Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dicas para evitar que os cães façam xixi em locais impróprios

19 de julho de 2012 40

Embora o hábito dos cães de demarcar território seja considerado normal, muitas vezes esse comportamento pode causar constrangimentos ao tutor. É bem comum os cães escolherem grades e portões da casas e prédios para fazerem o seu xixi, atitude que pode criar conflito com a vizinhança. O faro do cachorro é um instrumento fino e delicado, se comparado ao nariz humano. Então, é natural que façam a marcação territorial, urinando nos lugares e objetos para tomar “posse” daquele lugar ou renovar sua propriedade. Essa é uma parte importante da comunicação canina. As mensagens químicas na urina do cachorro contêm muitas informações: onde o cachorro que marcou vive, quanto tempo faz que passou por ali e, no caso das fêmeas, se estão receptivas sexualmente. A marcação territorial também pode ser uma maneira de afirmar dominância. Esse é o motivo pelo qual alguns cães erguem a perna em outros cachorros ou nas pessoas.

O problema todo aqui é o manejo!  O cão não deve mandar na velocidade do passeio e parar o tempo todo durante o percurso.  A solução para evitar xixi na calçada e em lugares impróprios é garantir que você esteja no comando. Toda vez que o animal fizer menção de demarcar na calçada ou nas grades e portões da vizinhança, continue andando e não deixe que ele se aproxime desses locais.  Se for preciso, encurte a guia, mantenha o ritmo e quando seu cão ameaçar demarcar dê um tranco suave (para lhe chamar atenção) na guia e diga “Não!” Mais uma vez, a disciplina ensinada ao cão faz toda a diferença. Pratique exercícios de obediência de maneira humana e positiva e sempre repasse os comandos. Sempre passe pelas portas antes dele e não o deixe pular em você ou subir nos móveis, especialmente na sua cama sem sua prévia autorização. A castração, especialmente antes de um ano de idade, é outro bom preventivo. O cachorro continua protegendo a família e a casa, mas sem aquele desejo de reforçar seu território reprodutivo, ditado pelos hormônios.

Bookmark and Share

Comentários (40)

  • Patricia Sato diz: 20 de julho de 2012

    Arrasou, Ceres! Irei propagar essas orientações suas pelo meu condomínio e entre os amigos protetores e amantes da bicharada. Parabéns pela Coluna da CBN “Patas, pêlos e penas”. Não perco um! ;) Bj, valeu e muito mais sucesso.

  • Francini diz: 20 de julho de 2012

    Quero agradecer por esta dica, muito oportuna, pois estou com este probleminha com o meu caçula. Apesar de ser castrado desde os 8 meses, demarca o território o tempo todo, e está com 5 anos. Vou seguir seu conselho. Obrigada, mais uma vez, por me ajudar a educar meus fofinhos mimados.

  • cleusa maria avila da silva diz: 15 de novembro de 2012

    oi ceres estou com um baita problema, pois o meu cachorro faz xixi direto dentro de casa, e´só ver a porta da cozinha aberta e ninguém por perto que ele entra e faz xixi, vai
    no quarto do meu filho, ou na sala, ou na pia da cozinha, estou ficando cansada de brigar com ele, ele tem um ano e seis meses, você acha que devo castra-lo? me ajude por favor. obrigada.

  • Isabella diz: 22 de novembro de 2012

    Olá Ceres!
    Gostei aqui do site com as dicas,mais gostaria de saber se existe algum produto ou técnica para impedir que os cachorros da vizinhança façam xixi no meu portão.Pois tenho um macho,e pode ser que aconteça dele ficar cheirando essa urina,e contrair doenças… alem de que o portão até mesmo enferruja…
    Abraços! :)

  • Luciana diz: 3 de dezembro de 2012

    Olá Ceres!!!
    Gostei muuito do seu site,e gostaria muito de saber como evitar que meu cachorrinho fique pulando nos vasos de plantas,e derrubando terra para tudo quanto é lado…
    Pois tenho um macho de 3 meses e ele adoora brincar,pular,latir,e ama um carinho!
    Mas,não podemos entrar dentro de casa e deixar ele brincando no quintal que minutos depois ele já esta na varanda,e quando vou ver já está feito!Terra por todo lado.
    E temos que estar sempre varrendo e dando uma bronca pra ver se ele não faz de novo mais nada disso dá certo!
    Tem jeito isso?

