As professoras Juliana Velho, do Colégio Salesiano Dom Bosco, e Luisa Canella, do Grupo Unificado, auxiliam o estudante na prova de redação do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com as dicas, você verá que escrever um texto dissertativo é menos complicado do que parece. Lembrando que o concurso começa no domingo, e a redação será na segunda-feira.

1 – Organize o texto e fique atento às linhas

A estrutura do texto deve ser bem definida,com introdução – em que se apresenta a ideia -, desenvolvimento – no qual são explorados os argumentos -, e conclusão – que tem de retomar o ponto de vista do autor e oferecer uma solução possível de ser executada. A redação deve ter entre 30 e 50 linhas, sem esquecer o título.

2 – Cuidado com o vocabulário e as normas

Use um vocabulário apropriado. Os avaliadores não se impressionam com palavras “difíceis”. Não esqueça de prestar atenção às normas de ortografia, pois erros simples de acentuação, separação de sílabas e mau uso de letras maiúsculas e minúsculas tiram pontos valiosos do vestibulando.

3 – Seja criativo, mas mostre o que pensa de verdade

Fuja do senso comum. Normalmente, a primeira ideia que vem à cabeça é a mesma para milhares de candidatos. A redação deve demonstrar aquilo que você realmente pensa. O avaliador consegue perceber quando o candidato não está sendo sincero no que escreve. Quanto mais autoral for o texto, melhor.

4 – Faça um rascunho e crie um banco de ideias

Para fazer o rascunho, liste tópicos relacionados ao tema para criar um banco de ideias. Então, selecione as mais apropriados para expressar o que você quer. O rascunho é importante porque, no momento da transcrição para a folha de avaliação, é possível verificar a estrutura e corrigir erros de ortografia.

5 – Não perca tempo em “brancos” ou bloqueios

Comece pela prova de língua portuguesa, pulando as questões que não conseguir fazer. Então, parta para o levantamento de ideias da dissertação e faça o rascunho. Dê um tempo na redação e termine as questões de português. Analise a redação e passe a limpo. Sempre que tiver um “branco”, vá adiante nas questões ou volte para a redação.