Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de agosto 2011

Confiante ou sonhador?

31 de agosto de 2011 7

Desde que a parceria entre o Inter-SM e o Grupo MR foi firmada, em maio deste ano, algo vem chamando muito a atenção dos colorados que vivem o dia a dia do clube: a maneira irreverente de se expressar do empresário Marcos Rodrigues, que lidera o Grupo MR, de Taquara. Demonstrando um otimismo que salta aos olhos, o jovem empresário não poupa expressões que sugerem alto astral. Sempre com respostas na ponta da língua, mesmo que muitas delas sejam evasivas e sem muita informação, Marcos Rodrigues faz a linha "motivador". Questionado por um repórter sobre como estão as negociações com jogadores e como está o andamento dos projetos que pretende colocar em prática nos próximos meses, ele respondeu assim:

- Está tudo show.

O jovem empresário Marcos Rodrigues aparenta estar sempre de bem com a vida e não poupa expressões otimistas

Os próprios dirigentes e conselheiros do clube têm comentado a respeito desse jeito, digamos, um tanto exótico de Marcos se expressar. O vice-presidente do departamento amador do Inter-SM e também conselheiro, Jairo Machado, destacou essa questão como sendo um ponto que gera certa desconfiança por parte de alguns colorados.

- Ele tem um jeito de se expressar meio sonhador, vamos dizer assim. Tem uns que acreditam, outros têm alguma ressalva - disse Jairo Machado.

Irreverência à parte, o fato é que Marcos Rodrigues viu no Inter-SM uma oportunidade de vincular a sua marca e está, segundo ele, trabalhando muito para alavancar o clube em várias esferas. Mas ainda é muito cedo para apontar resultados mais práticos. A parceria é um negócio de longo prazo (o prazo é de 10 anos) e que está, recém, engatinhando.

Conselheiros do Inter-SM tiram dúvidas sobre a parceria

30 de agosto de 2011 14

Os primeiros três meses da parceria entre Inter-SM e Grupo MR, que tem prazo de 10 anos, esteve na pauta da reunião do Conselho Deliberativo na noite desta segunda-feira, no Estádio Presidente Vargas. Em pouco mais de duas horas, entre outros temas tratados, os 24 conselheiros presentes tiveram a oportunidade de ter suas dúvidas esclarecidas pelo empresário Marcos Rodrigues.

Conselheiros aproveitaram a ocasião para tirar as dúvidas a respeito da parceria

O encontro serviu para que os conselheiros tomassem conhecimento de detalhes do acordo. Entre eles, foi possível saber que o Grupo MR injetou, até aqui, R$ 38 mil nos cofres colorados, valor referente a folha de pagamento, luz, telefone e impostos.

Segundo o presidente do Inter-SM, Mauro da Silva, a avaliação até aqui é positiva, embora ele não negue que gostaria de ver mais avanços quanto a investimentos em obras e nas categorias de base. Mas o mandatário colorado acredita que, caso a captação de recursos, feita em conjunto com a empresa de Taquara, dê certo, o retorno virá em breve.

Marcos Rodrigues (à esquerda, em primeiro plano) ao lado do presidente Mauro da Silva na reunião de segunda-feira

O presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Claudio Mello, avalia como positiva a reunião. Ele acredita que muitas dúvidas foram sanadas. Já o conselheiro e vice-presidente do departamento amador, Jairo Machado, considera que é cedo para analisar a parceria:

– Ele (Marcos Rodrigues) tem um jeito de se expressar meio sonhador, vamos dizer assim. Tem uns que acreditam, outros têm alguma ressalva. Acho que a parceria está caminhando ainda em observação, é o começo. Ficou bem claro para todo mundo que, na realidade, o Marcos não vem botar dinheiro, mas  para ser um parceiro a fazer uma gestão. Claro que vai colaborar com um pouco de dinheiro, mas cabe ao clube fazer a sua parte.

Novidades no site do Inter-SM

29 de agosto de 2011 1

A torcida do Inter-SM, que aguarda pela definição de jogadores e comissão técnica para a temporada 2012, pode ganhar um aperitivo. Por meio do site do clube, o www.intersm.com.br, novamente reformulado, é possível acessar informações e fotos do elenco juvenil, treinado por Jesus Martins, que disputa o Campeonato Estadual da categoria.

A diretoria planeja que, do time juvenil, saiam alguns reforços para o elenco profissional da próxima temporada. Em breve, o site do Inter-SM deve disponibilizar o mesmo conteúdo em relação ao time B, que disputa a Copa A Razão, competição amadora regional, que também deve fornecer atletas para 2012.

O site ainda traz dados históricos do clube, informações atuais e mantém a possibilidade de o torcedor garantir a associação online.

E, enquanto não há novidades para o futuro dentro de campo, o Inter-SM se movimenta fora dele. Na noite desta segunda-feira, o Conselho Deliberativo do clube está reunido no Estádio Presidente Vargas para debater, entre outros temas, os primeiros três meses da parceria com o Grupo MR, de Taquara. O empresário Marcos Rodrigues, dono da MR, está presente para apresentar o que já foi feito e tirar dúvidas de conselheiros.