    Abraços! :D

  • Claudia diz: 3 de dezembro de 2012

    Oláá,
    Gostaria de saber se existe alguma dica além de shampoos,coleiras,talco…etc.
    Para evitar pulgas e carrapatos em meu cão e minha casa!?
    Abraços e beijos! :)

  • Claudia diz: 3 de dezembro de 2012

    Olá!
    Gostaria de saber se existe alguma dica para evitar pulgas e carrapatos em meu cão e, em minha casa?
    Abraços e beijos! :)

  • Luciana diz: 3 de dezembro de 2012

    Olá Ceres!
    Gostaria muuito de saber,o que fazer com meu macho de 3 meses!Pois ele adora brincar,pular,latir,e ama um carinho…E tambem adora ficar pulando nos vasos das plantas e derrubando terra pra tudo quanto é lado!
    Não podemos entrar em casa e deixar ele brincando no quintal que minuto depois ele já esta na varanda,e quando vou ver já está feito!terra por todo lado…E temos que estar sempre varrendo e dando uma bronca nele pra ver se adianta,mais nada… O que faço?
    Abraços :)

  • Nadia Virginia Santos de Oliveira diz: 5 de dezembro de 2012

    Estou apavorada minha cadelinha e uma york tem 7 anos ja teve cistite,agora ta fazendo desde mes passado xixi, quando vejo ela ta com um lado da perna pra cima toda de xixi,e ela faz xixi normal q nem cadelinha mesmo.toma agua,come.só anda se trancando pra fazer xixi e coco na rua,pq estou mais em casa agora.e quando saio volto ela nao fez nada.ai levo ela na rua ela faz logo.ja estava acostumada sempre faz no jornal,antes de dormi tb faz no jornal, o que devo fazer nao tenho condiçoes de remedios caros.estou desempragada faz 2 meses me ajudem. obrigada.

  • Patrícia diz: 6 de dezembro de 2012

    Bom dia!! Me ajude por favor nao sabemos mais o que fazer pois, temos 3 cachorros e eles nao tem lugar certo para fazer suas necessidades e outra amam fazer xixi no sofá imagina o constrangimento e como esta na epoca de chuva ai nao podemos deixa-los no quintal por que se nao vao ficar fedendo a rabujo. Entao me de uma soluçao me diz o que podemos fazer ou passar no sofá para eles nao fazer mais xixi nos moveis de casa

  • kenia diz: 28 de dezembro de 2012

    BOM DIA CERES! COMO FAÇO PARA MEU CACHORRINHO PARAR DE AVANÇAR ANAS VISITAS, POIS TODA VEZ QUE CHEGA ALGUÉM TENHO QUE FECHAR ELE NO QUINTA,QUASE NÃO LEVO ELE NOS LUGARES POIS TENHO MEDO DELE AVANÇAR NAS PESSOAS! O QUE POSSO FAZER PARA PARAR COM ISSO?ELE É PINCHERS.

  • Margarete diz: 14 de janeiro de 2013

    Ceres, boa noite
    Você poderia me orientar na atitude que devo tomar quanto a uma vizinha: é uma clinica veterinária, a noite fica um dog alemão na garagem latindo a noite toda e na clinica não fica ninguém durante o período, já reclamaram e a resposta da veterinária é: o cachorro late. A minha casa é de esquina, tenho na calçada floreiras a mesma leva o cachorro para passear até a minha floreira para que o mesmo faça xixi, é impressionante a situação da calçada, é um cachorro grande e a quantidade de urina condiz com o tamanho, e o cheiro. Já falei com ela, a situação é delicada, ela ignora.
    Desculpa o desabafo, não sei o que faço, tenho dois cachorros e não deixo que incomodem ninguém, pois quem quer tem que cuidar.
    Agradeço antecipadamente a sua orientação.
    Um abraço,
    Margarete

  • Margarete diz: 15 de janeiro de 2013

    Ceres, boa tarde
    Agradeço a sua orientação, vou procurar o Conselho Regional.
    Um abraço
    Margarete

  • Marilza diz: 19 de março de 2013

    Oi Ceres boa noite, gostaria de saber porqeu o meu cao da raça poodle faz xixi nos travesseiros…em casa temos que ficar quardando, pra ele ñ fazer xixi e ñ é sempre. Obrigado

  • suellen diz: 14 de abril de 2013

    tenho um cachorro tem 4 anos e ele faz muito xixi no portao como faço para ele nao mijar mais no portao?

