Qual está sendo o papel de sites como Twitter, Facebook e YouTube nas manifestações que ocorrem nos últimos dias em todo o Brasil? Além de mobilizar, elas também documentam o que se vê nas ruas. Um vídeo de três minutos produzido pelo site YouPix tenta explicar esta relação. Com depoimentos de jovens nas ruas e análise de um professor, a produção investiga a relação entre a internet e os protestos. Manifestantes comentam especialmente a diversidade de olhares sobre os fatos que é possível acompanhar via redes sociais: por ali, a narrativa contempla perspectivas diferentes daquelas da mídia tradicional.
Em outro vídeo publicado hoje no YouTube, o professor de Comunicação Social da UFRGS e especialista em redes sociais Alex Primo faz uma análise mais profunda das manifestações. Procurar um tema único, explica o professor, é um equívoco. Alex também defende que mesmo aquele que fica em casa compartilhando fotos apenas pelas redes sociais também têm um papel importante. A multiplicidade de reivindicações é exatamente a marca deste fenômeno:
- Não uma massa sem rosto, uma massa descordenada, mas a multidão tem a sua organização. Uma organização também difusa. Organizam-se na rede e manifestam-se em rede. E na rede, muitos podem ser aqueles líderes”.
Confira: