it!, no ano passado, pela empresa de comunicação ambiental Atitude Brasil.

Mais 13 mutirões, que podem durar um ou dois dias, estão previstos para serem realizados em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Belém, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador. Outras cidades que se interessarem pelo projeto podem se manifestar.

No Brasil o projeto terá um formato diferente do Let´s do it realizado em outros países. Isso porque, aqui, a ONG identificou que a cultura do descarte de resíduos precisa ser trabalhada para uma maior preservação ambiental do território brasileiro. Não adianta apenas retirar o lixo das ruas se, depois, as pessoas voltarem a poluí-las.

Por isso, após a primeira etapa de remoção dos resíduos, o movimento pretende implementar um projeto educacional sobre reciclagem e sustentabilidade em escolas públicas, que está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Akatu. O Limpa Brasil também está estruturando outras etapas com ações sócio-educativas para aprofundar a questão com a sociedade brasileira.

Acesse o site do movimento e veja todas as informações sobre esta iniciativa tão bacana!

Fonte: Planeta Sustentável


Bookmark and Share

Site planta árvores ao diminuir URLs

13 de janeiro de 2011 0

Desde que o Twitter e sua limitação de espaço de 140 caracteres surgiram, muitas ferramentas de encurtamento de URLs surgiram também. O Verd.In é mais uma delas, mas traz um diferencial ecologicamente correto e muito legal: a cada mil URLs encurtadas, uma árvore é plantada.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre as consequências que os nossos atos causam no planeta. Plantar árvores foi uma maneira que equipe do site encontrou para ajudar o mundo.

“É claro que este site não irá salvar o planeta de problemas maiores como o aquecimento global, mas com a ajuda de todos, poderemos plantar algumas árvores e assim ajudar o nosso planeta de alguma forma”, informa texto do Verd.In.

Vamos aderir?

Bookmark and Share

Um documentário que mistura arte e lixo

10 de janeiro de 2011 0

Descobri na semana passada a existência de um documentário muito legal chamado Lixo Extraordinário e achei interessante trazê-lo aqui para o blog.

Filmado ao longo de quase dois anos, o filme acompanha a visita do artista plástico brasileiro Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro.

Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Dá uma olhada no trailler, pois é bem bacana:

Bookmark and Share

Jogo eletrônico incentiva a prevenção da Aids entre os jovens

03 de janeiro de 2011 0

Um jogo de computador lançado pela Unesco leva o internauta a viajar pelos cinco continentes e competir em corridas, conhecer alguns patrimônios mundiais e ainda saber mais sobre como se prevenir do vírus da Aids.

O Fast Car: Travelling Safely around the World (Viajando de forma segura pelo mundo, em título traduzido para o português) está disponível em três línguas: inglês, francês e russo; e pode ser baixado gratuitamente.

O principal objetivo do jogo é tratar da prevenção do HIV com os jovens de 16 a 24 anos. Segundo a Unesco, os adolescentes têm medo da desaprovação dos próprios pais e por isso não conversam sobre os meios de se proteger da Aids. O jogo, então, foi desenvolvido para informar de um modo mais lúdico sobre as práticas preventivas, os tratamentos e os cuidados.

O game funciona da seguinte forma: há duas corridas em cada continente, uma “preliminar” e outra de “campeonato”. Antes de cada uma delas, o jogador poderá responder a um miniquiz e ganhar tempo bônus para a competição. As perguntas anteriores à prova são de múltipla escolha relacionadas ao HIV e a Aids.

O jogo foi desenvolvido para a educação dos jovens por um grupo de especialistas e pesquisadores de diversos países, como Ucrânia, Vietnã, Alemanha e Índia. Uma segunda versão do Fast Car já está sendo desenvolvida pela Unesco.

Bookmark and Share