Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2009

Legião estrangeira

30 de novembro de 2009 6

Augusto César, Anderson e Elias (da esq. para a dir.) pisaram pela primeira vez na Baixada/Lauro Alves

Às vezes, o pessoal de Santa Maria tem um ranço com determinadas coisas. Ainda hoje tem gente que jura de pé junto que o Inter-SM foi mal na Série C do Brasileirão e no Gauchão deste ano porque tinha gente demais que não era de Santa Maria (ou santa-marienses de menos, como queira). Balela. Papo-furado. Quem diz isso esquece que o grande time de 2008 tinha os forasteiros Anderson Bill, Márcio Rozário, Márcio Souza, Jean Michel, e por ai vaí. E também não deve lembrar que aquela equipe que conquistou o acesso à primeira divisão em 2007 tinha mais jogadores de Pelotas do que de Santa Maria. Só para ficar em dois exemplos.

Pois em 2010 a situação vai se repetir. Se dará certo ou não, só o tempo dirá, mas o fato é que a diretoria do Inter-SM foi obrigada a montar um elenco praticamente do zero para o Gauchão do ano que vem, e, para fazer isso, teve de buscar vários atletas de fora do Rio Grande do Sul (preparem-se, oportunistas de plantão). Aliás, com exceção do meia Rafael Viana e dos jovens da parceria Inter-SM/Imembuy, todos os jogadores são de fora da cidade.

A legião “estrangeira” começou a desembarcar em Santa Maria na quinta-feira, com a chegada do ala-direita Rony, e só ficou completa na segunda-feira à tarde, horas antes da apresentação oficial em um jantar na AABB. O volante Elias, 20 anos, que vem por empréstimo do Juventude, chegou em Santa Maria por volta das 13h de segunda-feira. Almoçou com alguns dirigentes no centro da cidade e depois foi para o alojamento no Estádio Presidente Vargas. Lá, o volante mineiro encontrou o ala-esquerda paraense Anderson, 29, e o atacante baiano Augusto César, 28. Todos pisaram pela primeira vez no Coração do Rio Grande. Se eles vão dar certo no Gauchão, ninguém pode afirmar ainda. Mas uma coisa é certa: o desempenho dessa turma dentro de campo não terá nada a ver com o seu sotaque.  

Postado por Ramiro Guimarães

Apresentação é hoje

30 de novembro de 2009 2

O ano de 2010 começa nesta segunda-feira para o Inter-SM. Às 20h30min, o clube promove um jantar na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) para apresentar oficialmente o elenco, a comissão técnica, a diretoria e algumas outras novidades para a próxima temporada.

O ala-direita Rony já estava na cidade desde quinta-feira. O zagueiro Djair chegou no sábado, e o ala-esquerda Anderson Cruz e o atacante Augusto César, ontem à tarde. O resto deve desembarcar durante o dia. Assim, a expectativa da diretoria é que, dos 24 jogadores contratados, apenas um não esteja em Santa Maria na apresentação desta segunda-feira. O pai do volante Willian Feijó teve um derrame, e o jogador foi ao Rio de Janeiro para ajudar a família.

Além dos atletas 24 já garantidos no grupo do Gauchão, o zagueiro Tito e os atacantes Marcelo e Rudimar passarão por um período de avaliação durante a pré-temporada. Os dois primeiros ainda têm idade de juniores, e o contrato do atacante Rudimar vai até o final deste ano.

Postado por Ramiro Guimarães

De olho no futuro

28 de novembro de 2009 1

Givago (a partir da esquerda), Naiane, Gilvan e Jonatan são os atletas de Santa Maria no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade/Juliano Mendes, especial
Santa Maria está, mais uma vez, muito bem-representada na canoagem nacional. Desde quinta-feira, o Rio de Janeiro recebe o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, e quatro atletas locais estão nessa disputa: Naiane Pereira, Jonatan Maia e os irmãos Gilvan e Givago Ribeiro. O quarteto já conquistou oito medalhas nos dois primeiros dias de provas — um bronze para Naiane, um ouro para Jonatan, dois ouros e uma prata para Givago e dois ouros e um bronze para Gilvan.

A competição tem como cenário as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas. É nesse mesmo local que ocorrerão as disputas da canoagem nos Jogos Olímpicos de 2016. E nossos canoístas têm boas chances de remar na Olimpíada do Rio de Janeiro. A intimidade que eles têm com a lagoa e a evolução que vêm apresentando no circuito da canoagem permitem aos atletas imaginar que a competição deste final de semana seja uma prévia para 2016.