E você, torcedor, está aprovando a parceria entre Inter-SM e MR até o momento? Acredita que o clube possa fazer boa campanha na Série B do Gauchão em 2012?

Um candidato a menos para a casamata do Riograndense

29 de agosto de 2011 3

Enquanto não define quem será o treinador para a disputa da Série B do Gauchão 2012, o Riograndense vê a sua lista de candidatos ao cargo diminuindo a cada dia. Primeiro, foi Gelson Conte quem saiu dessa lista. O treinador acertou com o São Luiz, de Ijuí, que está na Série A do Gauchão. Agora, quem está fora da disputa é Hélio Vieira, que acabou indo para o Esportivo, de Bento Gonçalves, que disputa a Copa FGF/Laci Ughini e estará na Segundona de 2012.

Quem confirmou a informação de que Hélio Vieira figurava em uma lista que conta com cerca de seis a sete nomes foi o próprio presidente do Riograndense, Julio Cesar Ausani, em entrevista nesta segunda-feira ao programa Meio-Dia nos Esportes, da Rádio Imembuí. Ao blog, o dirigente afirmou que, no momento, os nomes mais fortes continuam sendo os de Sérgio Savian e Tiago Nunes. Ausani disse que a ideia é anunciar o nome na semana que vem. Antes, porém, o clube pretende contratar um gerente de futebol. Mesmo que ainda falte muito tempo até a disputa da Série B, que deve começar entre o final de fevereiro e o início de março, quanto maior a demora em definir o técnico, menos opções o mercado oferecerá.

Técnico Hélio Vieira estava na lista de candidatos do Riograndense, mas acabou acertando com o Esportivo, de Bento Gonçalves

Semana começa a portas fechadas para a dupla Rio-Nal

28 de agosto de 2011 0

Ainda sem confirmar comissão técnica ou reforços para 2012, a dupla Rio-Nal segue a rotina. Nesta segunda-feira, cada diretoria se reúne para tratar de um tema específico.

Às 13h, a diretoria executiva do Riograndense discute marketing, infraestrutura, futebol e os festejos pelo centenário, na churrascaria Bovinu’s. Segundo o diretor de futebol, Dilson Siqueira, o novo prazo para definir o técnico ficou para 5 de setembro, mas o tema pode entrar na pauta da reunião.

Do outro lado, o Conselho Deliberativo do Inter-SM se reúne às 19h para debater os primeiros três meses da parceria com o Grupo MR, de Taquara. O empresário Marcos Rodrigues, dono da empresa, é aguardado para tirar dúvidas dos conselheiros. O presidente Mauro da Silva explicará as ações traçadas para o futuro. É pouco tempo de parceria, mas é saudável que o conselho colorado acompanhe os passos da empreitada.

Mais uma da Federação

26 de agosto de 2011 1

Não bastasse a inexistência de informações sobre o Campeonato Estadual de Futebol Juvenil no site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o que vem gerando descontentamento de dirigentes, torcedores e imprensa, a tabela de jogos encaminhada aos clubes na quarta-feira também traz as suas "pegadinhas". Além de a tabela só ter sido divulgada aos times com a competição já em andamento, algumas datas estão confusas. Na segunda rodada do Grupo 6, a chave das equipes da nossa região, a tabela indica jogos para o dia 27 de agosto e traz, entre parênteses, o dia da semana como sendo domingo (confira abaixo). Detalhe: dia 27 é sábado. Só na sexta-feira é que a Federação enviou à imprensa uma nova tabela com as informações corretas.


Uma boa discussão

26 de agosto de 2011 0

A audiência pública proposta pelo deputado estadual Alexandre Lindenmeyer (PT) para discutir a realidade dos clubes do Interior foi apenas o primeiro passo. Com interesse direto no assunto, a dupla Rio-Nal participou do encontro e se mostrou atuante. Principalmente o Riograndense, que até apresentou propostas para tentar melhorar a situação financeira dos clubes do Interior.
A principal queixa dos dirigentes é a desigualdade nas cotas de patrocínio repassadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) aos clubes. Os times da Série A recebem fatias muito mais altas que os da Série B e, a partir de 2012, também que os da Série C. Os repasses do Banrisul entraram na discussão da audiência pública. Uma fórmula de distribuição mais equilibrada precisa ser pensada, sim. Mas os clubes que não figuram na primeira divisão têm de entender que o fato de não estarem na elite do futebol gaúcho os torna menos atrativos. A exceção é o Brasil, de Pelotas, um caso à parte. As empresas e o próprio Banrisul querem ver suas marcas estampadas em times vitoriosos, com grande apelo popular e que estejam na divisão principal. É natural.
Quando se trata de dinheiro público, uma forma de amenizar esse quadro é que os clubes menos favorecidos possam receber valores mais significativos em troca de alguma contribuição social. Ou seja, a entidade esportiva precisa promover a inclusão social de alguma forma. Disponibilizar vagas gratuitas para atletas em categorias de base é um bom exemplo. Mas tudo isso faz parte de um novo modelo de gestão que precisa ser adotado.

