Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A maldição holandesa

08 de julho de 2010 13

Já sabia que seria impossível vencer os holandeses na Cidade do Cabo. Já sabia que, naquele lugar, eles são invencíveis. Pois no Cabo da Boa Esperança os holandeses contam com algo mais poderoso do que futebol escorreito e apoio da torcida.

Contam com a ajuda do Além.

Existe um fantasma holandês que há 300 anos ronda o Cabo da Boa Esperança. É o espírito de Hendrik Van der Decken, chamado de “O Holandês Voador”.


Esse Van der Decken era conhecido por ser um péssimo caráter e um excelente capitão de navio. Em 1680, viajava para traficar com as Índias Orientais e, ao chegar às imediações do local onde terça passada se deu a triste eliminação uruguaia, foi colhido por uma tempestade tropical. Como era um marinheiro orgulhoso de suas habilidades, considerava um insulto não conseguir dobrar o Cabo. Assim, apesar dos pedidos desesperados de seus marujos para que suspendesse a empreitada, ele forçou o navio contra as poderosas rajadas de vento que vinham do sudeste. A tormenta rasgou-lhe as velas e destruiu-lhe o leme, mas Van der Decken, feito um Robben, não desistia. O navio jogava de um lado para outro no mar, sem avançar, mas fazendo crescer a ira do capitão.

Reza a lenda que Lúcifer em pessoa, com seus cascos e chifres, apareceu em sonhos para Van der Decken e, aproveitando-se da fragilidade de sua fúria, sugeriu que ele desafiasse o Todo-Poderoso, que o impedia de dobrar o Cabo. O capitão acordou e considerou a ideia do Coisa-Ruim muito boa. Subiu, furibundo, ao convés e afrontou o Senhor com palavras que foram descritas desta forma por seus marinheiros:
-

Frenético proferiu a terrível imprecação,
E gritou mais alto do que a tempestade:
‘Desafio que o poder de Deus altere
A rota do meu destino e a minha carreira.
Nem o demônio dos infernos me fará temer
Ainda que tenha de navegar
Até o Dia do Juízo Final!’

-
Deus, aparentemente, não gostou de ser desafiado. Enviou um anjo ao Cabo da Boa Esperança e esse funcionário celeste anunciou com voz tonitruante que Van der Decken erraria por aqueles mares “até que a trombeta de Deus atroe os céus”.

Desde então, a trombeta de Deus, ao que se sabe, não tem atroado. Desta forma, restou ao infeliz capitão fazer aparições pelo mar do Cabo com seu navio. Já foi visto por dezenas de banhistas e até pelo rei da Inglaterra, Jorge V. Cientistas colheram os relatos e especularam que as visões são apenas miragens, mas os pormenores contados pelas testemunhas são muito semelhantes entre si, o que intriga os estudiosos.

Richard Wagner escreveu uma ópera contando a história de Van der Decken e a intitulou, justamente, “O Holandês Voador”. Foi o que celebrizou Van der Decken. Mas mesmo antes dele as águas do Cabo já tinham fama de amaldiçoadas. Camões escreveu sobre elas em Os Lusíadas, num tempo em que o lugar era conhecido, com certa razão, como Cabo das Tormentas:

-
“Eu sou aquele oculto e grande Cabo,
A quem chamais vós outros Tormentório,
Que nunca a Ptolomeu, Pompónio, Estrabo,
Plínio, e quantos passaram, fui notório.
Aqui toda a africana costa acabo
Neste meu nunca visto Promontório,
Que para o Pólo Antarctico se estende,
A quem vossa ousadia tanto ofende.”

-
Cabo maldito, portanto. Cabo em que só os descendentes do Holandês Voador poderiam se dar bem. Que eles, como Van der Decken, vaguem errantes sem conquistar uma única taça até o fim de todas as Copas!

Comentários (13)

  • Ana Iara Lieberknecht diz: 8 de julho de 2010

    Davi, não acho que seja uma maldição a vitória da Holanda, venceu o melhor. O que acho maldição é a seleção brasileira não ter tido a hombridade de perder do mesmo modo que os uruguaios: não se entregando e procurando até o fim a vitória.

