Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2011

A educação brasileira por trás das estatísticas

31 de março de 2011 0

O movimento Todos Pela Educação lançou um vídeo lindo que mostra a realidade da educação brasileira por trás dos números de pesquisas e estatísticas. O trabalho conta histórias reais de crianças e jovens que precisam batalhar para garantir seu direito de aprender – o que nem sempre está assegurado no país.

Emocionante, o vídeo mostra os principais problemas enfrentados pelos estudantes brasileiros e aponta os desafios que precisam ser superados para garantir educação de qualidade para todos.

“Quando olhamos mais de perto, entrando em contato com a realidade dessas crianças e jovens, vemos que a situação requer urgência. Caso contrário, só em 2050 teremos os alunos aprendendo o que devem aprender. E quantos alunos terão seu direito de aprender violado até lá?”, disse a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

Assista!

Bookmark and Share

As lições do pequeno urso Knut

25 de março de 2011 0

A história do pequeno urso polar Knut chamou a atenção Alemanha e do resto do mundo. Depois de uma polêmica que envolveu o animal ao nascer, Knut morreu precocente, vítima de um problema cerebral.

A comoção causada pela morte do pequeno urso demonstrou a grande preocupação dos alemães com a natureza e também levantou uma questão importante sobre a nossa relação com o meio ambiente.

Leia o texto escrito pela antropóloga brasileira e colaboradora aqui do ClicSolidariedade Aline Sapiezinskas, que mora em Berlim, e dê sua opinião!

“O Adeus ao urso polar Knut em Berlin

Faleceu no último sábado o famoso urso polar Knut, que vivia no Zoo de Berlin. Ele adquiriu fama pela polêmica que se criou quanto ao seu destino, depois de ter sido rejeitado pela mamãe ursa, há quatro anos. Na época, muitos alemães eram favoráveis a ideia de que o animal deveria ser sacrificado, ja que seria isso o que aconteceria se ele estivesse livre, na natureza. Houve muitos protestos e debates para encontrar a melhor solução.

Por fim, decidiu-se que o seu tratador na época cuidaria dele. Foi alimentado com mamadeiras, como um bebê. Depois passou por um processo de adaptação ao ambiente do Zoo, para poder conviver com os outros ursos polares do local.

O tratador que cuidou de Knut faleceu no ano passado. Durante essa semana foram realizadas investigações sobre as possíveis causas da morte precoce do animal, cuja espécie tem uma expectativa de vida em torno de 35 anos. Foi detectado que havia um problema cerebral, mas as investigações continuam. A questão que ficamos nos perguntando é: será que a mamãe ursa já sabia disso?

As fotos mostram as homenagens de despedida ao urso polar Knut.”


Bookmark and Share

Está chegando a Hora do Planeta

17 de março de 2011 0

Dia 26 de março é uma data especial para a sustentabilidade do planeta. A ONG internacional WWF convida todos a desligarem suas luzes por uma hora, das 20h30 às 21h30, para provocar a reflexão sobre o atual padrão de consumo e o aquecimento global.

Realizada desde 2009 no Brasil, a Hora do Planeta pressupõe o apoio de toda a população. Em anos anteriores, bares, restaurantes e cartões-postais do país, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aderiram à campanha.

As peças publicitárias da campanha deste ano mostram como apenas uma hora tem grande importância para o futuro do planeta, com o tema “Apague a luz para ver melhor”. A reflexão proposta é a redução do consumo, a reutilização de materiais e a reciclagem.

Dê uma olhada no vídeo e participe!

Bookmark and Share

Facebook e Formspring lançam ferramentas contra o bullying

15 de março de 2011 0

Agora é pra valer. As redes sociais Facebook e Formspring decidiram combater as agressões e ofensas na internet. A decisão foi tomada em uma conferência contra o bullying na Casa Branca, na última quarta-feira, 9 de março.

Segundo informou o site Mashable, o Facebook agora terá a opção de enviar mensagens privadas às pessoas que postaram conteúdos que intimidam ou agridam qualquer usuário da rede. Além disso, a rede de Mark Zuckerberg disponibilizará no seu Safety Center vídeos educacionais que ajudem na divulgação das ações contra o bullying, incluindo a presença de especialistas que possam discutir o assunto via web.

No caso de bullying contra as crianças, maiores afetadas pelos abusos, os pais deverão deixar seus contatos para que possam ser notificados através do Facebook.

O Formspring anunciou nos Estados Unidos que irá trabalhar ainda mais para coibir os usuários-agressores. A rede de questionários assinou uma parceria com um centro de tecnologia de Massachusetts (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para identificar os agressores.

“Esforçamos-nos para inserir as mais avançadas pesquisas do mundo para trabalhar na identificação de conteúdos problemáticos”, afirmou Sarahjane Sacchetti, executivo responsável pela comunicação da empresa.

Bookmark and Share