Escrever pode mudar a sua vida. Participe do redAÇÃO ZH!

Um dos maiores desafios para um vestibulando é a redação. E um bom texto é o resultado de muito treino. Para ajudar você a vencer essa prova, estão abertas a partir de hoje as inscrições para a nova edição do concurso redAÇÃO ZH.

Promovido por Zero Hora e pelo Grupo Unificado, o concurso cultural deste ano convida os participantes a dissertar sobre o tema “O(s) motivo(s) por que as pessoas têm um comportamento agressivo e inconsequente no trânsito”. O combate à violência no trânsito tem sido uma bandeira do poder público, de entidades e da imprensa.

Além de exercitar a dissertação, os candidatos que produzirem os melhores textos ganharão uma bolsa integral do  Unificado. Quem ainda estiver no Ensino Médio poderá aproveitá-la no próximo ano. Mas não é só: ainda terão suas redações publicadas no caderno Vestibular.

As redações poderão ser enviadas pelo correio ou entregues em qualquer uma das sedes do Unificado, até 8 de julho. Os autores dos 300 melhores textos participarão de uma segunda etapa, em 6 de agosto, em Porto Alegre. Os nomes dos autores dos cinco melhores textos serão divulgados no caderno Vestibular de 10 de agosto. Coloque a cabeça a trabalhar e descubra como a escrita pode mudar a sua vida.

>>> VÍDEO: Coordenadora de redação do Grupo Unificado, Luisa Canella dá uma aula sobre como escrever um bom texto.

Fique atento
Hoje: Início das inscrições para o redAÇÃO ZH
8 de julho: Término das inscrições
31 de julho: Divulgação dos 300 selecionados
6 de agosto: Prova da segunda etapa
10 de agosto: Divulgação dos cinco vencedores

Como será o concurso

Quem pode participar
Alunos de 2º e 3º anos ou que já concluíram o Ensino Médio e vestibulandos

A inscrição
Poderá retirar a folha padronizada para a redação nas sedes do Unificado ou imprimi-la em tamanho A4 no site www.
unificado.com.br/redacao
. Deve ser feito a mão entre 30 e 50 linhas sobre o tema proposto e entregar ou postar o trabalho pelo correio até 8 de julho. Os textos serão recebidos nas sedes do Unificado. Candidatos do Interior poderão
enviar a redação pelo correio para o caderno Vestibular Zero Hora, na Avenida Ipiranga, 1.075, CEP 90.169-900, Porto Alegre.

>>> Faça download da folha de redação aqui

A seleção
Em duas etapas. Na primeira, serão selecionados 300 textos, cujos autores serão divulgados em 31 de julho em Zero Hora e no site www.unificado.com.br. Na segunda, os autores serão convocados para redigir outra dissertação, sobre  um tema inédito. Essa etapa ocorrerá em 6 de agosto, às 14h, no Unificado da Avenida Alberto Bins, 467, em Porto Alegre.

>>> Clique aqui e confira o regulamento completo <<<


O tema da redação
Os participantes da edição 2011 do concurso redAÇÃO ZH terão como primeiro desafio escrever um texto sobre o tema O(s) Motivo(s) por que as Pessoas Têm um Comportamento Agressivo e Inconsequente no Trânsito.

Confira a íntegra do tema:

O automóvel foi inventado para transportar as pessoas com mais rapidez, e não para imobilizá-las, como praticamente acontece hoje nas cidades mais populosas do mundo. Não é novidade o fato de que, abarrotadas de veículos, as grandes metrópoles estão quase parando.
Todavia, poucos percebem a transformação social que não se resolve apenas com políticas de mobilidade urbana: as pessoas estão cada vez mais desumanas no trânsito. Motoristas fecham cruzamentos, jogam farol alto no carro da frente porque ele está devagar, fazem conversões proibidas, dirigem no acostamento. Considerando que o trânsito no
Brasil encontra-se em meio a tanta desordem (desrespeito às leis de trânsito) e violência (atitudes inadequadas, atropelamentos, mortes em acidentes),

✔ explique o(s) motivo(s) por que as pessoas têm um comportamento agressivo e inconsequente no trânsito;
✔ inclua alternativa(s) de meios de transporte ou sugestões para resolver essa situação;
✔ escreva um texto, de caráter dissertativo, defendendo seu ponto de vista com argumentos consistentes que lhe deem
sustentação.

>>> Veja aqui modelos de redação e se inspire!