Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

“Erico Verissimo – 50 anos de publicação da obra O Tempo e o Vento”

29 de agosto de 2012 0

Com o objetivo de incentivar os jovens do Ensino Médio a ler e entender o que estão lendo, o projeto “Erico Verissimo – 50 anos de publicação da obra O Tempo e o Vento”  já distribuiu 1,6 mil exemplares do livro O Continente em escolas de Ensino Médio da rede pública do Rio Grande do Sul, doados pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS).

 Nesta quarta-feira (29), a partir das 19h30, ocorrerá no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro), em Porto Alegre, o lançamento oficial da iniciativa, que contará com a apresentação do projeto, coquetel e encenação do espetáculo O Sobrado, com o Grupo Cerco, baseado em O Tempo e o Vento.

 O Sobrado é uma adaptação cênica de sete capítulos da obra literária O Continente, que integra a trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo. A história se passa em 1895, quando o chefe político republicano Licurgo Cambará se encontra sitiado em casa, junto à sua família e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Fechados no sobrado durante dez dias, com pouca comida, água e munição, os personagens da trama relacionam-se em um meio agonizante. Licurgo resiste à invasão dos maragatos e se recusa a pedir trégua aos inimigos.

 O evento desta quarta-feira (29) é restrito a convidados, incluindo 170 alunos de escolas porto-alegrenses que já receberam os livros. Além da apresentação em Porto Alegre, cidades do interior do Estado também receberão o espetáculo, com exibições abertas ao público:

 - Santa Cruz do Sul – Dia 3 de setembro, às 20h, no Teatro Mauá (retirada gratuita de senha no Sesc);
- Carazinho – Dia 4 de setembro, às 20h, no Colégio Aparecida (entrada a R$ 10);
- Cruz Alta – Dia 6 de setembro, às 19h30, na Casa de Cultura Justino Martins (retirada gratuita de senha no Sesc);
- Alegrete – Dia 13 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Adão Ortiz (entrada franca);
- Santa Rosa – Dia 14 de setembro, às 20h, no Centro Antonio Carlos Borges (entrada franca). 

Peça: O sobrado
Autor: Érico Veríssimo
Direção: Inês Marocco
Adaptação e Criação: Grupo Cerco
Elenco: Anildo Michelotto, Celso Zanini, Elisa Heidrich, Filipe Rossato, Isandria Fermiano, Kalisy Cabeda, Luís Franke, Manoela Wunderlich, Marina Kerber, Martina Fröhlich, Mirah Laline, Philipe Philippsen, Rita Maurício e Rodrigo Fiatt.

O projeto é uma realização do SESC-RS e da Associação Lígia Averbuck. A FMSS apoia culturalmente a iniciativa em comemoração aos seus 25 anos de atuação.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário