Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

As lições do pequeno urso Knut

25 de março de 2011 0

A história do pequeno urso polar Knut chamou a atenção Alemanha e do resto do mundo. Depois de uma polêmica que envolveu o animal ao nascer, Knut morreu precocente, vítima de um problema cerebral.

A comoção causada pela morte do pequeno urso demonstrou a grande preocupação dos alemães com a natureza e também levantou uma questão importante sobre a nossa relação com o meio ambiente.

Leia o texto escrito pela antropóloga brasileira e colaboradora aqui do ClicSolidariedade Aline Sapiezinskas, que mora em Berlim, e dê sua opinião!

“O Adeus ao urso polar Knut em Berlin

Faleceu no último sábado o famoso urso polar Knut, que vivia no Zoo de Berlin. Ele adquiriu fama pela polêmica que se criou quanto ao seu destino, depois de ter sido rejeitado pela mamãe ursa, há quatro anos. Na época, muitos alemães eram favoráveis a ideia de que o animal deveria ser sacrificado, ja que seria isso o que aconteceria se ele estivesse livre, na natureza. Houve muitos protestos e debates para encontrar a melhor solução.

Por fim, decidiu-se que o seu tratador na época cuidaria dele. Foi alimentado com mamadeiras, como um bebê. Depois passou por um processo de adaptação ao ambiente do Zoo, para poder conviver com os outros ursos polares do local.

O tratador que cuidou de Knut faleceu no ano passado. Durante essa semana foram realizadas investigações sobre as possíveis causas da morte precoce do animal, cuja espécie tem uma expectativa de vida em torno de 35 anos. Foi detectado que havia um problema cerebral, mas as investigações continuam. A questão que ficamos nos perguntando é: será que a mamãe ursa já sabia disso?

As fotos mostram as homenagens de despedida ao urso polar Knut.”


Bookmark and Share

Envie seu Comentário