Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tá chegando a hora... 3 dicas para organizar seus estudos

01 de setembro de 2017 0

materia estudo enem

Quem pretende prestar vestibular ou realizar as provas do ENEM no final do ano deve estar cansado de receber conselhos. Afinal, essa é uma fase que acaba envolvendo toda a família e professores, que ficam preocupados com a qualidade do estudo e com a rotina dos alunos. E uma coisa é certa: todo mundo sempre tem um conselho para dar.

No final das contas, não tem mistério, quem quer ingressar na graduação no próximo ano precisa estudar. E cada um aprende de um jeito, então também não existe fórmula mágica. Mas há algumas dicas preciosas que podem ajudar nesse momento. Primeiro, você tem que se conhecer, entender de que forma consegue tirar melhor proveito dos conteúdos. Em segundo lugar, confira essas três sugestões e aplique na sua rotina de estudos. Boa sorte!

1. Planejar é fundamental

Monte um cronograma das matérias e conteúdos a serem abordados em cada dia da semana, e preveja horários fixos para se focar em cada um deles. Se você não fizer um planejamento, corre grande risco de estudar temas com os quais se identifica mais e deixar de lado os que têm maior dificuldade.

Não caia na tentação de prever um dia inteiro de estudos sobre a mesma matéria. Ao contrário, distribua os conteúdos ao longo da semana, em pequenos períodos de 60 ou 90 minutos para cada. Se você tenta focar em cálculos uma tarde inteira, por exemplo, tende a ficar cansado e disperso ao final do dia. Já a alternância entre matérias, como matemática e literatura, que exigem capacidades diferentes, pode ajudar a manter a atenção nos estudos.

2. Alterne estudo e descanso

Na hora dos estudos, é fundamental que as redes sociais estejam fechadas, bem como o celular guardado em algum lugar longe de você. Se precisar usar o computador para pesquisas, abra somente abas fundamentais para a finalidade: feche tudo o que não estiver usando e que possa tirar sua concentração. Então, fique focado no conteúdo pelo tempo que determinou.

Ao final, pause alguns minutos antes de partir para a próxima matéria. Nesse momento, você pode responder mensagens ou atualizar as redes sociais. Mas é importante lembrar que, quando for retomar os exercícios, tudo esteja guardado novamente. Dessa forma, você tem menos chance de perder o foco, e os minutos de descanso se tornam pequenas recompensas que estimulam o período de estudo.

3. Invista em atividades de lazer

Nem só de aulas, estudos e exercícios se faz um aprovado no vestibular. Mantenha em sua rotina momentos de lazer: pratique atividades físicas, encontre os amigos. Esses momentos de descontração são importantes para que você refresque a mente e consiga estar mais focado na hora das tarefas. Se você gosta de assistir a filmes, pode optar por alguns que debatam momentos históricos ou temas que caem nas redações e provas de conhecimentos gerais. Inúmeros documentários podem ser de extrema ajuda nessa hora. É uma boa forma de aliar os estudos com momentos de lazer.

 

Benefício Clube do Assinante ZH

Invista em seus estudos ou no aprimoramento de seu currículo. Sócios do Clube têm descontos garantidos na Faculdade Estácio e Faculdade Decison FGV. Consulte aqui mais descontos em educação.

Envie seu Comentário