Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

“Erico Verissimo – 50 anos de publicação da obra O Tempo e o Vento”

29 de agosto de 2012 0

Com o objetivo de incentivar os jovens do Ensino Médio a ler e entender o que estão lendo, o projeto “Erico Verissimo – 50 anos de publicação da obra O Tempo e o Vento”  já distribuiu 1,6 mil exemplares do livro O Continente em escolas de Ensino Médio da rede pública do Rio Grande do Sul, doados pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS).

 Nesta quarta-feira (29), a partir das 19h30, ocorrerá no Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro), em Porto Alegre, o lançamento oficial da iniciativa, que contará com a apresentação do projeto, coquetel e encenação do espetáculo O Sobrado, com o Grupo Cerco, baseado em O Tempo e o Vento.

 O Sobrado é uma adaptação cênica de sete capítulos da obra literária O Continente, que integra a trilogia O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo. A história se passa em 1895, quando o chefe político republicano Licurgo Cambará se encontra sitiado em casa, junto à sua família e correligionários, sob o cerco de tropas federalistas. Fechados no sobrado durante dez dias, com pouca comida, água e munição, os personagens da trama relacionam-se em um meio agonizante. Licurgo resiste à invasão dos maragatos e se recusa a pedir trégua aos inimigos.

 O evento desta quarta-feira (29) é restrito a convidados, incluindo 170 alunos de escolas porto-alegrenses que já receberam os livros. Além da apresentação em Porto Alegre, cidades do interior do Estado também receberão o espetáculo, com exibições abertas ao público:

 - Santa Cruz do Sul – Dia 3 de setembro, às 20h, no Teatro Mauá (retirada gratuita de senha no Sesc);
- Carazinho – Dia 4 de setembro, às 20h, no Colégio Aparecida (entrada a R$ 10);
- Cruz Alta – Dia 6 de setembro, às 19h30, na Casa de Cultura Justino Martins (retirada gratuita de senha no Sesc);
- Alegrete – Dia 13 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Adão Ortiz (entrada franca);
- Santa Rosa – Dia 14 de setembro, às 20h, no Centro Antonio Carlos Borges (entrada franca). 

Peça: O sobrado
Autor: Érico Veríssimo
Direção: Inês Marocco
Adaptação e Criação: Grupo Cerco
Elenco: Anildo Michelotto, Celso Zanini, Elisa Heidrich, Filipe Rossato, Isandria Fermiano, Kalisy Cabeda, Luís Franke, Manoela Wunderlich, Marina Kerber, Martina Fröhlich, Mirah Laline, Philipe Philippsen, Rita Maurício e Rodrigo Fiatt.

O projeto é uma realização do SESC-RS e da Associação Lígia Averbuck. A FMSS apoia culturalmente a iniciativa em comemoração aos seus 25 anos de atuação.

Bookmark and Share

Ação em rede é um sucesso!

09 de agosto de 2012 0

A Rede Parceria Social é um programa desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul que busca aproximar empresas e organizações sociais no atendimento de demandas públicas. É um excelente exemplo da parceria que os três setores – público, privado e sem fins lucrativos – podem realizar para beneficiar as populações em situação de vulnerabilidade social. Na sua quarta edição, o programa tem contribuído para fortalecer as ações das instituições sociais no RS, oferecendo recurso e capacitação técnica. Além disso, é uma possibilidade das instituições se conhecerem e formarem redes de apoio e troca de experiências.

Nos dias 30 e 31 de julho, a FMSS* organizou um seminário com objetivo de promover a qualificação das organizações participantes da 4ª Edição nas carteiras as quais atua como âncora, que são a de Inclusão Digital e a de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância.

A escolha desses dois temas ocorreu porque acreditamos que o aprendizado de uma vida começa na infância. O período de zero até seis anos de idade é o mais importante na preparação dos alicerces das competências e habilidades psíquicas, sociais e cognitivas futuras. É neste período que a criança aprende com mais intensidade a aprender, a fazer, a se relacionar e a ser, e desenvolve importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade. Melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com a ajuda da tecnologia é objetivo da inclusão digital, que ocorre quando o indivíduo consegue desenvolver as habilidades necessárias para acessar e manipular as tecnologias de informação e conhecimento disponíveis na sociedade.

Estiveram presentes no seminário Daltro Garcia, coordenador da Rede Parceria Social pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e Clódis Xavier, gerente do Instituto Gerdau, empresa financiadora das duas carteiras, assim como representantes dos 21 projetos aprovados. Durante o evento foram realizadas duas palestras. Uma delas foi proferida por Cinthia Votto Fernandes, com o tema “A escola como lugar das infâncias e de participação”, referente à carteira de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância. Contamos também com a palestrante Léa da Cruz Fagundes, abordando o tema “Um Novo Paradigma para a Educação”, pela carteira de Inclusão Digital.