Futebol do Interior esteve em debate

25 de agosto de 2011 0

Tornar o futebol do Interior mais unido e atuante em busca de uma realidade financeira melhor do que a que se apresenta hoje. Foi com essa meta que a audiência pública O Futebol do Interior Gaúcho em Debate reuniu representantes de clubes e entidades ligadas ao esporte nesta quarta-feira, no plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

A dupla Rio-Nal esteve presente e espera que a iniciativa traga resultados práticos. Pelo Riograndense, estiveram na audiência o presidente do clube, Julio Cesar Ausani, o assessor da presidência e vice-diretor de futebol, Antônio Palharini, o Peninha, e o assessor de imprensa, Ramiro Guimarães.

Presidente do Riograndense, Julio Cesar Ausani (à esq.), apresentou propostas durante audiência pública em Porto Alegre

Ausani fez três propostas durante a audiência. A primeira diz respeito à formação de uma comissão para pleitear um patrocínio mais igualitário do Banrisul aos times gaúchos. Ele ainda propôs que os clubes façam a adesão ao Simples Nacional, programa tributário do governo federal, o que possibilitaria reduzir a carga de impostos, levando em conta o faturamento de cada agremiação.

Por fim, Ausani convidou os presentes para a realização de uma prévia do congresso técnico para a Série B do Gauchão do ano que vem, que poderia ser sediado em Santa Maria. A ideia dependerá do interesse dos outros clubes.

Já o Inter-SM esteve representado pelo assessor da presidência, Luiz Gonzaga Pereira. Ele não havia retornado à cidade até a tarde desta quinta-feira, mas deve passar um relatório da audiência ao presidente do clube, Mauro da Silva. Este, por sua vez, aprova a iniciativa de aproximar os clubes do Interior.

Inter-SM confirma acerto verbal com o centroavante Matão para 2012

24 de agosto de 2011 4

O Inter-SM ainda não tem nenhum jogador contratado para a disputa da Série B do Gauchão 2012, mas já tem uma lista de jogadores que interessam. Um deles é o centroavante Alexandre Bernardes, o Matão. O presidente do clube de Santa Maria, Mauro Martins da Silva, confirmou nesta quarta-feira que Matão encabeça a lista. O jogador chegou a defender o Inter-SM na Série A do Gauchão deste ano, mas uma lesão no joelho esquerdo o afastou dos gramados durante a competição. Ele passou por uma cirurgia em abril e continuou em recuperação no Estádio Presidente Vargas mesmo depois do encerramento do Gauchão. Matão, inclusive, chegou a cobrar publicamente (o blog noticiou o caso) uma dívida do Inter-SM referente a salários. No entanto, o atleta e o clube acabaram chegando a um acordo. Conforme o presidente Mauro, Matão deve retornar a Santa Maria em breve para dar início a um trabalho de preparação física. Ao que tudo indica, parece um bom reforço. Na passagem do centroavante pela equipe colorada no Gauchão 2011, Matão atuou em poucos jogos e rendeu pouco por conta da lesão. O dirigente do Inter-SM também adiantou que pretende dar início à pré-temporada de preparação para a Segundona 2012 em dezembro.

Centroavante Matão (com a bola) rendeu pouco no Gauchão 2011 por conta de uma lesão no joelho esquerdo

Folha do futebol do Riograndense pode ficar entre R$ 50 mil e R$ 80 mil mensais

23 de agosto de 2011 1

Ainda é cedo e não é oficial. Mas o Riograndense tem uma ideia de quanto terá à disposição para investir no futebol para a temporada 2012. E, realmente a temporada promete ser de cinto apertado no Estádio dos Eucaliptos, apesar de o centenário do clube ser comemorado no ano que vem. O presidente, Julio Cesar Ausani, estipulou um limite de R$ 50 mil mensais para a folha de pagamento dos jogadores e da comissão técnica, algo semelhante ao que foi gasto na Série B do Gauchão deste ano. O departamento de futebol acredita que o valor possa chegar a R$ 80 mil, por se tratar de um ano especial. Só que a confirmação dessa projeção dependerá dos valores que entrarão nos cofres esmeraldinos.
- É uma mera estimativa, e não um número final. Está dentro da realidade do clube hoje. Às vezes, chega na hora, e os custos aumentam. Claro que o valor pode ser aumentado se houver o fechamento de outras negociações que estamos fazendo (patrocínios) - explica Ausani.
A discussão quanto ao orçamento para o ano que vem começou em uma reunião na segunda-feira e deve seguir em pauta nos próximos dias. A diretoria já definiu de que forma captará os recursos, tanto para o futebol quanto para as obras de infraestrutura no Estádio dos Eucaliptos e para as festividades do centenário. Para o presidente Ausani, a intenção é aumentar a lista de empresas conveniadas à rede de descontos para beneficiar mais associados e também ampliar o quadro social.

Dirigentes do Riograndense discutiram o orçamento para a temporada 2012 em uma reunião nesta segunda-feira