Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lista: 10 mães inesquecíveis do cinema

10 de maio de 2015 0

Há muitas repetições em listas de mães no cinema. E a resposta é a clássica: “não há mulheres suficientes na indústria cinematográfica norte-americana“. Ou até há, mas as vozes são ofuscadas por ser ainda um ramo dominado por homens. O próprio gênero do terror sempre sofreu muito com isso nas primeiras décadas, pois as obras eram frutos de mentes masculinas intransigentes e misóginas, o que gerou naturezas narrativas diversas conforme os anos passaram. Entretanto, muitas heroínas se destacaram com o tempo e a mulher na indústria conquistou algum de seu merecido espaço (ainda que seja pouco).

No dia das mães, o Clube do Cinema seleciona algumas das melhores mães que já passaram pelo cinema:

  • Mrs. Bates, Psicose

A famosa mãe de Norman Bates, que rendeu uma das maiores catarses cinematográficas, ao descobrirmos sua predominância na mente do psicopata.

mother-psych

  • Laura, O Orfanato

Laura não consegue viver sem saber o paradeiro de seu filho. A partir do seu desaparecimento, a personagem de Belén Rueda se torna o nosso caminho pelos “submundos” presentes na narrativa e sua busca incansável por paz.

laura-orfanato

  • Nancy/Heather Langenkamp, A Hora do Pesadelo 7

Disposta a proteger seu filho do que lhe assombrou a carreira, na obra-prima metalinguística de Wes Craven, a atriz tenta esconder o pesadelo de si e Dylan, tornando-se a mãe/mulher super protetora que destoa da garota do primeiro filme.

heather-langenkamp-hora-do-pesadelo-7

  • Mãe, Boyhood

Durante 12 anos, Patricia Arquette vivencia quase por completo as inúmeras facetas de uma mãe que precisa ter uma carreira/criar seus filhos/ envolver-se romanticamente. O resultado é inesquecível.

boyhood-arquette

  • Amelia, O Babadook

Desesperada pela ausência da figura paterna na sua vida e na de seu filho, Amelia embarca numa insana resistência ao personagem-título, que rende a sua aceitação final de protetora do lar. Fantástico.

babadook-amelia-mother

  • Mãe, Mother – A Busca Pela Verdade

Outra mãe que não poupa esforços para chegar aos seus objetivos, a Mãe interpretada por Kim Hye-Ja nos insere na dor de ver seu filho acusado de um crime e sua busca pela inocência dele.

Mother-movie

  • Sara Goldfarb, Réquiem para um Sonho

Burstyn na pele de uma obcecada mulher por aparências se esquece de sua saúde mental, ao passo que é a maior proximidade que tem com seu filho.

requiem-for-a-dream-mother

  • Rosemary Woodhouse, O Bebê de Rosemary

A mãe do filho do demônio. Nada mais precisa ser dito.

RosemarysBaby-Mia-Farrow-Paramount

  • Ellen Ripley, de Alien

A moça foi a única sobrevivente de uma nave que entra em colapso, lutou contra criatura temíveis e ainda deu à luz a um desses monstros.

ellen-rypley-baby

  • Sarah Connor, Exterminador do Futuro

Não apenas cria o homem que defenderá a humanidade da invasão das máquinas, mas é o exemplo de força no segundo exemplar da franquia. Uma das melhores (e mais complexas) personagens femininas do cinema.

sarah-connor

Outros filmes com mães memoráveis: 

A Bela e a Fera; Quarto do Pânico; Filhos da Esperança; Forrest Gump; Invocação do Mal; De Volta para o Futuro; Pânico; Juno; Harry Potter; O Vencedor; O Chamado; Carrie; Minhas Mães e Meu Pai; Sexta-feira 13; O Exorcista; O Poderoso Chefão.

Um grande abraço e até breve!

Envie seu Comentário