Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fies, o fim de um sonho

16 de abril de 2015 9

Darci de Matos, deputado estadual

Nos últimos anos, muitos jovens alcançaram o sonho de cursar o ensino superior graças ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Este programa do Ministério da Educação (MEC) financia a graduação de estudantes universitários matriculados em instituições não gratuitas. O número de interessados cresceu dez vezes, atingindo 700 mil beneficiados no final do ano passado. No entanto, neste início do novo mandato da presidente Dilma Roussef, o sonho dos estudantes virou pesadelo.
Dentro das medidas do ajuste fiscal anunciadas por Dilma, algumas estão relacionadas ao financiamento estudantil.  A primeira ducha de água fria aconteceu quando o governo federal determinou que os estudantes que queiram solicitar o Fies precisarão ter obtido 450 pontos ou mais no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Também ficou estabelecido que as faculdades ou universidades que deram reajustes nas mensalidades acima de 6% não poderiam participar do Fies. Esta é uma prática cruel, que atinge os alunos que não tiveram nenhum envolvimento nas decisões relativas aos valores de suas mensalidades escolares. Há outras maneiras do governo conter os abusos das empresas de ensino neste quesito.
Não menos trágica foi a forma usada pelo MEC para conter o acesso ao Fies: não oferecendo condições adequadas para fazer a matrícula pela internet, único meio possível. Foram mostradas nos noticiários cenas da angústia dos alunos que estavam há mais de um mês tentando acesso ao site do Fies sem sucesso. Muitas famílias tiveram que buscar empréstimos nos bancos.
Não é desta maneira que os jovens devem ser tratados. Como o governo não oferece ensino gratuito para todos nas faculdades, esta parcela de estudantes de famílias mais humildes busca a única alternativa que lhes resta, o Fies. E o que se vê do outro lado do balcão é uma insensibilidade e uma incompetência sem tamanho. Por favor, não roubem os sonhos da nossa juventude.

Comentários (9)

  • Maurício diz: 16 de abril de 2015

    Na verdade o FIES não existe mais, acabou!, nem tudo dura pra sempre.

  • Gizele diz: 16 de abril de 2015

    Pois é o ministro da educação falou que ninguém vai ficar sem fazer o FIES pois é eu estou para concluir a inscrição da minha filha e não estou conseguindo, até quando vai ficar com o site assim ???? pois se não liberar pra eu poder concluir vou ter que tirar ela da faculdade estou desesperada fico dia inteiro sentada em frente ao computador e agora estou de madrugada pra poder ver se libera pra eu concluir……

  • adriana cavalcanti soares diz: 16 de abril de 2015

    me sinto angustiada em ficar na espera todos os dias e madrugadas esperando concluir uma inscrição, quando no fundo eu sei que estou perdendo meu tempo , pois o governo ta é mas uma vez nos enganando com essa estoria tente que vc consegue, isso é uma humilhação e descaso com os brasileiros que querem se preparar para um futuro melhor, hj mas uma vez vou ligar para o 0800 do MEC quero ver qual desculpa vão me dar hoje.

  • rafael diz: 16 de abril de 2015

    Isso realmente é decepcionante para nós jovens que não tem condição de pagar querer cursar uma faculdade através do fies, eu tentei até a primeira semana de abril fazer a inscrição na internet mais resolvi desistir porque estaria perdendo mais tempo achando que ia conseguir, tranquei a faculdade com muito aperto no coração com um sentimento horrível de derrotado, mais fazer oque se o governo resolveu prejudicar não só os jovens com essas novas leis mais também todos os brasileiros com varias novas leis criadas, restrições e impostos altos. pra quem ainda esta tentando , boa sorte . Ano que vem tentarei de novo.

  • Renan Paiva diz: 16 de abril de 2015

    Belissimo texto que retrata a dura realidades dos estudantes que nao sao amparados e vivem na espera de um pseudoprograma,sendo os mais prejudicados com cortes e mais cortes.Sabias palavras,

  • jorge eduardo diz: 17 de abril de 2015

    Cansado de ficar na frente do computador 7hrs por dia, madrugadas sem dormir, sem saber se vai da certo o tao esperado FIES, mesmo assim mantendo a fé de que ate o dia 30/04 possamos conseguir continuar com os nossos SONHOS. Sou academico de engenharia de produção, tentando o novo contrato do FIES, na minha turma tem menos da metade do que tinha quando começamos, é triste ver seus colegas desistindo dos seus SONHOS, sem motivo para continuar. Não queria sair do meu curso pois gostei muito é tudo o que eu sempre quis, mas se o FIES não der certo, não poderei continuar com o meu SONHO, e creio que varios outros JOVENS ESTUDANTES BRASILEIROS tambem não poderão continuar com seus SONHOS, nossos SONHOS. Pois tudo que eu, nós mais queria era que o FIES não nos abandonace, o governo não nos abandonece.
    #FIESnãoquebrenossaspernasPFV

  • at@davi diz: 17 de abril de 2015

    o engraçado disso tudo é que o ministro vai corta gastos para educação,
    mas não pode faltar dinheiro para a copa do mundo,não pode faltar dinheiro para as
    olimpiadas de 2016.
    imagina o tanto de educação que essa limpiada vai trazer……..
    fica a dica

  • Neta Oliveira diz: 19 de abril de 2015

    Cadê o Fies? fico toda a madrugada em frente do computador e não consigo concluir a inscrição de minha filha. Isso é um grande desrespeito com os estudantes que querem estudar este fies virou um pesadelo para todos os estudantes e famílias que perdem seu precioso tempo e o governo não dá nenhuma solução. O fies é mais uma enganação estou decepcionada pois estou tendo gastos com minha filha, se não conseguir o fies ficaremos no prejuízo.

  • marcelo alves diz: 18 de maio de 2015

    no dia q a população se educar o Brasil entra em guerra civil. o povo é burro ñ enxerga a um palmo do nariz… os protestos de 2014 foram apenas um relapso… se o povo se educar como o governo vai manobrar a política a favor deles mesmos ??? ninguém esta preocupado com pobre nesse pais… pensa ai se todos entendessem o que eles fazem com dinheiro público, dinheiro nosso… NINGUÉM VE MAS TODOS NOSSOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS SÃO NEGADOS…. O QUE O GOVERNO FEZ FOI RETALHAR…

Envie seu Comentário