Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Seu cão está doente? Saiba identificar os sinais

04 de março de 2013 44

Nem sempre é fácil identificar um animalzinho doente, mas alguns sinais são imprescindíveis para que fiquemos alertas: diarréia, perda de apetite, mudança na cor e na frequência da urina, prostração, febre, secreção ocular “esverdeada”, são alguns dos sinais que devemos observar e que não exigem olho clínico para identificar. Claro, quanto mais você conhecer seu cão, mais fácil será. Algumas das coisas a procurar são básicas: comece observando o modo que seu cão olha, age, come e bebe. Por exemplo, pode parecer que ele ganhou peso, mesmo se seu apetite não mudou muito, ou como se estivesse perdendo peso, mesmo se estiver comendo mais. Uma alteração de 10% no peso, que poderia ser tão pouco quanto 1/2 kg em um cão pequeno, é algo que merece levar ao conhecimento de seu veterinário.

As fezes do seu cão são uma pista de sua saúde. Se ele está saudável, o cocô é pequeno, firme e úmido. Fezes secas e duras que fazem seu cão se esforçar na eliminação podem ser um sinal de que ele não está bebendo água o suficiente, ou pode ser uma indicação de outro problema alimentar ou de saúde. Segmentos riscados em formato de arroz nas fezes indicam vermes. Não é incomum que ocasionalmente as fezes sejam moles ou líquidas ou contenham muco ou até mesmo uma mancha de sangue. Porém diarréia, esforço para evacuar, fezes com muco ou tingidas de sangue que duram mais que dois dias devem levar a uma visita ao veterinário. Se o problema de eliminação vier acompanhado de outros sinais – febre, vômito, letargia, perda de apetite, diarréia hemorrágica – ligue imediatamente para o veterinário.

A urina também deve ser observada: se ela tem odor forte, pútrido, alteração da cor (amarelo forte, avermelhada, esverdeada), presença de sedimento (conteúdo arenoso), tempo e posição de micção alterados (muito tempo em mesmo posicionamento, machos não castrados urinando em posição de fêmea), frequência e quantidade de urina alterados (alta frequência, com pouco volume por micção) devem ser considerados e o médico veterinário deverá ser consultado. Lembre-se que os primeiros sinais de doenças renais são: aumento da ingestão de água (polidipsia), aumento da produção de urina (poliúria), coloração da urina clara, apetite caprichoso, vômitos esporádicos e emagrecimento.

Normalmente, sabemos que nosso cão está se sentindo bem quando se atira na comida. Não é estranho, contudo, se ele pular uma refeição ou duas, especialmente em dias quentes. Isso não é algo com o que se preocupar.Porém, se seu cão torcer o nariz para a comida por mais de dois dias é preciso procurar logo um veterinário. Outro ponto importante: um cão que começa a beber muita água pode estar desenvolvendo diabetes ou problemas renais. Você pode não perceber o consumo extra de água facilmente, mas deve poder perceber o aumento na quantidade de urina. Ele estará produzindo quantidades muito maiores de urina e terá que sair com mais frequência.

O pelo também deve ser observado: um cão saudável tem uma pelagem espessa e brilhante. Uma pelagem opaca ou com partes ásperas, secas ou peladas é um sinal de que algo não está bem. O problema poderia ser o tipo de comida que seu cão está recebendo, uma alergia a pulgas ou outro problema de pele. Seja qual for o caso, o conselho de seu veterinário o ajudará a colocar seu bichinho de volta na linha.

Um sinal mais sutil de enfermidade é a prostração ou letargia. Um cão letárgico pode não mostrar interesse em sair para um passeio, mesmo que esse seja normalmente o ponto alto de seu dia. Ele não quer brincar, nem mesmo seu jogo favorito. No entanto, algumas vezes a letargia pode ser atribuída a um dia quente, a ficar dolorido após uma longa caminhada extra, ou simplesmente por se sentir mal-humorado. Se isso continuar por mais de dois dias, contudo, fale com seu veterinário.

