Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Após mais de 24h, WhatsApp derruba bloqueio do serviço determinado pela Justiça

03 de maio de 2016 1

Por Mateus Ferraz e Michelle Raphaelli

17971016

O WhatsApp conseguiu derrubar a liminar que determinou o bloqueio do serviço no país por 72 horas. Duas decisões apontam para este sentido: uma da Justiça Federal de São Paulo e outra do próprio Tribunal de Justiça do Sergipe. Com isso, o programa deve ser liberado ainda na tarde desta terça-feira (3).

Decisões

O juiz federal Ali Mazloum manda a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinar as operadores para que derrubem o bloqueio ao aplicativo. Além da própria Justiça Federal paulista utilizar o Whatsapp para intimações, o magistrado afirma que “No caso de impossibilidade de individualização do desbloqueio (…) deve-se restabelecer o sistema nos moldes anteriores à decisão do MM juiz estadual de Sergipe”.

Já o desembargador Ricardo Múcio aceitou um pedido de reconsideração feito pelo Whatsapp. A decisão vai em direção oposta à do desembargador plantonista Cezário Siqueira Neto, que havia negado liminar do mandado de segurança impetrado pela empresa na tarde de ontem, tentando agilizar a normalização do sistema.

Bloqueio

O bloqueio ocorreu a partir das 14h de ontem, após decisão do juiz de 1º Grau da cidade sergipana de Lagarto, Marcel Montalvão. O motivo alegado foi a negação por parte do Whatsapp de entregar o conteúdo de conversas que embasariam uma investigação sobre tráfico de drogas, que corre em segredo de Justiça.

Operadoras

A reportagem entrou em contato com as operadoras TIM, VIVO, CLARO e OI – todas disseram que estavam trabalhando para reestabelecer o serviço do aplicativo o mais rápido possível. A TIM mencionou que ainda manteria o SMS liberado até a meia noite desta terça-feira. O uso do SMS foi liberado ontem pela operadora, depois do bloqueio do Whatsapp.

Dica

Antes de tentar reconectar seu Whatsapp, verifique nos ajustes ou configurações do seu smartphone o tipo de conexão. Alguns usuários estão nos relatando que o app está funcionando no 3G, 4G ou Wi-Fi. Faça o teste nas três modalidades.

Comments

comments

Comentários (1)

  • Marco diz: 3 de maio de 2016

    Tá explicado porque o juiz estadual de Lagarto/SE não tinha ideia do alcance da sua decisão: lá eles usam sinal de fumaça pra se comunicar.

Envie seu Comentário