Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Recuperar aparelhos danificados pela água

15 de fevereiro de 2013 1

Entrou no mar com o celular no bolso? Derrubou água no notebook? O tablet caiu na pia? Não há motivos para pânico. Se você seguir alguns passos básicos, é possível que o aparelho tenha salvação e volte a funcionar perfeitamente. Não é nem preciso dizer que colocar o aparelho no micro-ondas ou usar secador de cabelo são péssimas ideias, certo?. Então preste atenção nas dicas a seguir e lembre-se delas quando e caso algum acidente do tipo venha a acontecer. Boa sorte.

1. Desligue o aparelho e, se possível, retire a bateria. Os danos não são causados pela água, mas sim pelos curto-circuitos provocados por ela. Se aparelho estiver desligado, resista ao ímpeto de ligar para ver se ainda funciona.
 

2. Desmonte o aparelho o máximo possível. Capinhas, chips, cartões de memória, e tudo mais que for removível deve ser retirado.
 

3. Feito isso, use um aspirador de pó com boca estreita no aparelho. A aspiração ajuda a reduzir a umidade. Aspire o aparelho próximo das portas de entrada por pelo menos cinco minutos. Repita a operação mais duas vezes.

 

4. Agora, uma parte que pode parecer estranha, mas é fundamental: coloque seu aparelho em um pote com arroz e mantenha-o ali por 48 horas. O arroz cru serve para absorver líquidos que ainda estejam no aparelho.

5. Depois de 48 horas, retire o aparelho do pote e procure sinais de umidade (tela embaçada, partes ainda com aspecto úmido, etc.). Se houver algum sinal de umidade, deixe o aparelho no arroz por mais algumas horas. Se não houver mais nada, remonte o gadget e ligue-o na tomada. Com um pouco de sorte, ele estará funcionando perfeitamente.

Comentários (1)

  • Vanessa Nunes » Arquivo » O truque do arroz diz: 16 de fevereiro de 2013

    [...] O caderno ZH Digital desta semana traz dicas bem legais sobre como recuperar aparelhos danificados pela água. Passem lá no blog Como Usar para conferir tudinho. [...]

Envie seu Comentário