Outro sinal familiar e não tão sutil de enfermidade é o vômito. O vômito é menos dramático no mundo canino do que no nosso, e os cães vomitam deliberadamente para se livrar de algo que não é bom para eles. O vômito brando e ocasional normalmente não é nada com o que se preocupar. Mas se seu cão vomitar frequentemente ou várias vezes seguidas, tiver febre, parecer deprimido ou com dor, ou tiver sangue no vômito ou este for forçado, você deve ligar imediatamente para o veterinário.

Primeiros sinais de alerta para doenças

Os sinais a seguir podem indicar problemas potencialmente graves. Se você perceber qualquer um desses sintomas, deve ligar imediatamente para seu veterinário e marcar uma consulta.

  • O cão parece cansado ou preguiçoso.
  • Tem dificuldade em urinar ou está urinando mais que o normal.
  • Está arrastando ou correndo com o traseiro no chão. Ele pode ter vermes, suas glândulas anais podem estar bloqueadas entre outros problemas orgânicos.
  • Está bebendo mais água que o normal.
  • Não quer comer e perde mais de duas refeições.
  • Come muito, mas está perdendo peso.
  • Está babando demais. Pode estar com problema de dentes ou gengivas, ou pode ter engolido algo venenoso.
  • Suas gengivas estão vermelhas ou inchadas.
  • Seus olhos estão embaçados ou vermelhos, está coçando os olhos ou tem muita secreção no olho.
  • Está ofegante ou com respiração curta.
  • Demonstra medo ou choraminga quando é tocado.
  • Tem algum tipo de inchaço em seu corpo.
  • Vomita, tem ânsia, espirra ou tosse repetidamente.
  • Sua pelagem está dura ou opaca.
  • Não é castrado e tem corrimento vaginal.
  • Tosse ou vomita com sangue.
  • Tem febre.

Bookmark and Share

Comentários (44)

  • Kátia diz: 27 de maio de 2013

    Olá,
    minha família está passando por uma situação estranha. Minha mãe tem um quintal grande, temos 4 cadelas, e a mais velha está para fazer 12 anos em setembro. Ela tem tumores nas mamas, e começou a ter convulsões. Levamos no veterinário, e ela está tomando Fenobarbital, só que com isso ela está com dificuldades para andar, inclusive urinou deitada, está mal, porém continua comendo e bebe bastante água. A segunda cachorra mais velha parece estar sentindo algo, não sabemos se é medo, ela vê a mais velha e parece querer fugir dela, esses dias meu irmão a encontrou presa por trás de uma árvore, talvez estivesse fugindo da cachorra que está doente. A terceira cachorra, que é a maior de todas, a vê e começa a rugir, o pelo eriça e parece querer brigar com a doente. O que ocorre com elas???

  • Berenice diz: 21 de junho de 2013

    Meu cão, um labrador , há dias que não come. Ele comeu lixo e ficou entoxicado, vomitou e não comeu mais…Bebe muita água, dorme muito, está triste e fraco, tomou medicamentos, mais nada adiantou, ele tbem tem secreções nos olhos. Comecei um novo medicamento via oral, ele vomitou tudo. Dormiu muito, mais pediu comida, comeu pão com carne cozida, aos poucos. Isso tem quaze 3 semanas, ele não sara…O que devo fazer???

  • Paulo Henrique diz: 29 de junho de 2013

    Minha cachorrinha (poodle mini) já é bem velhinha e de uma hora pra outra ela passou de um estado bem para mal. Ela tossia de vez em quando, como se a garganta tivesse seca, alguns dias atrás ela tossiu mais forte (parecendo que se engasgou com a saliva) e acabou desmaiando por falta de ar. Desde então desencadeou uma série de situações na qual ela nunca passou. Começou a comer menos (ela tem poucos dentes e já fez tratamento e retirada de dentes, porém ainda tem a gengiva bem prejudicada), beber maior quantidade de água e urinar mais frequentemente (com pouca e muita urina, vaira bastante) e defecar com menos frequência e numa dificuldade enorme.
    Pude perceber que em alguns momentos ela parece sentir dor, acredito que seja estômago ou bexiga. Mas sinceramente o que mais me surpreendeu foi essa “enxurrada” de problemas que ela nunca teve.

