Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aprenda a fazer a coxinha eleita como melhor petisco do Festival de Botecos 2017

17 de maio de 2017 5

 

Prazer, coxinha creme!

Coxinha creme desfilando obscenidades na sua timeline

O 6º Festival de Botecos começa nesta quinta-feira em Blumenau e aqui estou eu liberando spoilers do evento: além de boas cervejas e música, os bares e restaurantes participantes estão vindo com comida boa. Muita comida boa.

Dias atrás tive a árdua missão de ajudar a escolher os melhores pratos desta edição e posso dizer que foi bonito de ver tanta gente criativa caprichando no fogão para trazer combinações incríveis. Eventos como este são uma boa oportunidade para conhecer o trabalho de casas que não estamos muito habituados a frequentar, além de ser um sopro de descontração na gastronomia blumenauense.

::: Concurso elege os melhores pratos do Festival de Botecos em Blumenau

Se você vai ao festival, minha dica é aproveitar o c0ncurso como um guia do que degustar — sem deixar de aproveitar as surpresas que o cardápio todo reserva aos botequeiros. Como a minha diversão vai além da mesa do bar e chega até a cozinha, compartilho também a maravilhosa receita ganhadora do festival, uma coxinha creme de frango que surpreendeu a mim e os demais jurados pelo sabor e a criatividade na apresentação do prato.  Confira:

Coxinha creme
Por Bull Hamburgueria e Carne na Brasa

Ingredientes
1 kg de coxinha da asa
2 cenouras
2 cebolas
1 talo de salsão
1 ovo
200 ml de creme de leite
2 litros de leite
80 g de manteiga
Tempero verde picadinho a gosto
Sal a gosto
Pimenta calabresa a gosto
Farinha de trigo até dar o ponto da massa
Farinha de rosca para empanar

Preparo:
- Aqueça o leite em uma panela, adicione as cebolas, as cenouras, o salsão e as coxinhas da asa sem a pele.
- Deixe ferver em fogo baixo até que as coxinhas estejam macias. Depois, reserve.
- Para fazer a massa, coe e reserve 600 ml do leite que você usou para cozinhar as coxinhas. Volte o leite para a panela, adicione a manteiga, o creme de leite, o tempero verde, sal e pimenta calabresa. Aqueça de novo e aguarde ferver. Aí comece a adicionar a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre e até que a massa desgrude do fundo da panela.
- Para moldar, enrole as coxinhas da asa na massa ainda quente, mas deixe a ponta do osso da coxinha para fora. Depois, deixe-as esfriar por alguns minutos e empane-as usando o ovo batido e a farinha de rosca. Frite em óleo quente e sirva com um molho da sua escolha.

Comente

comentários

Comentários (5)

  • Ricardo F diz: 17 de maio de 2017

    Muito mal explicado essa receita. e as as cebolas, as cenouras que sobraram do leite? aonde vai? é jogado fora?

  • Astrogildo diz: 21 de maio de 2017

    Não entendi: nas quantidades diz 200ml de leite e depois pede para reservar 600 ml do leite usado na fervura das coxinhas. Acredito que os demais ingredientes fervidos não aumentem tanto o volume do leite, então é 2 litros a ser usado na fervura ou 60 ml a ser usado na massa?

Envie seu Comentário