Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Bolachas resgata os primóridos da beatlemania na Ilha

21 de março de 2012 0

O ano é 1964, o cenário é o Centro de Florianópolis, e os atores eram os garotos da banda The Snakes, que como muitos, amavam os Beatles a ponto de serem conhecidos como os fab four ilhéus _ mas na verdade era um quinteto, como na formação original dos Beatles. A foto é um dos raros registros do documentário Bolachas, produção da Vinil Filmes e direção de Marco Martins, que estreará na Maratona Cultural de Florianópolis, domingo, às 15h, no Cinema do CIC. O filme é uma ode ao rock, da relação fraternal entre o gênero e seus entusiastas que passa por décadas, costumes e modelos (do vinil, cassete e CD à música digital). Veja o tumblr do projeto.

Bolachas traz depoimentos _ ricos e também irreverentes _ de músicos, artistas, pesquisadores e jornalistas. É um resgate da memória afetiva da Cidade sob a ótica do rock.
Na difícil tarefa de datar o desembarque do estilo na Ilha, Marco Martins partiu do primeiro registro fonográfico de uma banda na Ilha. É aí que o filme encontra os The Snakes. Os integrantes estão na ativa até hoje e lembram que a banda era “os Beatles com um jeito mané”. Foram para o Rio gravar disco como The Snakes e voltaram como Os Rubis. Foram obrigados a se refundarem por obrigação contratual, já que à época havia uma banda carioca com o mesmo nome da qual fazia parte um tal de Roberto Carlos. Nas malas trouxeram o álbum O Sabor de Avanço que, até que apresentem prova em contrário, é o primeiro disco de uma banda florianopolitana.
A foto cedida pela produção do Bolachas mostra os “quatro rapazes da Ilha” em um show sobre a marquise dos saudosos Ponto Chic e Confeitaria Chiquinho, na esquina mais efervescente do Centro da Capital. Para entender um pouco dessa relação passional e histórica entre a Ilha e a beatlemania. Paul McCartney até que demorou a aparecer por aqui.

Trailer Bolachas from vinil filmes on Vimeo.

Envie seu Comentário