Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Leitor dá novos esclarecimentos sobre linguado

26 de dezembro de 2013 4

por Randolfo Christiano Köster,
Joinville

Com relação à resposta do sr. Ronaldo Teixeira à carta do sr. Luiz Hille, cabe o seguinte comentário: primeiramente, o alabote (qualquer que seja a curvatura do dente, que, para quem compra, não faz a mínima diferença) é da família dos Pleuronectiformes. Já o linguado e o solha (assim mesmo, não é folha) são da família dos Cignoglossideos.

Assim, não são peixes iguais e muito menos o alabote é um linguado. O nome linguado vem da sua forma de “língua”’, que, no caso, do alabote, após a transformação (ele nasce como os outros peixes e o olho direito migra através da cabeça, adquirindo a forma final após adulto, depois de seis meses, a parte branca onde fica localizado o olho esquerdo escurece adquirindo a forma final), fica parecido com um linguado. O alabote não existe em águas do Brasil e a sua venda é feita por importação.

Quando for ao mercado de peixes (qualquer que seja) e na plaqueta estiver escrito “filé de linguado” e for alabote (seja qual for a curvatura do dente), tenha certeza de que estão lhe vendendo gato por lebre. E, desta forma, infringindo o Art. 6º incisos 3 e 4 do Código de Defesa do Consumidor. O que falta, mais uma vez, é fiscalização.

Comentários (4)

  • Maria Raquel Moreno Rodrigues diz: 19 de julho de 2014

    Gostei mto do esclarecimento acima, pois
    Não conhecia o Peixe Alabote, fui procurar
    informar tanto a informacao como o peixe
    e amei !

  • Vera silva diz: 10 de fevereiro de 2015

    Ontem (09/02/2015) aconteceu isso no Supermercado mundial do Bairro de Fátima. O locutor falava que era linguado e na embalagem estava escrito alabote. Cuidado com esse supermercado, não tem nenhum compromisso com o consumidor. Lamentável.

  • Aluizio Chambarelli diz: 9 de abril de 2015

    Realmente eu vinha comprando o alabote como se fosse linguado, e apesar da diferença na textura da carne, o linguado bem branquinho e em filés geralmente pequenos, o filé do alabote é muito saboroso frito ou assado. O que me deixa com dúvidas é em relação a procedência (de onde é importado), e se existe algum tipo de contaminação no peixe, como foi divulgado sobre o filé do Panga.

  • Antonio Angeiras diz: 25 de maio de 2015

    Todos os supermercados inclusive os considerados mais chiques (Zona Sul e Pão de Açucar) estão empurrando esse tal de alabote, como sendo um ” linguado do ártico. Ora o verdadeiro linguado é um é um peixe de águas oceânicas tropicais e nada tem a ver o alabote. Há nos mercados uma enxurrada de peixes importados da China, alguns muito ruins (a carne do alabote é horrorosa) ou, ocasionalmente, contaminados com vermes (panga). As autoridades nada dizem sobre essa prática.

Envie seu Comentário