Postado por Thaise Moreira

No lugar certo

27 de novembro de 2009 3

Tiago Nunes passa de preparador físico para gerente de futebol/Lauro Alves

Tiago Nunes não é mais o preparador físico do Inter-SM. Calma… Ele não foi demitido, apenas mudou de função. A partir desta sexta-feira, o competentíssimo Tiago Nunes é o novo gerente de futebol (na falta de uma palavra melhor para definir o cargo) do Inter-SM. Em resumo, ele vai ser o elo entre a comissão técnica e a diretoria. O cara que leva o que acontece dentro de campo para a diretoria e que, quando necessário, transmite as cobranças dos dirigentes para a turma da comissão técnica. Pela inteligência e a educação demonstradas nesses 45 dias de trabalho na montagem do grupo colorado para o Gauchão do ano que vem, é possível afirmar, sem erro, que Tiago Nunes está indo para uma função mais adequada às suas qualificações profissionais.

- Eu me considero apto a desempenhar qualquer função no futebol – garantiu o novo gerente de futebol do Inter-SM na entrevista coletiva de sexta-feira.

E eu concordo plenamente. Ah, só para não esquecer: Zeca Ferreira, ex-Pelotas, assumirá o posto de preparador físico do time colorado. Um profissional com grande experiência na área e tão bom quanto Tiago Nunes. Na minha avaliação, o Inter-SM só saiu ganhando com esse remanejo de funções. E está ainda mais fortalecido (e organizado) para começar a pré-temporada.

Postado por Ramiro Guimarães

A vez dos volantes

27 de novembro de 2009 1

Diego Marangon (de camisa do Inter-SM) assinou contrato nesta sexta-feira/Lauro Alves

Já havia postado aqui no Da Arquibancada que o Inter-SM precisa muito contratar mais volantes para o Gauchão 2010. Bom, precisava. Na entrevista coletiva desta sexta-feira, no Estádio Presidente Vargas, a diretoria colorada confirmou a contratação de três jogadores para o setor: Willian Feijó, 34 anos, Elias, 20 anos, e Diego Marangon, 23 anos, o “jogador surpresa” que foi apresentado para a imprensa – completou o pacote do dia o goleiro Douglas, 24 anos.

Com a chegada dessa leva de volantes, o Inter-SM decidiu emprestar Amaral para jogar a Série B do Gauchão pelo Panambi. Confesso que gostaria de ver o garoto saído das categorias de base brigando por uma vaga no time titular, só que isso seria meio difícil de acontecer em 2010. A concorrência está muito forte. Tudo bem que Amaral ganhou maturidade no Santo Ângelo e no Milan, de Júlio de Castilhos, nesta temporada, mas o Inter-SM contratou jogadores mais experientes para a sua posição (salvo alguma surpresa, Willian Feijó e Diego Marangon serão titulares) e tem ainda Djair, Sananduva e até Rafael Viana que também são opções para as primeiras funções do meio-campo.

Sobre os três volantes anunciados na sexta-feira, me atrevo a fazer algumas considerações (sem sarcasmo, eu prometo). O Willian Feijó, a torcida do Inter-SM conhece bem. Apesar da idade, se estiver 100% fisicamente, é um baita jogador. Eu lembro do Diego Marangon dos tempos de Juventude. Volante habilidoso, canhoto, que chega bem ao ataque. Sobre o Elias, o que eu ouvi dizer é que é um piá de muita força. Começou como meia e, pelo vigor físico, acabou passando a atuar um pouco mais recuado. Três jogadores de características diferentes. Três ótimas contratações para formar um elenco diversificado e competitivo. Parabéns ao departamento de futebol do Inter-SM.

Postado por Ramiro Guimarães

Riograndense presenteia o prefeito

27 de novembro de 2009 3

Em visita ao prefeito Cezar Schirmer, dirigentes do Periquito levaram uma caixa com produtos do clube para dar como lembrança /Felipe Pires, divulgação
Na tarde desta sexta-feira, os dirigentes do Riograndense fizeram uma visita de cortesia ao prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB). Além de conversar sobre um possível apoio da prefeitura ao clube, os representantes do Periquito presentearam o prefeito com vários artigos do clube, como adesivos, chaveiro, camiseta e até uma cuia e uma bomba. A esperança é que, depois desse “mimo”, venha alguma ajuda.

Postado por Thaise Moreira

Denis apresentado

26 de novembro de 2009 2

Jogador de 22 anos defendeu o Panambi na Segundona deste ano/Charles Guerra

O meia-direita Denis, ex-Panambi, esteve em Santa Maria nesta quinta-feira para assinar contrato e ser apresentado oficialmente como reforço do Riograndense para a disputa da Série B do Gauchão do ano que vem. O jogador de 22 anos foi uma das gratas supresas do Panambi na Segundona deste ano, sob o comando de Rodrigo Bandeira, agora técnico do Riograndense. O clube promete anunciar mais um lateral-esquerdo antes do início da pré-temporada, marcado para o dia 14 de dezembro.

