Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Projeto doa equipamentos para o Naipe em Joinville

17 de dezembro de 2014 0
Assistiva

Ao longo do ano, quase 40 equipamentos foram doados pelo projeto Assistiva

Na tarde desta segunda-feira, o projeto de extensão Assistiva – Tecnologia para Inclusão Social, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc em Joinville, realizou mais uma doação de equipamentos desenvolvidos pelo projeto, desta vez para o Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial (Naipe).

O grupo repassou para a instituição três notebooks, um tablet e dez mouses inclusivos, que foram fabricados com verba proveniente do Ministério Público do Trabalho (MPT). O projeto, que já existe há dois anos,conta com a participação de 11 estudantes e três professores do departamento de engenharia elétrica. O coordenador do projeto, professor Marcos Fergütz, explica que os recursos são provenientes de multas pagas por empresas ao Ministério do Trabalho, que são revertidas para fins sociais.

Segundo Marcos, as atividades são realizadas em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) e têm o objetivo de contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência por intermédio do desenvolvimento de equipamentos de tecnologia assistiva, proporcionando maior independência e qualidade de vida para as crianças atendidas.

Para os estudantes de engenharia elétrica Maicom Pedroso e Matheus Constantino Orige, a experiência de participar do projeto e entregar os equipamentos em mãos para as crianças foi gratificante.

– O mais importante é que podemos unir os conhecimentos técnicos que aprendemos em sala com a prática. Acreditamos que projetos como esse estimulam o desenvolvimento social e crítico de nós alunos – afirma Maicom.

Ao longo de 2014, quase 40 equipamentos foram doados pelo projeto Assistiva para instituições de Joinville. Os pacientes beneficiados têm dificuldades intelectuais e motoras e foram definidos pelo próprio Naipe, com base em critérios técnicos e socioeconômicos. Também foram contemplados a Associação de Reabilitação da Criança Beneficente (ARCD) e a Escola Básica Professor João Rocha.

Envie seu Comentário