Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

De olho no final do ano: 7 dicas de ouro para organizar os estudos

07 de março de 2017 0

Planejar os estudos no começo das aulas pode evitar muita correria e ansiedade quando chegarem as decisivas provas de seleção para a faculdade

dd

Começa o ano letivo e, com ele, vem a certeza que acompanha todo o aluno de Ensino Médio que pretende ingressar em uma vaga de Universidade: é preciso organizar os estudos para garantir a aprovação. Quando o planejamento acontece com antecedência, é mais fácil programar uma rotina que inclua todos os conteúdos fundamentais sem se tornar maçante. Confira abaixo importantes dicas para planejar os estudos, do diretor de ensino e professor do Me Salva!, plataforma online de educação, André Coleti.

1. Encontre seu próprio jeito de estudar

– Cada pessoa é diferente e cada um aprende de um jeito. Tem quem prefira estudar pela manhã, ou à noite. Tem o momento do dia em que rende mais. A grande sacada no início do ano é organizar o conteúdo em módulos, vencendo–os a cada semana – indica o professor.

2. Estabeleça uma rotina

Mais importante do que estudar muitas horas seguidas uma vez por semana é manter uma rotina. Por exemplo, inicie com 30 minutos diários e vá aumentando conforme as provas se aproximam. E obrigue-se a cumprir o programa, que não precisa ser sempre no mesmo horário.

3. Não esqueça da sua saúde!

Prever tempo para a prática de exercícios físicos, cuidar bem da alimentação e preservar as noites de sono também são fundamentais para garantir o sucesso nos estudos.

– O sono ajuda na fixação das informações vistas ao longo do dia. Estudar até as 3 da manhã para acordar às 7 horas e ir para o colégio não funciona. O sono é o momento em que o cérebro faz a seleção das informações que ele vai gravar. Por isso, nada de virar noites estudando – indica Coleti.

4. Evite procrastinar

Você é daqueles que acham que, estando em março, falta ainda muito tempo para o vestibular e vai deixando para depois? E depois, depois… Para evitar a procrastinação, o professor dá uma dica simples: comece logo. O início pode ser penoso, mas quando você perceber, pegou o ritmo e conseguiu executar o planejamento.

5. Mantenha a motivação

Começar com todo o gás é bom, mas existe uma tática para que você não comece a desestimular com o passar do tempo. Quando for programar sua rotina de estudos, separe o conteúdo em módulos e metas diárias, semanais e mensais. Dessa forma, você vê na prática o planejamento sendo cumprido, percebendo sua evolução. Ver que está dando certo é um ótimo incentivo, não é?

6. Para estudar os conteúdos “cabeludos”

Sempre existe aquela matéria para a qual o estudante torce o nariz. Seja regras de gramática ou teorias de física, alguns conteúdos são mais difíceis para algumas pessoas do que para outras. Coleti garante que todo mundo é capaz de aprender todos os assuntos, basta ter paciência. Quem não se identifica muito com a área de exatas, deve começar fazendo exercícios fáceis, em vez de pular logo para as questões de vestibular, aprendendo gradualmente. Já quem tem dificuldades

na área de humanas pode procurar materiais alternativos: assistir a filmes ou séries, por exemplo, procurando formas de estudar mais prazerosas.

7. Dica de ouro: faça da internet sua alidada.

A internet pode ser uma grande aliada na hora dos estudos, mas como evitar ser “sugado” pelas redes sociais e outros sites? O professor indica que somente a aba que está sendo utilizada fique aberta, favorecendo a concentração. Além disso, sugere que você esconda, desligue ou desative a internet de seu celular, para que sua atenção não fique constantemente sendo desviada. Por fim, ele recomenda uma técnica: coloque um cronômetro de 25 minutos e, durante esse tempo, foque no estudo de uma matéria. Quando terminar, se você ainda estiver motivado, continue. Senão, pode acessar as redes, dar aquela espreguiçada ou comer um lanche. Assim, você estimula a concentração e evita se perder pela internet.

Benefício Clube do Assinante ZH: 

Aproveite benefícios especiais para sócios em alguns dos planos do Me Salva!

Envie seu Comentário