Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Correndo em busca dos resultados

03 de novembro de 2016 3

Quer tirar do papel aquele plano do início do ano de começar a praticar exercícios? Ainda dá tempo de começar a correr por esporte. A atividade física exige pouco investimento e produz ótimos resultados ao corpo, aumentando a sensação de bem-estar, flexibilidade e fôlego. Daniel Rech, professor de educação física com pós-graduação em treinamento desportivo, indica como começar a praticar o exercício com segurança.

runner-888016_1280

A princípio, qualquer pessoa pode praticar atividades físicas. Porém, sempre é recomendado fazer uma avaliação médica para conferir se tudo está funcionando perfeitamente e contar com o auxílio de um profissional capacitado. A corrida exige um condicionamento físico contínuo para que seja percebida uma evolução: ninguém começa correndo uma hora sem parar. Segundo Rech, o iniciante que pratica três vezes por semana já vê bons resultados no segundo mês.

Como praticar sem desmotivar?
O incentivo varia a cada pessoa. Há quem não abra mão de música, outros preferem ouvir o som dos próprios pensamentos. Veja algumas atitudes que podem ajudar a motivar na hora da atividade:

1. Participar de grupos de corrida, com pessoas que tenham afinidade com você;
2. Determinar um objetivo pessoal atingível, mas que seja um desafio. Conte com o auxílio de um treinador para estipular uma meta ideal;
3. Ler e pesquisar sobre corrida, em especial depoimentos de superação;
4. Ter paciência para ver os resultados;
5. Escutar música durante o exercício ou utilizar aplicativos específicos que apontam resultados durante o exercício;
6. Ter disciplina, principalmente no começo. Depois, o prazer na prática do exercício passa a ser o principal motivador;
7. Controlar a evolução dos percursos com o passar do tempo. Alguns apps gratuitos para celular memorizam mapas percorridos e os resultados.

Quais os cuidados fundamentais?
8. Não tente ser autodidata. Evite lesões procurando um treinador capacitado em grupos de corrida ou em academia;
9. Não tenha pressa. Pratique a atividade física por prazer e para aumentar a qualidade de vida. Os resultados vão aparecer conforme sua dedicação;
10. Seja consciente do seu corpo e de seu esforço. Não é porque seu colega corre uma maratona que você vai chegar lá rapidamente também. 11. Respeite seus limites; Não mude sua alimentação nem inclua suplementos. Eles serão necessários numa segunda etapa, em preparações para provas ou em treinos mais intensos.
12. No início, mantenha a rotina alimentar e se lembre de ingerir bastante água; Repetindo: tome água o tempo todo, antes, durante e depois do exercício;
13. Não se preocupe com a marca do tênis, escolha um modelo que seja confortável para você;
14. No inverno, mantenha as extremidades cobertas, use meias e boné. Se estiver muito frio, vista luvas também;
15. O alongamento evita lesões e desconforto muscular. É recomendado sempre após a prática de atividades físicas;
16. Fique atento à respiração. Se durante a corrida você está sem fôlego para conversar, reduza o esforço para um ritmo
mais confortável.

Benefício Clube do Assinante ZH

A terceira etapa do Poa Day Run acontece no dia 20 de novembro. Sócios do Clube têm 50% de desconto nas 100 primeiras inscrições e 10% nas demais.

Comentários (3)

  • Jaqueline Scheidt diz: 21 de novembro de 2016

    correeeeeeee

  • claudeci fernandes da trindade diz: 27 de janeiro de 2017

    GOSTO MUITO DE CORRER, QUANDO FICO IMPOSSIBILITADO, E VEJO AS PESSOAS CORRENDO, FICO ANSIOSO, E ME DA UMA VONTADE IMENSA DE CORRER, UMA DAS COISAS QUE MAIS ME MOTIVA A CORRER É VER UMA MULHER CORRENDO, POIS ACHO UM ESPETÁCULO VER ELAS CORRENDO.

  • claudeci fernandes da trindade diz: 27 de janeiro de 2017

    vejo muitas pessoas alongando antes de qualquer exercício físico, será que isso é correto

Envie seu Comentário