Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

"A minha cachaça é correr", diz Ivana Henn

16 de novembro de 2011 0

Além da promoção aqui do blog, que vai sortear acompanhamento de assessorias esportivas pra seis pessoas durante dois meses, também está no ar, através de uma parceria entre a TopMed e a equipe Ivana Henn, a promoção “Eu bato um bolão em Saúde”. Pra participar, e concorrer a uma bola suíça, um curso de Pilates em DVD e ainda uma camiseta autografada pela profissional de educação física que foi 29 vezes recordista brasileira de Marcha Atlética, é preciso seguir @topmedsaude e @ivanahenn no Twitter, além de dar RT da frase que anuncia a promoção.

Responsável pela principal rede de pilates do país, com 11 estúdios próprios e cerca de 150 “bandeirados”, Ivana Henn é um exemplo de Saúde e determinação. Atleta, professora, empresária, apresentadora do programa Saber Viver na TVCom SC, mãe de duas crianças lindas, de seis e dois anos, mulher eternamente em busca de novas capacitações – como aluna ou professora – Ivana concedeu este mês uma entrevista pro Portal TopMed que a gente reproduz parcialmente aqui, por trazer informações importantes pra quem está sempre em busca de melhores resultados, na vida e nas pistas.

O que a prática de esportes representa pra você, em termos pessoais e profissionais?
Bom, eu trabalho com o corpo e o fato de sempre ter trabalho meu corpo com certeza me favorece em muitos momentos profissionais. Passei por duas gestações e ainda assim consegui me manter ativa profissionalmente, com uma rotina muito intensa. Com dois filhos não é fácil trabalhar, viajar, cuidar da casa, mas graças a todo meu histórico de vida ativa consigo me sentir realizada e feliz, mesmo com tantas atividades.

Quais hábitos saudáveis você “pratica” hoje em dia e o que a levou a incorporá-los à rotina?
Hoje pratico Pilates três vezes por semana, faço musculação duas vezes por semana e costumo correr entre 8 e 10 km nos três dias em que faço Pilates. A minha cachaça é correr, e graças ao Pilates continuo correndo. Tenho artrose nos quadris e uma diferença de 2,8 da perna direita para a esquerda, o que exige o uso de palmilha de compensação. Pra não deixar de me exercitar, saio de casa sempre com a mochila pronta e, muitas vezes, faço os exercícios bem cedo, para não correr o risco de não conseguir fazer.

Você acredita que a qualidade de vida tem influência no seu sucesso?
Não dá pra manter meu ritmo de trabalho se eu não tirar um tempo pra mim. Eu preciso me sentir bem pra fazer as pessoas se sentirem bem também.

Como o Pilates pode contribuir com a Saúde e o rendimento de um corredor?
Correr, pra mim, é uma cachaça. Como já falei, graças ao Pilates consigo correr e curtir a corrida. Como o Pilates consegue equilibrar a musculatura, alongar o que está encurtado e fortalecer o que está fraco, permite que a gente faça um esporte como a corrida sem provocar desconforto pela repetição dos movimentos nem pelo impacto sobre a musculatura.

Além da corrida, o treinamento de Pilates pode otimizar a performance dos atletas em quais esportes?
O Pilates é funcional, então pode se adaptar a todos os esportes, visando a melhorar a performance do atleta, fazendo com que reproduza os movimentos de uma forma mais fácil, econômica e equilibrada.

Quais os maiores benefícios da prática regular de Pilates aos alunos?
- Melhora da flexibilidade e alongamento
- Melhora da força muscular
- Equilíbrio da musculatura
- Melhora da capacidade respiratória.
- Melhora da coordenação motora, entre outros.

Leia a entrevista na íntegra aqui:

Bookmark and Share

Envie seu Comentário