  • Thiago diz: 23 de abril de 2013

    ola Ceres, tenho 3 cachorros pequenos dentro de casa e um grande fora, porém o pequeno que fica dentro esta muito vadio, ele faz xixi sempre nos mesmos lugares( porta da geladeira,pneu da bicicleta, e a porta que da acesso ao maior cachorro).Todos se dao muito bem, mas ele é o porco haha oque posso fazer para ele parar com isso? é um liaza entao quero uma soluçao porque ja virou porquice. Obrigado

  • Caroline Freitas diz: 24 de abril de 2013

    Ceres, olá!
    Meu cachorro esta com 3 anos, ha aprox. 1 ano ele nao urinava mais dentro do apto, sempre o levamos na rua, antes de sair p/ o trabalho e quando chego, imediatamente, pois me preocupo com sua necessidade.
    O problema é que ha uma semana +ou- ele começou a (acredito que) demarcar território, faz pequenas poças de xixi pelo apto. Começou na cozinha, prox. à pia, na beira da geladeira, e foi se ampliando para a sala, no rack da TV, no meio do nada, no quarto “dele”, bem na beira do sofá que tem lá…. eu o reprimo, já coloquei alguns jornais e mostrei que faça, então, ali. Nao adianta! Parece que é birra, porque foi do nada, do dia para a noite. Não sei o que fazer, estamos pensando em castrá-lo, mas tenho dó. Qual seu conselho? (ele é uma mistura de linguiça c/ fox). Socorroooo! Abç.

  • Bruna diz: 29 de abril de 2013

    Olá Ceres!
    Em primeiro lugar gostaria de dizer que esta página tem me ajudado muito no que diz respeito a educação do meu cachorro, um poodle de um ano e 3 meses. Você fala em xixi como demarcação de território, e eu me identifiquei muito com o que você mostrou ser características de um cão disputando liderança de território.
    Meu cachorro é bem comportado, não late nem chora quando eu saio, mas eu moro sozinha com ele e quando eu saio para trabalhar (pela manhã) ou vou para a faculdade (a noite), ele tem a mania de fazer xixi em lugares super inapropriados! Já tentei desodorizador de ambiente próprio para canis, água sanitária, vinagre com álcool, óleo de citronela e nada resolve… o pior é que eu fico com muita raiva e grito com ele quando chego em casa, então quando meu cachorro escuta a porta abrir corre para se esconder. Já tentei de tudo, reforço positivo não adianta, já verifiquei e ele também não tem problemas de saúde. Ultimamente a solução tem sido tracá-lo no banheiro, mas eu morro de pena e pouco tempo depois ele está fazendo xixi em tudo e espalhando seus brinquedos pela casa. O pior é que ele faz em locais escondidos, e anteontem ele fez xixi nos meus livros!
    Além disso ao passear ele me puxava, mas eu vi que não se deve permitir isso e então seguro a guia curta e não o deixo passar na minha frente, mas isso acaba por me cansar e a ele também, pois ele é muito agitado! Você acha que a castração é uma solução?
    Por favor me ajude, pois eu não quero me desfazer do meu cachorro nem o maltratar. Gostaria de uma solução para que ele entendesse que eu sou a líder da matilha, e parasse de fazer tanta sujeira e me deixar louca! Odeio brigar com ele!

