Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os 30 cheiros nauseabundos

14 de outubro de 2009 6

Você já ouviu falar dos “30 cheiros nauseabundos de Colônia”? Falava-se muito desses 30 cheiros nauseabundos de Colônia durante a chamada “Época Romântica” da Alemanha, 40 anos entre o fim do século 18 e o começo do 19. Tratava-se de uma cidade pestilenta, Colônia, com suas ruas enlameadas, desprovidas de esgoto ou saneamento básico. A água, os moradores tinham de coletá-la das fontes nas praças ou em poços no fundo dos quintais à força de baldes e bacias. O lixo o despejavam direto na via pública, e não havia DMLU para recolhê-lo. As necessidades fisiológicas se faziam em guaritas precárias levantadas nos sótãos das casas ou plantadas nos cantos sombrios dos pátios. O nome destas peças dizia tudo acerca delas: “stankkammer”, ou “gabinete fétido”. Para disfarçar o odor pútrido que se evolava de cada desvão da cidade foi inventada uma água-de-cheiro que se tornou um clássico da perfumaria internacional: a Água de Colônia.

Quando estive em Colônia, durante a Copa de 2006, lembrei da história dos 30 cheiros nauseabundos e o perfume que os combatia, mas quase 200 anos depois da tal Época Romântica nada havia que provocasse náusea pelas ruas da cidade. Ao contrário, a Colônia de hoje é bela, alegre e salubre. O que, de certa forma, me decepcionou. Queria sentir o cheiro do passado, ainda que não fosse exatamente um cheiro agradável.

Argentina versus Uruguai, no começo da noite de hoje, cheira a passado, a furiosas decisões continentais, a jogos de negaça, a partidas para as quais o zagueiro vai com a barba por fazer há três dias. Impossível o apreciador do futebol não se deixar enfeitiçar ao ver entrar em campo aquelas duas camisas que exalam tradição. Mesmo que os times de hoje não cheirem exatamente muito bem.

Postado por David

Comentários (6)

  • josé de alencar souza da silva diz: 14 de outubro de 2009

    Se tu quer sentir cheiro ruim Coimbra é só ir pra Brasília,lá está tudo podre e cheirando mal.

  • Tiago Medina diz: 14 de outubro de 2009

    É um Gre-Nal valendo vaga na Copa!

  • Bruno diz: 14 de outubro de 2009

    Tá inspirado hoje, hein, meu velho.

  • Deborah diz: 14 de outubro de 2009

    Meu amado e poético David, GENIAL !!! você é o máximo, mesmo! Adorei: “…cheira a passado… camisas que exalam tradição. Mesmo que os times de hoje não cheirem exatamente muito bem.”
    A própósito: água de colônia não é tudo de bom ? e precisaram de 30 cheiros nauseabundos prá inventar isso !
    Beijão perfumado, cheirando saudade.

  • Leandro diz: 14 de outubro de 2009

    Gênio

  • guilherme diz: 14 de outubro de 2009

    Baita texto galo! Baita texto! Futebol de verdade! Fla-flu, alemanha X brasil, bra X arg, barcelona X inter…

Envie seu Comentário