Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Você é totalmente independente?

08 de dezembro de 2011 0

Agora que a Anvisa anunciou sua intenção de que mais de metade da embalagem de cigarro seja destinada à advertência sobre os danos do tabagismo, não posso me abster de dedicar ao menos 1% aqui do blog a esse vilão insaciável, capaz de roubar a beleza das mulheres, o orçamento das pessoas mais vulneráveis – em especial as com menos estudo –, o fôlego dos corredores e, sorrateiramente, a Saúde e a independência…

Não vou nem dizer que cigarro e corrida não combinam. Cigarro, pra mim, não combina com nada… exceto, se me permitem a sinceridade, com doenças e sofrimento. Mas voltando à Anvisa… A intenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é incluir nas embalagens uma mensagem de advertência voltada para o público jovem. Pra consolidar o texto, foram avaliadas 1200 contribuições enviadas pela internet e 140 mil enviadas por carta. Com um detalhe: 83% são provenientes da Região Sul.

A grande incidência de fumantes no Sul do país, inclusive, levou a Secretaria Municipal de Saúde em Florianópolis a lançar uma grande campanha em torno do tema. Além das peças publicitárias e dos eventos, a iniciativa ganhou um fórum permanente aqui na RBS, o blog Mulheres Totalmente Independentes, aqui neste link:

Com supervisão da médica oncologista Senen Diba Hauff, incansável articuladora de projetos de combate ao fumo em Santa Catarina, no Brasil e no mundo, o blog traz notícias relacionadas ao tabagismo, depoimentos de quem conseguiu largar o cigarro e todas as informações necessárias pra quem precisa de ajuda pra parar de fumar, o que inclui tratamentos e acompanhamentos pelo SUS. Parabéns a todos os envolvidos, porque a causa é nobre e a qualidade do material, excelente.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Mas isso não é tudo! Além de comprometer a Saúde de quem fuma, a fumaça do cigarro também é altamente danosa aos fumantes passivos. Com quase 5 mil substâncias, ela percorre todo o organismo através do fluxo sanguíneo, aumentando a incidência de várias doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, infarto do miocárdio e câncer de boca, laringe, esôfago, pulmão, pâncreas, rins, bexiga e até no colo uterino.

Precisa dizer mais??? Então fico por aqui, desejando que os fumantes tomem a sábia iniciativa de incluir “parar de fumar” entre as suas resoluções de Ano Novo!

Bookmark and Share

Envie seu Comentário