  • sergio diz: 8 de julho de 2010

    Pensei que vc ia escrever um post esculhambando com o treinador e a comissão técnica da Alemanha…seria bem do teu feitio…afinal eles perderam e é chegada a hora dos abutres acharem os defeitos…

  • Jaime diz: 8 de julho de 2010

    Esquecestes (ou ainda não assistes com teu filho?) o Holandes Voador que habita a Fenda do Biquini, onde Bob Esponja e seus amigos nos divertem.

  • julio diz: 8 de julho de 2010

    O que está acontecendo contigo Davi, para escrever uma bobagem destas! “Que eles, como Van der Decken, vaguem errantes sem conquistar uma única taça até o fim de todas as Copas!” Somente quem não gosta ou não entende de futebol para torcer dizer esta bobagem! Eles ganharam com todos os méritos do Brasil e torço para que sejam campeôes mundiais, afinal deveriem tê-lo sido em 74 /ou 78!

  • Otavio Campos diz: 8 de julho de 2010

    E a maldição se deu inicio, no mesmo dia em que entregaram a seleção na mão do Dunga.

  • Rafael diz: 8 de julho de 2010

    “até que a trombeta de Deus atroe os céus”

    pois então, será que as vuvuzelas fizeram esse trabalho??? e agora Van der Decken aparecerá triunfante no próximo domingo??

  • vinicius diz: 8 de julho de 2010

    E o Uruguay mandou no jogo!!! Foi mais time que a Holanda.

  • jair diz: 8 de julho de 2010

    Como vcs são trouxas. Ganhar do Brasil por méritos? que méritos? Que maldição? o acordo entre a FIFA e o patrocinadores? Culpa do Dunga? Esse foi plantado para ser derrotado, assim como os convocados. Essa copa, assim como as últimas, já tem destino desde o princípio, a Espanha. Ou vcs acham q. o Brasil e a Alemanha desaprenderam o futebol num estalar de dedos. Grandes tolos somos. O pior é q. conseguem ludibriar uma multidão de tolos. Abram os olhos. As maracutais no futebol já extrapolaram os nossos rincões. J. Avelanje + R. Teixeira +A. Sanches +Blater… e vcs acreditam em papai noel.

  • jair diz: 8 de julho de 2010

    Como vcs são trouxas. Ganhar do Brasil por méritos? que méritos? Que maldição? o acordo entre a FIFA e o patrocinadores? Culpa do Dunga? Esse foi plantado para ser derrotado, assim como os convocados. Essa copa, assim como as últimas, já tem destino desde o princípio, a Espanha. Ou vcs acham q. o Brasil e a Alemanha desaprenderam o futebol num estalar de dedos. Grandes tolos somos. O pior é q. conseguem ludibriar uma multidão de tolos. Abram os olhos.

  • Julio Ribeiro diz: 8 de julho de 2010

    Esqueceste de mencionar que as trobetas do apocalipse se trasnformaram en Vuvuzelas e abafaram a voz do Julio Cesar gritando “Deixaaaa!!!” para o Felipe Melo.

  • ana.amo o brasil sem os brasileiros diz: 9 de julho de 2010

    blergh…desde essa copa so entro nest blog pra er olixo que esse cara vitou…deindicado pra leitura a lixo completo…nunca imaginei que a mente desta criatura fosse ta limitada e rancorosa e arbitraria…um perfeito representante da ALEGORIA PROFISSIONAL chamada imprensa…lixo humano total…

  • Online Casino diz: 4 de novembro de 2010

    ha, I will try out my thought, your post give me some good ideas, it’s really amazing, thanks.

    - Mark

  • Car Hire Alicante Airport diz: 5 de novembro de 2010

    I am doing research for my university paper, thanks for your helpful points, now I am acting on a sudden impulse.

    - Lora

Envie seu Comentário