Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Corrida a dois: pais e filhos “ligados” no esporte

26 de outubro de 2011 0

O Ministério da Saúde pegou carona no Dia Mundial de Combate à Osteoporose, comemorado em 22 de outubro, e lançou uma mobilização nacional com o tema: “Prevenção da osteoporose: da criança à pessoa idosa”. Um dos objetivos da campanha, que o blog faz questão de destacar, é a importância de se adotar hábitos saudáveis desde a infância pra evitar a manifestação desta doença que já atinge 10 milhões de brasileiros.

A osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea. Com isso, os ossos ficam ocos, finos, sensíveis e sujeitos à fraturas. Como é na infância que as pessoas ganham estatura, fortificam o esqueleto e adquirem o máximo de massa óssea possível, essa fase é definitivamente a “largada” pra uma velhice mais saudável. “É preciso aumentar na dieta das crianças o consumo de leite e derivados, que possuem alto índice de cálcio, e diminuir o de refrigerantes. Outras fontes potenciais de cálcio são os vegetais de cor verde escuro, os peixes e os alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes”, orienta a coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado.

Outra recomendação do MS é que as crianças façam exercícios regularmente, pois eles fortalecem tanto os músculos quanto os ossos. Se a prática de esportes for ao ar livre, então, melhor ainda, já que a luz do sol é fonte de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos e diminui o risco de osteoporose na fase adulta. Os pais que já colocaram seus filhos “pra correr” terão, inclusive, uma oportunidade inédita pra medir esse desempenho no mês que vem.

Pela primeira vez, o Brasil vai sediar um evento esportivo infantil que já é sucesso na América Latina. A Corrida Cartoon Brasil será no dia 19 de novembro, na Chácara do Jockey, em São Paulo, e os interessados têm só até amanhã, 27 de outubro, pra efetuar a inscrição. A distância da prova varia de acordo com a idade dos participantes, que podem ter de 5 a 14 anos e correr entre 1 e 3 quilômetros.

Mas não é só o limite de idade que faz a diferença nesta prova… Por integrar o Movimento Cartoon, braço de responsabilidade social do Cartoon Network, a corrida terá 10% de sua renda líquida destinada à ONG SOS Mata Atlântica. Outra característica inusitada é que pais e filhos vão correr ligados, literalmente. Isso porque o kit da prova, além de chip, duas camisetas, dois números de peito, gym bag e toalha, inclui um elástico, pra nenhum adulto se perder do pequeno grande atleta pelo qual é responsável. As inscrições custam R$ 90,00 e os kits devem ser retirados de 9 a 13 de novembro nas lojas Ri Happy selecionadas pela organização.

CATEGORIAS DA CORRIDA CARTOON:
Nascidos em 2005: correm 1km com saída às 11h.
Nascidos entre 2003 e 2004: correm 1,5km com saída às 10h30min.
Nascidos entre 2000 e 2002: correm 2km com saída às 10h.
Nascidos entre 1997 e 1999: correm 3km com saída às 9h

Bookmark and Share

Envie seu Comentário