    Uma coisa que gostaria de deixar muito bem expressada aqui é o fato de ter aprendido muito tarde como cuidar do cachorro. Sempre dei comida (resto de almoço, janta…), doces (bolacha, pão com café, etc…) e nunca fui de sair muito pra passear com ela. A curto prazo isso não prejudicou o animal, mas ao longo desses 15 anos que ela está vivendo, esses últimos são o pior dela. Tudo que foi feito de maneira incorreta está refletindo agora no final da vida dessa minha “companheirona”. É TRISTE dizer isso, mas eu que era pra ser o melhor amigo dela, acabei sendo o principal causador de uma série de problemas que ela está passando no momento e sei que infelizmente ela não terá um final de vida no mínimo agradável, que eu poderia retribuir.

    No mais resumo que se for ter um bicho de estimação, trate como um amigo e/ou irmão.

    Obrigado pela atenção e parabéns pela matéria.

  • vanessa diz: 5 de julho de 2013

    Tenho um machinho de poodle toy,e já faz um tempo que de vez enquando ele começa a fazer xixi pelo caminho tentando sair para o quintal e não consegue,vai fazendo xixi pelo caminho como se fosse uma fêmea,achamos que fosse para chamar a atenção,porque ele já fez outras coisas para chamar a atenção,mais ha alguns dias ele vomitou muito,e percebi que ele está bebendo muita água,hoje ele começou a fazer ânsia denovo e uns ruídos estranhos como se tivesse algo doendo,vou leva-lo no veterinário,mais resolvi procurar algo para ver se era muito sério,devo me preocupar?

  • Gabriella Gomes diz: 12 de julho de 2013

    Tenho uma Pequinês e ela tem apenas 10 meses. Ontem ela tava tristinha e com febre dei um remédio via oral a ela e melhorou, só que hoje ela acordou pior… Não come, não bebe água, está vomitando e sempre está com febre. Tentei dar um soro caseiro a ela mas ela não quis ingerir, hoje dei um remédio para febre e ela vomitou. E também quando ela abre a boca ou solta pum sai um fedor muito ruim dela. O que devo fazer? Será que o caso dela é grave?
    Por favor me ajude…
    Desde de já agradeço pela sua atenção.

  • Matheus Henrique diz: 17 de julho de 2013

    Meu amigão é da raça Rottweiler , ela ta muito triste e bastante fraco também , fica muito tempo em pé a maioria das vezes fechando o olho , mesmo assim nao deita , está muito magro também , pode ser algo como os restos de comida qe estou dando a ele ?
    AGRADEÇO DEZ DE JÀ
    ESTARÀ AJUDANDO MUITO !!!

  • viviane diz: 20 de julho de 2013

    tenho uma cadela de 4 anos e ha dois meses atras ele estava acima do peso,e de la p ca,ele emagreceu muito rapido,so q ela come bem,ate alem do q comia,e bebe muita agua ,uns 4 ou 5 litros por dia,fezes normal,e urina mais,o q deve ser?

  • Natalia diz: 27 de julho de 2013

    meu labrador de 2 anos estar doente a mais de 1 mes. o primeiro sintoma dele foi otite,cuidamos. mais agora ele nao quer beber agua(come “normal” pq cm ele nao tem muita força temos q levar praticamente ate a boaca dele a comida.) e ta muito fraco quase que nao se aguenta em pé. por favor me ajude.