No decorrer dos meses de julho e agosto estão ocorrendo as visitas aos projetos, para que possamos monitorar e avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas até o momento.
 
* A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho é parceria de todas as edições.

Por Equipe Cooperação Técnica – FMSS

Bookmark and Share

Seu gesto pode mudar a vida de muitas crianças!

20 de dezembro de 2011 0

Você sabia que pode dizer para o Governo para onde parte do seu imposto deve ir? Você pode fazer isso por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), conhecido popularmente como FIA em Santa Catarina e Funcriança no Rio Grande do Sul. Criados por lei, os Fundos estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e são vinculados aos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente nos respectivos níveis municipal, estadual e federal.

Entre suas fontes orçamentárias está a destinação de parte do imposto de renda devido de pessoas jurídicas e físicas. As empresas podem destinar 1% e as pessoas físicas até 6% do seu IRD. Além disso, os fundos são formados por recursos oriundos do tesouro municipal, estadual e federal e, também, de multas aplicadas pela justiça para violações dos direitos infanto-juvenis.

Mas, para onde vão esses recursos? Eles são aplicados em projetos inscritos e aprovados nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que visam a proteção e garantia dos direitos de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, combate ao trabalho infantil, apoio sócio-familiar, profissionalização de jovens, etc.

Destinar parte do seu imposto ao Fundo não lhe trará ônus, pelo contrário, a lei lhe garante que como cidadão você pode optar para onde deverá ir seu imposto e assim você estará exercendo sua responsabilidade social.

Ainda dá tempo! Você tem até o dia 30 de dezembro para fazer a sua doação. Entre em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade e informe-se de como proceder. Qualquer pessoa pode doar, desde que opte pela declaração completa.

É isso que os nossos meninos e meninas esperam de você, que exerça sua cidadania e contribua para que eles tenham uma vida melhor!

Regina Farias

Bookmark and Share

Todo mundo merece ver a vida

30 de setembro de 2011 0

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre iniciou no dia 1º de setembro a segunda edição da Campanha pela Conscientização para a Doação de Córneas. Com o slogan “Todo Mundo Merece Ver a Vida”, a campanha busca aumentar a participação de doadores e repetir o sucesso da edição de 2010.

A primeira edição da Campanha atingiu seus objetivos e contribuiu para aumentar em 24,7% o número de transplantes no de 2010, em comparação a 2009.

No primeiro semestre de 2011, os dados são ainda mais animadores. Neste período em relação a 2010, houve um aumento 37% nos procedimentos, de acordo com dados da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado.

Assista o vídeo que está veiculando nas emissoras do Grupo RBS na região de Porto Alegre. Clique aqui.

Para conhecer melhor a campanha e tirar suas dúvidas sobre a doação de córneas acesse o site doHospital Banco de Olhos

“A doação de córneas é um gesto humanitário! Devolver a possibilidade de enxergar a vida a uma pessoa é uma atitude de solidariedade. Seja um doador. Comunique a sua família.”

Fonte: Hospital Banco de Olhos

Bookmark and Share

A Revolução das Mídias Sociais

22 de junho de 2011 0

A gente sabe muito bem que a internet está mudando o modo como são feitos os negócios, as relações interpessoais e, principalmente, o modo como as pessoas veem o mundo.

Erik Qualman, o autor do livro Socialnomics, produziu uma série de vídeos chamada Social Media Revolution para mostrar a importância da rede no dia a dia das pessoas.

O último filme dá uma mostra do que aconteceu no mundo on-line entre o fim de 2010 e o primeiro semestre de 2011.

É rapidinho, tem só dois minutos. Como não encontrei nenhuma versão legendada, segue também a tradução das informações:

