Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Contra a gravata

21 de agosto de 2009 27

Estou com preconceito contra a gravata. Não me é difícil admitir isso. Não tenho preconceito contra os preconceitos. Apascento alguns com todo critério, inclusive. Por exemplo: sou preconceituoso contra quem se leva a sério. Não que desgoste dessas pessoas, em geral gosto de todas as pessoas, mas sei que quem se leva a sério logo vai arrumar problema comigo — quem se leva a sério sempre arruma problema com os outros.

Minhas colunas já me causaram dissabores com algumas dessas pessoas. Uma vez um gaudério negou-me cumprimento. Encontrei-o em um restaurante, em companhia de amigos comuns, estendi-lhe a mão e a mão ali ficou, suspensa, ele de braços cruzados e beiço retorcido, grunhindo:

— Tu disse que eu não existo!

Levei tempo para compreender. Referia-se a uma coluna antiga: “O gaúcho não existe”.

Não fiquei ofendido com o gesto dele; fiquei intrigado. Não o havia citado nem remotamente no texto. Apenas questionara a suposta identidade racial ou cultural do gaúcho, que é um na Serra, outro na Capital, outro na Fronteira, e por aí afora. Mas ele se enfureceu assim mesmo. Que fazer? Pessoas que se levam a sério são assim.

Às vezes, ao contrário do que ocorreu naquela coluna, cito uma pessoa, escrevo sobre algum amigo, e o amigo pode não gostar, pode ficar chateado. O que me entristece. Porque nunca escrevo para magoar alguém. Posso criticar um homem público, mas jamais teço crítica pessoal. Agora, se conto uma história envolvendo um amigo, é possível que ele não aprecie a repercussão, e então o assunto, óbvia e inevitavelmente, se torna pessoal. Mas aí basta explicar que era uma brincadeira e tudo bem, fazemos as pazes. A não ser que ele seja uma pessoa que se leva a sério. Um dia, fiz uma brincadeira com uma pessoa que achava que era minha amiga, ela se ofendeu e rompeu comigo. Pedi desculpas, jurei que foi um mal-entendido e tudo mais. Não adiantou. Nunca mais me tratou com naturalidade. Contei o caso para a Mariana Bertolucci e ela diagnosticou:

— Então essa pessoa não era tua amiga.

Certo. Porque meus amigos sabem: perco a piada, mas não o amigo. Carlos Wagner, o repórter mais premiado do Brasil, diz que suas amizades duram até o amigo virar matéria. Digo o contrário. Digo que nenhuma matéria vale um amigo. Logo, se um amigo se chateia com um texto que escrevo é porque ele não entendeu a intenção do texto.

Mas a maioria dos meus amigos não se leva a sério. Eles sabem que faz muito tempo que tenho preconceito contra quem se leva a sério.

Já o da gravata é recente. Adquiri-o devido à corrupção que escorre dia a dia pelo noticiário. Mas não só por isso. O que mais me incomoda não é o roubo, a malversação. É a dissimulação. Vejo um desses caras de gravata deitando falação atrás de um microfone ou sobre uma tribuna e já desconfio dele. Sei que ele sempre tem segundas intenções. Um exemplo rápido: por que tanta CPI? CPIs não são constituídas para apurar ou esclarecer. Aqui ou em Brasília, em qualquer câmara ou assembleia, uma CPI tem por objetivo fazer o governo sangrar, desgastar candidaturas até a hora da eleição. Enquanto isso, as crianças estão esmolando nos semáforos. Por que eles não se empenham assim para salvar as crianças que esmolam nos semáforos?

Não, esses homens de gravata estão pouco se lixando para criancinhas que fumam crack debaixo dos viadutos, para meninas que se prostituem, para garotinhos que são abusados pelos pais. Eles querem é fazer política. A gravata que amarram em torno do pescoço é um símbolo disso. Um símbolo da política que fazem. Devia ser um símbolo de seriedade. Homem de gravata é homem sério, já se disse uma vez. Não mais. Homem de gravata é homem que se leva a sério, e disso eu não gosto. Tenho preconceito contra essa gente de gravata que se leva a sério.

 

 * Texto publicado na página 2 da Zero Hora de hoje.