  • Joelma diz: 8 de agosto de 2013

    Olá,

    Meu cachorro da raça fila, está emagrecendo muito e suas fezes estão escuras, sua gengiva está meio palida. Levei ao veterinário e ele me informou que poderia ser doença do carrapato, já que meu cachorro, mas que antes de pedir os exames iria entrar com ferro ( ferroffod, 1x dia e aminomix 4 comprimidos 1x dia, 30 dias), desde então ele come, mas logo em segui vomita toda a ração, tudo inteiro, como se não tivesse mastigado (ele sempre teve essa mania). Então resolvemos mudar de ração, mas não adiantou, ele não quer comer, mas se misturar com alguma coisa ele come, mas passa mais ou menos meia hora e ele vomita tudo. Ele está bebendo muita água, principalmente depois que vomita, reparamos tbm que ele está urinando mais que o normal, e parece meio embaçada a urina. Vou leva-lo no veterinário novamente. Mas o que será que ele deve ter?

  • Rayssa diz: 8 de agosto de 2013

    Tenho uma cachorra (vira lata) ela anda bem diferente, ela tem um brinquedo que antes não dava a minima; mais de uns dias pra cá ela não larga o brinquedo nem deixa ninguém chegar perto desse brinquedo, só que chora quase o tempo todo e sempre com esse brinquedo na boca, ela tenta cavar buraco pra colocar mais não consegue e começa a choramingar, só que isso ta virando rotina, e ela não era assim, nem se quer dava a minima pra esse brinquedo, ah e também não ta se alimentando direito as vezes ela só cheira a comida e as vezes ela só come um pouco, eu não sei o que ela tem,só sei que ela anda muito estranha. por favor me ajude a desvendar esse mistério … desde já agradeço!

  • gabryella diz: 26 de agosto de 2013

    MEU CÃO ESTAVA DOENTE, ANTES ELE ERA GORDINHO BRINCALHÃO, GOSTAVA DE QUEBRAR TUDO, MAIS AO PASSAR DO TEMPO ELE COM UNS 5 MESES DE VIDA AGENTE TEM UM QUINTAL CHEIO DE PLANTAS E ARVORES, E ANTES QUANDO AGENTE COLOCAVA COMIDA PARA ELE PARECIA UM ESFOMEADO, ERA UM CACHORRO MUITO SADIO. DEPOIS DE UM TEMPO ELE COMEÇOU SEM QUERER COMER SEM BEBE ÁGUA ATÉ TENTEI DAR OUTRAS COISAS MAIS ELE NÃO COMIA COMECEI DA UM ANTITÓXICO, COM UNS 3 DIAS QUE ESTAVA DANDO ELE CONTINUAVA SEM COMER, COM A ABARRIGA E OLHOS AMARELOS SEM APETITE, TRISTE, OLHOS REMELANDO ETC. PASSOU 6 DIAS E QUANDO EU ME ACORDEI QUE FUI ELE, ELE ESTAVA MORTO… AS VEZES FICO PENSANDO EU DEVERIA TER CUIDADO MAIS DELE..

  • Karen diz: 26 de agosto de 2013

    Bom dia, acabei de achar um cãozinho, ela é da raça labrador misturada com outra raça, tem uns 2 ou 3 meses, deu a 1º dose do remedio de verme para ela, e no primeiro dia ele fez coco com algo que parecia umas raizes brancas fininhas, e tinha varias, o que pode ser isso? Desde já agradeço.

  • Fábio diz: 27 de agosto de 2013

    O meu cão está muito parado e ele um dia vomitou 10 vezes seguidas e não come nem bebe. Por favor ajudem-me tenho medo que ele morra.:(

  • Fernanda diz: 1 de setembro de 2013

    Ceres,

    Tenho uma filhotinha de lhasa de 2 meses, comparando-a com o meu outro cachorrinho, um maltês de 1 ano, percebo que ela bebe muito mais água e faz xixi com maior frequencia (nem sempre em grande quantidade) do que ele, seja agora ou quando ele tinha a idade dela.
    Qual é aproximadamente o volume de água que um filhotinho ingere? Eles ingerem mais água ou bebem água com maior frequencia que os cães adultos?
    Sei q o lhasa tem predisposição para doenças renais, por isto estou muito preocupada. Gostaria de ter um parâmetro para avaliar se ela realmente está ingerindo e eliminando muito líquido.
    Grata por sua atençao. Parabens pelos posts e pela atenção que nos dá.
    Fernanda.