“As mídias sociais são sobre pessoas.
Mais de 50% da população mundial tem menos de 30 anos.
Facebook ultrapassou Google em tráfico de dados por semana, e isso tem impacto em nosso comportamento off line.
Um em cada cinco casais se conheceu na internet.
Três em cada cinco casais gays se conheceram na internet.
O Facebook é a principal causa de um a cada cinco divórcios.
O que acontece em Vegas fica no Facebook, Twitter, Flickr, Youtube…
Estudantes do jardim de infância estão aprendendo com iPads, não com lousas.
Se o Facebook fosse um país, ele seria o terceiro maior do mundo.
Mas o Facebook, o Twitter, o Youtube e o Google ainda não são aceitos na China.
O LinkedIn ganha um novo membro a cada segundo.
Lady Gaga, Justin Bieber e Britney Spears tem mais seguidores no Twitter do que a população inteira de países como Suécia, Israel, Grécia, Chile, Coreia do Norte e Austrália.
Cerca de 50% do tráfego de internet móvel do Reino Unido é usado para o Facebook, agora imagine se isso for utilizado por usuários com más experiências.
Mais de 37 milhões de pessoas assistiram o comercial do Volkswagen Darth Vader que passou no intervalo da final do Super Bowl de 2011 (dos Estados Unidos) – no Youtube.
E o garotinho que interpretou Darth Vader nunca assistiu Star Wars.
O Ford Ecplorar Lauch gerou mais visualizações no Facebook do que um comercial do Super Bowl.
As gerações Y e Z consideram e-mails ultrapassados, alguns universitários pararam de distribuir suas contas de e-mail.
Os leitores de eReaders ultrapassaram o número de leitores de livros.
Jogadores de mídias sociais irão comprar U$6 bilhões de bens virtuais em 2013.
Frequentadores de cinema comprarão apenas U$2,5 bilhões em bens reais.
O Youtube é a segunda maior ferramenta utilizada no mundo.
Se o Wikipedia fosse um livro, ele teria mais de 2,25 milhões de páginas e levaria mais de 123 anos para ser lido.
90% dos usuários on-line confiam em recomendações de produtos.
Apenas 14% confiam em comerciais.
93% dos marketeiros utilizam mídias sociais para os negócios.
Bem-vindo à Revolução das Mídias Sociais.”

Olhando todos esses números e estatísticas surpreendentes, fica cada vez mais clara (e óbvia) a força da internet e das redes sociais. Portanto, o ClicSolidariedade deixa um convite: vamos usar toda esta força para fazer o bem!

Mobiliza-se, faça trabalho voluntário on-line, promova um mutirão entre seus amigos, compartilhe informações sobre o tema, ajude instituições no Portal Social. Vamos fazer uma revolução também na forma de ajudar as pessoas.

Com informações de EcoDesenvolvimento

Bookmark and Share

Campanha Siga o exemplo do seu ídolo

27 de maio de 2011 0

Que tal fazer sua parte para proteger o meio ambiente e ainda levar um ingresso para o show do Jack Johnson em Floripa?

Realizando uma doação no Portal Social, a partir de R$ 10, você ajuda uma instituição que trabalha pela preservação do meio ambiente e ainda pode levar dois ingressos para assistir o show do cantor em Florianópolis. Será contemplado o doador que realizar a menor doação única.

A verba total arrecadada será destinada para o Instituto Ekko Brasil, de Florianópolis, que coordena e apoia projetos de conservação da biodiversidade.

Como participar
Basta realizar uma doação no Portal Social, no valor a partir de R$ 10. As doações podem ser feitas por boleto bancário ou cartão de crédito.

Depois, envie um e-mail para portalsocial@portalsocial.org.br informando seu nome completo, cidade, telefone e o número da sua doação (que será gerado pelo Portal Social automaticamente quando a doação for realizada).

Quem realizar a menor doação única leva os dois ingressos para o show do Jack Johnson do dia 03 de junho, em Florianópolis.

Clique aqui e participe!

E a nossa campanha ganhou um grande aliado: Guga Arruda dá o seu recado!

Bookmark and Share

GreNal da Solidariedade!

09 de maio de 2011 0

Está rolando lá no Portal Social o GreNal da Solidariedade. É um leilão reverso que vai beneficiar instituições sociais e ainda premiar torcedores/doaredores com camisetas dos times e bolas oficiais autografadas pelos técnicos da Dupla.

Grandes parcerias
Nesta campanha, o Portal Social está contando com duas grandes parcerias: as rádios Gaúcha e Atlântida.

A Rádio Gaúcha vai contemplar quatro ouvintes que fizerem as menores doações únicas, a partir de R$ 10. Cada um leva uma camiseta do seu time (uma do Inter ou uma do Grêmio) autografada pelos técnicos Renato Portaluppi e Paulo Roberto Falcão no Painel RBS realizado no dia 29 de abril. Outros dois doadores ganham, cada um, uma bola oficial do Campeonato Gaúcho 2011, também autografada na mesma ocasião. Clique aqui para fazer a sua doação!