Postado por David

Comentários (27)

  • Daniela Figueiredo diz: 21 de agosto de 2009

    Adorei esta crônica, como as outras. É difícil agradar a todos, e o que mais surpreende a quem escreve, é o quanto as pessoas que lêem os textos escritos se identificam com eles, passam a ser pessoas que se levam a sério. Também tenho um certo preconceito com pessoas assim, que se ofendem com qualquer comentário que fizemos. Mesmo sendo incômodos estes rompantes, é isso que faz termos mais prazer em escrever, de alguma forma, fomos lidos! Quanto aos senadores, sem comentários.Política=hipocrisia

  • **** diz: 21 de agosto de 2009

    Oi.
    Primeira vez que entro no seu blog. Gostei pacas, camarada.
    Abraços

  • Eduardo Daniel diz: 21 de agosto de 2009

    Já reparou como o céu do Brasil está ficando a cada mais cinza? Como o povo brasileiro de índole alegre e despojada está a cada dia mais taciturno? O problema é que enquanto os costumes estão cada vez mais politicamente corretos, os politicos estão cada vez mais incorretos.

  • JOEL MARAFON diz: 21 de agosto de 2009

    OS POLÍTICOS GOVERNAM PARA SI MESMOS E PARA SEUS PARTIDOS. EU SEMPRE ACREDITEI NO LULA, E ACHO QUE ELE JÁ FOI BEM INTENCIONADO. MAS O PODER FEZ DELE UMA PESSOA QUE PENSA APENAS EM CONTINUAR NO PODER. ENQUANTO ELE ERA BEM INTENCIONADO, NÃO SE ELEGIA. PARA TANTO, TEVE QUE FAZER ALIANÇAS ESCUSAS E AGORA ESTÁ ETERNAMENTE ENDIVIDADO. É POR ISSO QUE SAFADEZA VIROU SINÔNIMO DE GOVERNABILIDADE...

  • Maia diz: 21 de agosto de 2009

    A morte do colono Elton é a negação de tudo que a promotora diz. Se houvesse técnica ou profissionalismo da BM não haveria morte alguma. Quem vê o filme Gladiador vê como táticas de Guerra endeusaram generais. Olha, meteram uma retroescavadeira na entrada do acampamento, entraram pelos fundos com um trator, em cinco minutos dominaram os sem terra, com saldo de feridos e um morto. Agora aparecem brigadianos feridos, miguelitos, e não vou me admirar se aparecer uma arma de fogo entre os colonos.

  • leticia diz: 22 de agosto de 2009

    é lindo demais, um homem de meia idade de gravata.. tem aquela frase, pinto meus cabelos de preto para encontros amorosos e de branco para reunioes de negocio.. modificando.. uso gravata para reunioes de negocios, e camisa polo para encontros amorosos.. rsrs homem de gravata fico elegantissimo ! passa seguranca!

  • leticia diz: 22 de agosto de 2009

    seria levar a serio o marido chegar no qarto apenas de gravata ?? no pescoço ou no brinquedinho.. tanto faz.. eu axo q eh meio fetiche ate ..rsrs amooo gravatas !!

  • Elisena diz: 21 de agosto de 2009

    Cada vez me convenço mais de que política e religião são meios de sobrevivência de uma minoria: os engravatados.

  • Lucia diz: 21 de agosto de 2009

    Ainda bem que eu sou uma pessoa que não se leva tão a sério... e costumo me relacionar com gente assim. A vida já tem tanta injustiça, pra que perder tempo se ofendendo com tudo? Beijos, David.

  • Denise diz: 21 de agosto de 2009

    Muito bom!! Realmente, as pessoas se postam dentro de ternos e gravatas para inpresionar e parecer ser uma pessoa para ser levada a sério, alguém com credibilidade...mas pro fim, não passa de propaganda enganosa. Sou acadêmica de jornalismo e trabalho na assessoria de vereador. Não ando de gravata pelo motivo obvio, mas também ñ uso terninhos, salto alto, ou grandes produções...não pretendo enganar ninguem com aquilo que não sou. A ética e a responsabilidade estão na essência.

  • Maurício diz: 21 de agosto de 2009

    É isso aí mesmo. Ninguém está interessado em fazer o bem. O que importa é se dar bem. Maracutaias, falcatruas... é o jeitinho brasileiro, não é???