 

a vinculação dos meias Juninho, do Santa Cruz, Jean Paulo, do São Luiz, de Ijuí, e Adílson, do São José-PA, e do atacante Juba, do Novo Hamburgo, para que eles jogassem a Série A e depois retornassem ao Riograndense para a Série B, não deve acontecer. Na avaliação da diretoria e da comissão técnica do Periquito, o mais importante é entrar na Segundona com as três fichas para atletas de Série A “livres”, para serem preenchidas de acordo com a necessidade do elenco. E é isso que será feito. Na minha opinião, uma escolha acertada.     

Postado por Ramiro Guimarães

São Gabriel fora da Segundona

26 de novembro de 2009 3

Riograndense e Milan serão os representantes da região na Série B do Gauchão 2010. E só. O São Gabriel, da cidade de São Gabriel, decidiu não disputar a Segundona gaúcha no ano que vem por falta de dinheiro. A decisão foi tomada em uma reunião na noite de quarta-feira. Segundo o presidente do clube, André Petrarca, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) será informada nesta sexta-feira da desistência do São Gabriel, que já havia confirmado participação no campeonato e estava no Grupo 1. A ideia é que o clube dispute os campeonatos estaduais de bases (sub-15 e sub-17) e, talvez, participe da Copa FGF no segundo semestre de 2010.

- O clube não vai fechar as portas – avisa Petrarca.

De time de chegada em temporadas anteriores, inclusive sendo o algoz do Inter-SM na Série B de 2001, o São Gabriel entrou em decadência nos últimos anos. A crise chegou ao ápice este ano. Sem dinheiro, o clube montou uma equipe fraca, que tinha o técnico Chiquinho no comando. Ele acabou sendo demitido e, com uma série de problemas, só restou ao São Gabriel ser eliminado da Segundona de 2009 ainda na primeira fase. 

Com o licenciamento do São Gabriel e a confirmação de outros times na Segundona (Garibaldi e Santo Ângelo já confirmaram, e São José-CS e Gaúcho têm até esta sexta-feira para confirmar), a FGF deve remanejar as equipes nas chaves já formuladas e criar mais um grupo, passando de três para quatro chaves.

Postado por Thaise Moreira

Estreia antecipada

25 de novembro de 2009 1

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou há alguns dias a tabela completa de jogos do Gauchão 2010. Nela, constam as datas, os horários das partidas e a identificação dos jogos que serão transmitidos pela TV (RBS TV, TVCOM ou pay-per-view). E a data de estreia do jogo do Inter-SM mudou. O duelo Caxias x Inter-SM, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, foi antecipado do dia 17 de janeiro (um domingo) para 16 de janeiro (um sábado). A partida será às 19h30min, com transmissão do pay-per-view. Segue abaixo a tabela de jogos do Inter-SM no Gauchão 2010:

 

Taça Fernando Carvalho

16/01 — Sábado
19h30min
Caxias x Inter-SM*

20/01 — Quarta-feira
20h30min
Inter-SM x São Luiz

24/01 — Domingo
17h
Inter-SM x Inter-PA*

27/01 — Quarta-feira
20h30min
Ulbra x Inter-SM

31/01 — Domingo
17h
Santa Cruz x Inter-SM

3/02 — Quarta-feira
20h30min
Inter-SM x São José-PA

7/02 — Domingo
17h
Veranópolis x Inter-SM

13/02 — Sábado
17h
Inter-SM x Pelotas

Taça Fábio Koff

3/03 — Quarta-feira
17h
Inter-SM x Juventude*

6/03 — Sábado
20h30min
Novo Hamburgo x Inter-SM*

14/03 — Domingo
18h30min
Grêmio x Inter-SM*

21/03 — Domingo
16h
Inter-SM x Avenida

24/03 — Quarta-feira
20h30min
Esportivo x Inter-SM

28/03 — Domingo
16h
Inter-SM x Porto Alegre

4/04 — Domingo
16h
Ypiranga-Er x Inter-SM

*Jogos transmitidos por RBS TV, TVCOM ou pay-per-view

Postado por Thaise Moreira

Agora sem o Periquito

25 de novembro de 2009 5

Sugestão de mascote para o Inter-SM agora está sem o Periquito que identifica o rival Riograndense/Divulgação
O torcedor que sugeriu um mascote para o Inter-SM, Ricardo Deglinomeni, enviou outro desenho com uma alteração. Para evitar que os torcedores do Riograndense recebam a ideia como uma ofensa ou provocação, o torcedor retirou o Periquito da montagem que ele havia feito com o Leão da Baixada. Segundo Ricardo, ele havia colocado o Periquito no desenho mais para despertar a rivalidade Rio-Nal, para que os torcedores não esqueçam as suas origens. Enfim, o blog publica o desenho que traz apenas o Leão da Baixada. Ah, a nova sugestão já foi encaminhada ao presidente do Inter-SM, Marineu Ziani.

Postado por Thaise Moreira