A Rádio Atlântida vai premiar dois ouvintes que realizarem, também, as menores doações únicas, a partir de R$ 10. Cada um leva uma camiseta do seu time (uma do Inter ou uma do Grêmio) autografada pelos técnicos da dupla. Clique aqui para fazer a sua doação!

Os beneficiados

O montante final arrecadado pela Rádio Gaúcha será doado ao Pão dos Pobres, instituição de Porto Alegre (RS) que acolhe crianças e adolescentes de comunidades em absoluta pobreza e de alto risco social. Os recursos do leilão da Rádio Atlântida serão destinados ao Canta Brasil, instituição de Canoas (RS) que desenvolve atividades culturais com crianças e adolescentes de seis a 18 anos.

E como eu faço para participar?
Basta realizar uma doação no Portal Social. As doações podem ser feitas por boleto bancário ou cartão de crédito Visa.

Depois de feita a doação, o participante deve enviar um e-mail para portalsocial@portalsocial.org.br informando o nome completo, cidade, telefone, RG, o número da sua doação (que será gerado pelo Portal Social automaticamente quando a doação for realizada) e para qual time torce.

Nosso agradecimento especial para os departamentos de Marketing do Internacional e do Grêmio que realizaram a doação das camisetas!

E para animar ainda mais nosso GreNal da Solidariedade, dá uma olhada neste vídeo que a galera do Pretinho Básico gravou para a nossa campanha:


Bookmark and Share

Chapeuzinho Vermelho ensina a navegar na internet

15 de abril de 2011 0

Esse vídeo apareceu na time line do Twitter do Portal Social e não resisti em trazê-lo para cá.

É uma animação rápida, didática e muito divertida sobre segurança na internet. Quem traz a lição do dia é uma velha conhecida de todos nós: Chapeuzinho Vermelho!

Assista e divulgue também! Afinal, nunca é demais lembrarmos que a internet é muito divertida, mas também pode ser perigosa ;)

Bookmark and Share

A educação brasileira por trás das estatísticas

31 de março de 2011 0

O movimento Todos Pela Educação lançou um vídeo lindo que mostra a realidade da educação brasileira por trás dos números de pesquisas e estatísticas. O trabalho conta histórias reais de crianças e jovens que precisam batalhar para garantir seu direito de aprender – o que nem sempre está assegurado no país.

Emocionante, o vídeo mostra os principais problemas enfrentados pelos estudantes brasileiros e aponta os desafios que precisam ser superados para garantir educação de qualidade para todos.

“Quando olhamos mais de perto, entrando em contato com a realidade dessas crianças e jovens, vemos que a situação requer urgência. Caso contrário, só em 2050 teremos os alunos aprendendo o que devem aprender. E quantos alunos terão seu direito de aprender violado até lá?”, disse a diretora-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz.

Assista!

Bookmark and Share

As lições do pequeno urso Knut

25 de março de 2011 0

A história do pequeno urso polar Knut chamou a atenção Alemanha e do resto do mundo. Depois de uma polêmica que envolveu o animal ao nascer, Knut morreu precocente, vítima de um problema cerebral.

A comoção causada pela morte do pequeno urso demonstrou a grande preocupação dos alemães com a natureza e também levantou uma questão importante sobre a nossa relação com o meio ambiente.

Leia o texto escrito pela antropóloga brasileira e colaboradora aqui do ClicSolidariedade Aline Sapiezinskas, que mora em Berlim, e dê sua opinião!

“O Adeus ao urso polar Knut em Berlin

Faleceu no último sábado o famoso urso polar Knut, que vivia no Zoo de Berlin. Ele adquiriu fama pela polêmica que se criou quanto ao seu destino, depois de ter sido rejeitado pela mamãe ursa, há quatro anos. Na época, muitos alemães eram favoráveis a ideia de que o animal deveria ser sacrificado, ja que seria isso o que aconteceria se ele estivesse livre, na natureza. Houve muitos protestos e debates para encontrar a melhor solução.

Por fim, decidiu-se que o seu tratador na época cuidaria dele. Foi alimentado com mamadeiras, como um bebê. Depois passou por um processo de adaptação ao ambiente do Zoo, para poder conviver com os outros ursos polares do local.

O tratador que cuidou de Knut faleceu no ano passado. Durante essa semana foram realizadas investigações sobre as possíveis causas da morte precoce do animal, cuja espécie tem uma expectativa de vida em torno de 35 anos. Foi detectado que havia um problema cerebral, mas as investigações continuam. A questão que ficamos nos perguntando é: será que a mamãe ursa já sabia disso?

As fotos mostram as homenagens de despedida ao urso polar Knut.”


Bookmark and Share