  • MARCOS diz: 21 de agosto de 2009

    FICA TITE E GIL

  • SONDA diz: 21 de agosto de 2009

    FICA TITE

  • MAURI TONI DANDEL diz: 22 de agosto de 2009

    Li esta coluna sobre gravata por indicação da Dani, uma amiga. A coluna é f-a-n-t-a-s-t-i-c-a!!
    já coloquei no mailling e passei para muitos amigos por e-mail.
    Parabéns por esta linha editorial que tu adotas.
    Vamos começar uma campanha para ter teus textos de forma fixa na pág 2 ou na anterior da contra, junto ou ao lado do Santana.
    Mas queria te contar um negócio: tu sabes que aqui na região alemã,Encosta da Serra, andar bem vestido ou de gravata é sinônimo de picareta ou enganador.

  • Maia diz: 21 de agosto de 2009

    Com o tempo vai surgir a informação mentirosa que o colono estava armado de um facão. Agora eu pergunto, se você vè um Brigadiano armado em tua direção, tu passa a foice ou não passa? Este é mais um assassinato de camponês do Governo LULA. O tiro foi pelas costas!

  • ROSAURO diz: 21 de agosto de 2009

    DAVID, TEM QUE FALAR PARA DUDA KROEFF TIRAR A GRAVATA E APARECER DE VEZ EM QUANDO NOS TREINOS DO GREMIO.O HOMEM NÃO APARECE NUNCA.POR ISSO QUE VIERAM TANTAS CONTRATAÇÕES EQUIVICADAS.FORA DUDA, MEIRA,GALVÃO, ORTEMAN E TCHECO.

  • Maninha-Gremista diz: 21 de agosto de 2009

    Bom dia David. Acho que não está bem programado esse banner, hoje do Nacional, que aparece no início da tua coluna. Ele fica parado ali e não dá para ler o que escrevestes. Não é a primeira vez que isso acontece. É muito chato! Isso tem que ser passado por um controle de qualidade antes de publicar o jornal na WEB. Ats,

  • Tiago Medina diz: 22 de agosto de 2009

    Gravata nada mais é que um pedaço de pano pendurado no pescoço. Se as pessoas acham que isso as tornam mais sérias, mais intelectuais, mais mais. O que pensar? Deixa assim!

  • Deborah diz: 21 de agosto de 2009

    G-E-N-I-A-L !!!!!! como sempre, aliás.
    Te adoro !
    Beijo completamente despojado de gravatas.

  • Maia diz: 21 de agosto de 2009

    A morte do colono Elton é a negação de tudo que a promotora diz. Se houvesse técnica ou profissionalismo da BM não haveria morte alguma. Quem vê o filme Gladiador vê como táticas de Guerra endeusaram generais. Olha, meteram uma retroescavadeira na entrada do acampamento, entraram pelos fundos com um trator, em cinco minutos dominaram os sem terra, com saldo de feridos e um morto. Agora aparecem brigadianos feridos, miguelitos, e não vou me admirar se aparecer uma arma de fogo entre os colonos.

  • Marcelo Xavier diz: 21 de agosto de 2009

    "Por que eles não se empenham assim para salvar as crianças que esmolam nos semáforos?". Bom, David, em verdade vos digo: você quer que eles se levem a sério, também?

  • Dilson diz: 21 de agosto de 2009

    Embora use gravata por convenção social, concordo com o que dizes. Frequentemente penso em me desculpar por usá-las em meu trabalho. Mesmo que procure me aproximar das pessoas, que procure ser franco, fica a barreira. Obrigado por suas colunas.

  • Marcelo Alves diz: 22 de agosto de 2009

    Concordo com quase tudo. Só que é bem bom ver eles na CPI, querendo justificar o que não têm justificativa: Roubar...(Não concorda?)

  • Maia diz: 21 de agosto de 2009

    Obrigado David! Ainda não voltou o link Comente esta máteria! de qualque forma obrigado!

  • Rafael diz: 21 de agosto de 2009

    PERFEITO!

  • Maia diz: 21 de agosto de 2009

    David, assassinaram mais um sem terra. No ano de 2007 foram 37. No ano de 2005 assassinaram o dirigente sindical Jair Antonio da Costa, que estava numa manifestação de sua categoria, contra o fechamento de postos em Igrejinha, na RS 239. Foi colocado dentro do camburão e chegou depois de horas morto no Hospital. Causa morte asfixia. Quem não divulga é cumplice destes assassinatos! Neste momento o teu jornal bloqueou todos os acessos aos comentários, inclusive retirando o link Comente esta matéri

  • Tiele Freitas diz: 21 de agosto de 2009

    É bem por ai David...Bem mesmo!Disseste muito!
    Saudade de ler mais teu blog!
    Abração!

Envie seu Comentário