Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 17 agosto 2012

Inter-SM encaminhado para enfrentar o Guarany-Cm

17 de agosto de 2012 0

Em jogo isolado pelo Grupo B da Copa Hélio Dourado, às 11h deste domingo, que abre a quarta rodada, o Inter-SM tentará a reação diante do Guarany-Cm, no Estádio Silvio Luiz, em Camaquã. Vindo de duas derrotas, o time santa-mariense terá a volta do esquema tático 4-4-2, abrindo mão dos três atacantes que enfrentaram o São Paulo-RG, na quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas.

A mudança é por jogar fora de casa, contra uma equipe forte. Tem de fortalecer o meio – justifica o técnico do Inter-SM, Betinho.

Time titular foi definido no treino de sexta-feira

Bastou a substituição de um jogador por outro para Betinho restabelecer o 4-4-2. Recuperado de lesão, o zagueiro Betão reassume o posto no time. Leandro Fernandes, um dos atacantes da partida anterior, retorna ao banco de reservas.

Betão formará a dupla defensiva com Luther e liberará o volante Rossi, que atuou improvisado na zaga, ao setor de origem. Fabinho se encarregará da articulação, à frente do trio de volantes. O ataque terá Gustavo Sapeca e Alex Pires.

As decisões do técnico foram tomadas no coletivo da manhã desta sexta-feira, no Presidente Vargas. O grupo alvirrubro volta ao gramado para um recreativo e um treino de bola parada, no sábado pela manhã, e viaja à noite para Camaquã.

O Inter-SM deve entrar em campo, contra o Guarany-Cm, com Ismael; Douglas Tuchê, Betão, Luther e André; Rossi, Rafael Marques, Gabriel Duarte e Fabinho; Gustavo Sapeca e Alex Pires.

Um problema que persiste

17 de agosto de 2012 2

Por Rogério Giaretta Jr.

Toda a vez que alguém tenta praticar atividades esportivas, encontra desafios. Bom se eles fossem apenas de capacidade física. No entanto, sobra energia e o que falta é espaço para praticar esportes. Essa semana, por exemplo, o Universitário Rugby, representante de Santa Maria na Copa RS, foi convidado a se retirar do Parque Itaimbé, onde treinava, pela guarda municipal. O caso ganhou repercussão e foi parar até nas redes sociais. Tudo porque alguns moradores das imediações do parque se sentiram incomodados pelos gritos dos atletas. Num horário inapropriado, é verdade, entre 22h30min e meia-noite.

Não vou julgar quem tem razão no caso. Acredito que ambos têm seus motivos. Os atletas, que precisam treinar, e os moradores, que trabalham e querem descansar com suas famílias à noite, sendo, inclusive, amparados pelo código de posturas do município. Ele restringe atividades que emitam ruído após as 22h.

Ainda bem que nesse caso, gestores da prefeitura e a equipe de rúgbi vão entrar num acordo para o time treinar, a partir da próxima terça-feira, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Mas, será preciso sempre um conflito de interesses para alguém fazer alguma coisa? O que deveria ser o maior motivo de discussão é que faltam espaços públicos para praticar esporte em Santa Maria. Não há mais onde e a quem procurar para exercer um direito comum de cidadão. Só há lugar em espaços privados.

Aproveito o tema para registrar outro fato. Por mais de uma vez, uma pessoa, que nos procurou essa semana, disse ter sido convidada a colaborar para a manutenção das lâmpadas de um dos ginásios do CDM, onde ela joga futsal. A cobrança, segundo ela, é feita por alguém que usa o nome da Secretaria de Esporte. De acordo com o secretário, Luiz Fernando Nunes, ninguém está autorizado a exercer qualquer cobrança. Só quem danifica o patrimônio durante a atividade esportiva deve ressarcir o estrago. É preciso ficar bem atento para evitar surpresas. Vamos seguir acompanhando o caso.

——————————————————————–

Após os Jogos Olímpicos de Londres, alguns atletas desembarcaram na capital gaúcha para rever amigos, visitar familiares e receber homenagens. Uma delas chamou muito a atenção na quinta-feira. A jogadora de vôlei Fernanda Garay (a partir das esq. na foto), os judocas Maria Portela (nascida em Júlio de Castilhos e radicada em Santa Maria), Mayra Aguiar e Felipe Kitadai foram recebidos pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no Palácio Piratini. Com certeza, durante a solenidade, todos ficaram bem entusiasmados que nem tiveram tempo de pensar no futuro e muito menos no passado. Porém, convido o leitor a refletir junto o que pensei quando vi a foto: quantas vezes autoridades políticas, como o governador, estiveram em quadras, piscinas ou tatames, para ver os treinos desses atletas antes da Olimpíada? Quantas vezes pessoas que poderiam ajudar no desenvolvimento do esporte, como o governador, buscaram contato com esses atletas, antes da Olimpíada, para saber o que eles precisavam para representarem bem nosso país lá fora? Fico em dúvida se um encontro desses serve mesmo para motivar nossos heróis olímpicos ou apenas para propaganda de quem quer aproveitar simplesmente um momento ao lado de vencedores.


Riograndense faz teste em casa, contra seleção da Base Aérea

17 de agosto de 2012 0

De folga na Copa Hélio Dourado até o dia 25, quando receberá o 14 de Julho, o Riograndense testará o time. Neste sábado, às 15h, o Periquito fará um jogo-treino contra a seleção da Base Aérea de Santa Maria, que seria na sede da unidade militar, mas passou para o próprio Estádio dos Eucaliptos.

O técnico do Riograndense, Cirio Quadros, comandou treinos em dois turnos nesta sexta-feira para definir o time titular. Em princípio, nenhuma novidade em relação aos titulares do coletivo de quinta-feira, nos Eucaliptos. O time que começa o jogo-treino deve ter Jonatas; Anderson, Da Silva, Claiton e Tainã; Rangel, Edu Silva, Adriano Paulista e Chiquinho; Tiago Duarte e Giovani.

– Será mais um coletivo contra o time da Base Aérea, em dois tempos de 45 minutos. Tudo isso faz parte da preparação para, no dia 25, o time chegar pronto para jogar e vencer. A ideia no sábado é usar todo o elenco, mudando aos pouquinhos – explica Cirio Quadros.

Técnico Cirio Quadros (à dir.) dará a oportunidade para todos os atletas à disposição jogarem contra a seleção da Base Aérea