Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Saiba como agir em caso de roubo, furto ou perda do seu Smartphone

19 de novembro de 2014 0

Em muitos casos, a tecnologia pode agir a favor de quem teve o celular roubado, furtado ou perdido. Talvez não tenha como recuperar o aparelho, mas inutilizá-lo é possível. Existem procedimentos para os casos acima citados. A notícia de que furtos e roubos de celulares lideram os registros de ocorrências policiais em Porto Alegre traz a preocupação em proteger os dados dos aparelhos.

17050591

 

Com o celular sendo um objeto de desejo e de fácil liquidez no comércio e principalmente no mercado informal, muitos bandidos estão de olho em qualquer deslize dos usuários.O uso do celular na rua, em parques pode fazer do usuário um alvo dos bandidos.

Veja lista de 6 aplicativos grátis que protegem seu smartphone
Leia outras notícias do Blog Conecte no site da Gaúcha

Em casos de perda, furto ou roubo do smartphone têm algumas medidas a serem tomadas que protegem informações importantes, como lista de contatos, dados e fotos pessoais. Recorrer imediatamente à operadora e bloquear o aparelho é uma boa dica. fazendo isso quem furtou ou roubou o celular vai perder acesso e acabar saindo em desvantagem. Um registro na polícia também deverá ser feito. Existem aplicativos que mostram a localização do aparelho a até fotografam a pessoa que está utilizando o celular. As fotos vão parar no e-mail do proprietário. Para isso é necessário fazer os cadastros antes ou baixar os aplicativos.

O programa Gaúcha Repórter ouviu o especialista, delegado em crimes cibernéticos e membro do conselho superior de polícia, Emerson Wendt. Ouça as dicas:

O que é o IMEI?

Os aparelhos possuem um código contra furtos e roubos, que nada mais é que uma identificação internacional de celulares. Cada aparelho tem seu código, conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity), ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel. O IMEI pode ser facilmente encontrado sob a bateria de seu aparelho, na nota fiscal, na etiqueta da caixa do produto e até mesmo no próprio smartphone, na tela.

Para descobrir o IMEI, basta digitar como se fosse fazer uma ligação esse código *#06# e pronto. O número que aparecerá na tela corresponde ao IMEI de seu aparelho. Esse comando funciona em qualquer aparelho atual. Ao bloquear o IMEI, simplesmente acontece o bloqueio total do celular.

Informando a operadora

Ao entrar em contato com sua operadora para informar a perda ou roubo do aparelho, é necessário apresentar o IMEI e o registro da ocorrência da polícia. Ao tentar utilizar o celular, o infrator apenas encontrará uma mensagem de “aparelho bloqueado”, sem ter acesso a nenhum conteúdo do dispositivo. O aparelho se tornará inutilizável, e o prejuízo amenizado.

A importância do backup

Em função do risco de assaltos, furtos e esquecimentos fazer backup de dados no computador é necessidade básica.

Siga @mraphaelli

Comments

comments

Envie seu Comentário