Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Exemplos de transformação

29 de janeiro de 2016 0

Aluisio Vieira, Médico

Os momentos de caos social são sempre acompanhados da desesperança, da baixa estima coletiva e de sofrimento físico e mental. Tem sido assim, diz a História, desde o início da humanidade. Esses períodos também são associados a grandes transformações comportamentais e, às vezes, geográficas. Foi assim nas grandes crises financeiras, em desastres ambientais e nas guerras. Esses eventos colocam em risco nosso maior patrimônio: a vida.

Felizmente, é nesses momentos em que a humanidade mostra seu lado mais sombrio, que também aparecem sua antítese na forma de grandes exemplos de bondade.

No gueto da Varsóvia, Polônia, invadida pelo expército alemão de Hitler, apareceu Irena Sendlerowa, assistente social que salvou crianças da morte certa. Ela entrava nas áreas de risco com a desculpa de limpar esgotos e tirava os pequenos de lá em sacos plásticos e bolsas de ferramentas, colocando-os em lugar seguro. Os nomes e demais informações eram escritos em pequenos papéis, postos em uma jarra, que era enterrada no quintal. Foram mais de 2,5 mil vidas salvas pela mulher.

O episódio ficou conhecido como “as crianças da jarra” e, quando revelado, deu origem à instituição chamada Life in a Jare (vida em uma jarra). Mais próximo de nós, apareceu a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, nascida em Forquilhinha, Santa Catarina. Ela aceitou o desafio de diminuir a mortalidade infantil causada por patologias facilmente evitáveis usando criatividade, informação e muito amor ao próximo. Estava criada a Pastoral da Criança, onde voluntários eram treinados para ensinar mães a usar o soro caseiro e, assim, evitar que seus filhos morressem de diarreia e desidratação.

Envie seu Comentário