Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ação em rede é um sucesso!

09 de agosto de 2012 0

A Rede Parceria Social é um programa desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul que busca aproximar empresas e organizações sociais no atendimento de demandas públicas. É um excelente exemplo da parceria que os três setores – público, privado e sem fins lucrativos – podem realizar para beneficiar as populações em situação de vulnerabilidade social. Na sua quarta edição, o programa tem contribuído para fortalecer as ações das instituições sociais no RS, oferecendo recurso e capacitação técnica. Além disso, é uma possibilidade das instituições se conhecerem e formarem redes de apoio e troca de experiências.

Nos dias 30 e 31 de julho, a FMSS* organizou um seminário com objetivo de promover a qualificação das organizações participantes da 4ª Edição nas carteiras as quais atua como âncora, que são a de Inclusão Digital e a de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância.

A escolha desses dois temas ocorreu porque acreditamos que o aprendizado de uma vida começa na infância. O período de zero até seis anos de idade é o mais importante na preparação dos alicerces das competências e habilidades psíquicas, sociais e cognitivas futuras. É neste período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, e desenvolve importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade. Melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com a ajuda da tecnologia é objetivo da inclusão digital, que ocorre quando o indivíduo consegue desenvolver as habilidades necessárias para acessar e manipular as tecnologias de informação e conhecimento disponíveis na sociedade.

Estiveram presentes no seminário Daltro Garcia, coordenador da Rede Parceria Social pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e Clódis Xavier, gerente do Instituto Gerdau, empresa financiadora das duas carteiras, assim como representantes dos 21 projetos aprovados. Durante o evento foram realizadas duas palestras. Uma delas foi proferida por Cinthia Votto Fernandes, com o tema “A escola como lugar das infâncias e de participação”, referente à carteira de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância. Contamos também com a palestrante Léa da Cruz Fagundes, abordando o tema “Um Novo Paradigma para a Educação”, pela carteira de Inclusão Digital.

No decorrer dos meses de julho e agosto estão ocorrendo as visitas aos projetos, para que possamos monitorar e avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas até o momento.
 
* A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho é parceria de todas as edições.

Por Equipe Cooperação Técnica – FMSS

Bookmark and Share

Envie seu Comentário