Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estreias da semana

02 de março de 2015 0

Timbuktu
(por Müller)

Timbuktu_00
Uma rara produção da Mauritânia, país africano que fica no Deserto do Saara, é a grande estreia da semana. O filme, que competiu em Cannes e concorreu ao Oscar, trata de milícias jihadistas que usam a religião para reprimir qualquer manifestação do corpo e também do espírito. Obrigam uma trabalhadora a vender peixes usando luvas, não por higiene, mas para não mostrar o corpo. Destaque para as cenas musicais – música que eleva a alma e é duramente reprimida em grotesca cerimônia de apedrejamento. O futebol une os meninos, mas a bola que escapa ao jogo é encontrada. Seu dono é julgado, e o jogo, na sequência mais bela do ano, é praticado sem bola. Nota mil. Imperdível!

*Timbuktu estreou em caráter de pré-estreia no dia 28 de março e está em cartaz aos sábados de manhã, no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis.

118diastop
118 Dias
(por Cláudia)

Foram 118 os dias que o jornalista Maziar Bahari passou em poder do governo iraniano, preso e torturado por espionagem. Freela da BBC e da revista Newsweek, ele estava no país quando Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito presidente, causando protestos da oposição. As autoridades iranianas tentaram proibir a mídia estrangeira de fazer cobertura dos tumultos, o que causou o sequestro de Bahari, que desobedeceu a regra. Gael García Bernal assume o personagem neste drama político dirigido por Jon Stewart – sim, o comediante e apresentador de TV. Houve uma grande motivação para que ele iniciasse o projeto: Bahari foi preso logo depois de aparecer em seu programa, o The Daily Show. Essa direção garante uma curiosidade especial para assistir ao filme: como um governo que não compreende ironia é mostrado em um filme que, apesar de sério, flerta o tempo todo com o humor?

*O filme 118 dias estreia na quinta-feira, 5 de março

Envie seu Comentário