  • Juliana diz: 7 de maio de 2013

    Oii Ceres!
    Adoro esse site para fazer minha perguntas,porem fazia um bom tempinho que não entrava aqui pra tirar minhas dúvidas. Mais agora voltei, e quero te perguntar algo que está me deixando preocupada,e muuuito curiosa…Porque assim,tenho um cão macho,de 8 meses,ele gosta de comer tudo o que se imagina de sapatos até,panos.Mais agora que está com 8 meses não está querendo de jeito algum comer sua ração!Bom,comer ele até come quando bate aquela fome mais ele fica fazendo charminho e enrola,enrola horas e horas pra não comer mais quando ve alguém comendo fica doido.
    Ou seja ele quer nossa comida, e não a dele que é a necessária.Eu não dou nada de carne,arroz,macarrão e outras coisas pra ele, de jeito nenhum!. Então voce poderia me responder o porque dele não estar com a minima vontade da raçãozinha dele?

    Obrigada! : )

  • Marisa Loyola diz: 15 de maio de 2013

    Oi Ceres meu cachorro é um lhasa apso de 10 anos ele faz xixi e cooo no jormal na lavanderia bem direitinho, mas sempre cismou com o pe do sofá da sala, lá sempre fez xixi, já coloquei vários produtos, já fiz várias coisas mas ele acaba voltando lá, hoje estou com uma bebe e isso me encomoda muito pois ela brinca pela sala e quando vejo lá tem xixi no sofa (detalhe antes do nascimento da minha filha ele já fazia isso), o que eu faço o que posso passar para ele não ir neste local fazer xixi?? Já comprei estes produtos caros de pet que repelem, não resolveu!!

    Grata

  • adriana bueno diz: 20 de maio de 2013

    boa tarde Ceres tenho 2 mates em casa um de 9 meses e outro de 5 meses são irmãos, o mais velho começou a marcar território dentro de casa em todo lugar ele fazia todas as necessidades no tapete higiênico de 1 mês para cá ele começou a urinar em todo lugar dentro de casa achei que fosse por causa do pequeno mas já tem 3 meses que o irmão dele esta comigo e só de 1 mês para cá que ele começou com isso, já usei educador, afastador, eliminador de odores e nada adianta.
    Se eu castrasse adiantaria?
    obrigada

  • Angelica diz: 20 de maio de 2013

    Olá!!Tenho uma pergunta a fazer! Tenho um poodle que vai completar 8 meses, ate então ele fazia xixi tipo as fêmeas porem no lugar certo, mas agora ele ta aprendendo a fazer levantando a patinha e ta fazendo nas coisas, tipo geladeira, armários o que devo fazer?? Me ajude please!!!

  • meu nome e marta diz: 22 de maio de 2013

    tenho um filhote de lhasa apso com 6meses ele faz xixi e coco pela a casa toda ela fazia so no sanitário dele agora usa muito pouco o sanitário faz mais pela casa não sei mais oq faze me ajude

  • luciene diz: 23 de maio de 2013

    boa tarde Ceres preciso da sua ajudo meu cachorro tem 7 anos ele pula a janela do meu quarto faz xixi na minha cama no travesseiro do meu marido , no quarto do meu filho , se tiver roupas deles no chão tambem,em sacolinhas plasticas se tiver no chão caixa qualquer coisa diferente que estiver no chão o engraçado que é só do lado masculino que ele faz xixi que devo fazer , aguardo Obrigado

  • Clarisse Tarantino diz: 27 de maio de 2013

    Boa noite.
    Tenho dois machos em casa, um com 3 anos ( Yorkshire) e o outro com 2 anos
    ( Maltês).Sei que entre machos tem a competição por território e estes fazem xixi por toda casa, nos sofás, nos pés das mesas, ao redor das suas caminhas, etc. O que posso fazer para que isso não ocorra mais?
    Abraços.

  • antonio gemilson da silva diz: 27 de maio de 2013

    meu cão tem uns 3 anos, porte médio, mas faz xixi em todo lugar como adestra-lo?

  • antonio gemilson diz: 28 de maio de 2013

    meu cão tem uns 3 anos, é de porte médio e faz xixi em todo lugar, como adestra-lo

  • joselma diz: 4 de julho de 2013

    Meu poodle tem 3 meses e sempre fez xixi e cocô no lugar certo, apendeu no primeiro dia que chegou na minha casa com 51 dias de nascido, sempre fez direitinho, agora só faz no lugar errado. Tenho um gato e sempre que abraço gato e faço carinho isso acontece, pode ser até impressão minha, mas não sei o que fazer para voltar a fazer no lugar correto.

Envie seu Comentário