Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Palpites e pitacos sobre o Oscar 2015

21 de fevereiro de 2015 0

oscar

(por Müller)

Os editores do Anexo pediram nossos palpites sobre quem levaria o Oscar nas principais categorias. Parte do que escrevemos saiu na edição impressa e no site dos jornais da RBS. Pra quem quiser saber um pouco mais, listei aqui os meus palpites, e também alguns pitacos em forma de comentários sobre o principal prêmio do cinema.

 

Melhor filme

O homem pássaro deve voar mais alto que o menino

Birdman agrada o mercado atual: o tom crítico e bem humorado a respeito do mundo do entretenimento e o diretor mexicano de grande sucesso nos EUA. Assim que assisti, disse na coluna que Birdman era meu favorito. Metamorfose ambulante, mudei de opinião. Boyhood deveria levar melhor filme. Mesmo que não leve, é o filme que será lembrado no futuro. Pelos riscos corridos, é mais ousado que Birdman. Como cinema, tem mais coração.

Vai levar: Birdman

Meu voto vai para: Boyhood

Melhor diretor

Difícil aposta, mas parece que vai dar Iñárritu!

Richard Linklater envelheceu junto com Boyhood, mas talvez tenha sido mais produtor, menos diretor, pelo menos nessa obra. Boyhood é o coletivo, também por isso deveria ser escolhido o melhor filme. Alejandro G. Iñárritu tem Amores Perros e 21 Gramas no background, longas que me agradam muito. Birdman é o tipo de filme cheio de armadilhas, como a câmera e o roteiro abertos para o improviso e o acaso, algo que exige muita firmeza na direção.

Leva Iñárritu.

Votaria nele!

Melhor atriz

Julianne Moore e o conjunto da obra.

Ninguém tira o prêmio dela. Já ficou para trás quatro vezes. Agora é sua vez e votaria nela também. Por Para Sempre Alice e por tantos outros filmes.

Agora, como é linda e boa atriz essa Felicity Jones, de A Teoria de Tudo. Quero ver o que mais ela vai fazer.

Vai dar Julianne Moore.

Tomara!

Melhor ator

Por favor, dentro dessa lista Michael Keaton é o cara!!!

(O vídeo é do belo discurso dele quando ganhou o Golden Globe – infelizmente não achei uma versão legendada)

Mesmo que as apostas tenham se voltado para Eddie Redmayne, de A Teoria de Tudo, principalmente depois que ganhou o SAG, continuo com Keaton. Acho que a Academia deveria contrariar as estatísticas de prêmios anteriores e dar o Oscar ao ator veterano, dono de uma performance maravilhosamente caótica, contraditória e difícil, como os tempos atuais em que o filme se passa. E se fosse para dividir com outro ator, seria com Jake Gyllenhall, de O Abrutre, mas a Academia nem quis saber dele.

Espero que Keaton leve, que pena se não levar…

 

boyhood-arquette1-620x400

Melhor atriz coadjuvante

Patricia Arquette, Boyhood’s mama!

Creio que seu arquétipo da mãe, da maneira mais ancestral, foi o pegou a gente pelo coração em Boyhood. Daí não tem pra ninguém, nem pra Meryl Strip! Arquette é o que pulsa e oxigena o filme.

Patricia Arquette leva!

 

Melhor ator coadjuvante

Pego o roteiro e digo: é o papel da minha vida!

Deve ter sido o que aconteceu com J.K. Simmons quando foi convidado para fazer Wiplash. Foi o que ele fez ao se preparar e executar o que já é o filme da sua vida. Mesmo que não leve o Oscar – o que é praticamente impossível.

Edward Norton está excelente em Birdman, fosse outro o concorrente, quem sabe…

Esse jogo está ganho, Simmons é o que faz o filme ser uma porrada!

Filme estrangeiro

Ida e fica sem volta…

O clima de já ganhou é todo para o filme Polonês, que tem uma história mais convencional e é bom lembrar que Oscar é um olhar norteamericano para um filme não falado em inglês. Sou fã do filme argentino Relatos Selvagens, creio que é o filme do Oscar, votaria nele não tivesse assistido o maravilhoso Timbuktu. Que filmaço! Além de chamar atenção para a diferença entre os que enxergam Alá como um profeta pacifista e jihadistas que pregam a violência, tem uma sequencia de jogo de futebol que é uma das coisas mais lindas que assisti nos últimos anos.

Relatos Selvagens leva!

Votaria em Timbuktu

Acesse também:

Programação de cinemas em Florianópolis

Veja o que está rolando nas telonas em São José

Confira horários e filmes em cinemas de Palhoça

Envie seu Comentário