  • Aline diz: 3 de setembro de 2013

    Minha cachorrinha esta fazendo muita forca ao defecar acredito q ela possa estar ressecada, mas ela tem 23 dias e nao quer beber agua e as vezes ela apresenta muita preguica, e quando ela estava tomando leite estava gordinha agora começou a comer raçao que eu faço uma papinha ai ela emagreceu muito e normal.Estou preocupada

  • carolina de freitas diz: 6 de setembro de 2013

    Boa noite! Nos adotamos uma cadelinha viral ata em um abrigo ela esta na casa da minha mãe desde terça feira final de tarde .Na quarta ela saiu pela manhã com a moça para passear e fez xixi na rua normalmente e no período da noite também fez muito xixi no tapete para pipi rs Na quinta fez na rua uma só vez .Na sexta não fez nenhuma vez , ela não apresente febre nada estamos dando ração royal canin .Ela esta bem animadinha mi parece feliz mais estou preocupada.

  • michele diz: 9 de setembro de 2013

    Tenho um cachorro labrador adulto,de uns dias pra ca ele as fezes dele saia a primeira com um pouquinho de sangue e verme e depois nao mais,só que desde de ontem ele não come nem bebe agua e as fezes estão duras e sem sangue,mas ele nem levanta.

  • aline pasda estercio diz: 9 de setembro de 2013

    oi!!
    minha cadela parou de andar o veterinário disse que é cinomose porém ela não apresenta os outros sintomas de cinomose pois esta comendo não vomitou e responde quando nos chamamos o coco esta bem
    Parece uma fraqueza ela so move a cabeça
    o que posso fazer??

  • Mayla diz: 13 de setembro de 2013

    Boa tarde!
    Minha cadela foi diagnosticada com erliquiose e o tratamento indicado foi o enrofloxacino. Porém li que este medicamento é ineficaz pata esta doença, sendo mais indicado a doxiciclina e tetraciclina. O que você acha? Ela está sem movimento nas patas traseiras e não está fazendo cocô. Está tomando água mas dando comida com seringa. Xixi está fazendo normalmente. Obrigada.

  • Renato Tropéa diz: 14 de setembro de 2013

    Minha cachorra parou de comer porque teve que fazer uma operação contra câncer e agora não come mais nada tentamos dar comida , mas não come uk fazer

  • Hugo diz: 15 de setembro de 2013

    boas…tenho um pit bull com 7 anos e ele desde ontem à noite e hoje tem tido umas atitudes estranhas, anda sempre de um lado para o outro em casa e no quintal e assustado, só se sente bem ao meu lado! às vezes esta a dormir e acorda derrepente assustado a olhar para trás (para a zona do ânus) e volta a sair a andar de um lado para o outro…o que poderá ser?? ajudem-me por favor…é caso para o levar ao veterinário?

  • Silvio Cesar diz: 21 de janeiro de 2014

    boa tarde! tenho uma cadela de 9 anos, domingo dia 19/01/14, teve que fazer uma cirurgia de castração, notei que 02 dias para cá ela não come nada, só bebe muita agua e não esta urinando, o que pode ser, espero que me ajude.

  • Natália Genelice da Silva diz: 25 de maio de 2014

    olá, meu nome é Natália, tem um filhote, de 3 meses, que era nosso e foi vendido pra um vizinho, ontem o filhote começou a apresentar fraqueza nas pernas, ele come, bebe, brinca, porém não tem forças para andar. O que pode ser?

  • Raquel diz: 26 de maio de 2014

    Tenho uma Labrador de 2 meses, desde que a pegamos ela tem feito muito cocô e muito xixi, a maioria dos cocos com muita verme. Passados 15 dias repetimos a dose do vermífugo, as vermes ainda estão sendo liberadas, será que é normal? Porque tantas vermes?
    Outra questão é: porque os olhos dela ficam vermelhos quando ela acorda?

    Abs, muito obrigada!

Envie seu Comentário