
Quando conheci o pessoal da Casa da Cultura Digital de Porto Alegre, imaginei a quantidade de iniciativas legais que poderiam surgir dessa reunião de gente conectada, criativa e bem articulada. O que eles estão ajudando a organizar agora tem tudo para virar um baita evento. É o 24 Horas para o Fim do Mundo, uma sequência de atividades programadas para começar às 18h do dia primeiro de dezembro e ir até o dia seguinte. Diante de tantas brincadeiras (e até especulações de gente séria) sobre a proximidade de uma aniquilação do planeta, a turma decidiu aproveitar o momento para criar um clima de transformação na cidade. Não acabar não quer dizer que tudo precisa continuar como está, certo?
Pois então, a organização colaborativa já está rolando há duas semanas, via ferramentas online como um grupo no Facebook e documentos do Google. O Vini Russo, um dos caras da Casa, disse que a organização está se autodefinindo como “cuidadoria”, um neologismo interessante para designar um trabalho com menos interferência do que uma curadoria tradicional. São mais de 60 pessoas envolvidas na função. No evento criado no Facebook, mais de 700 já confirmaram presença. As atividades serão realizadas nas ruas de Porto Alegre, e são todas gratuitas.
O mais legal é que ainda dá tempo de participar (até o dia 27). Quem conhecer algum projeto bacana e quiser sugeri-lo para a programação, pode usar este formulário para dar a dica. O evento ainda precisa de contribuições financeiras, e para isso está usando o site de crowdfunding Catarse.
24 Horas para o Fim do Mundo from Casa da Cultura Digital POA on Vimeo.