Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Porque o Grêmio pode vencer o Corinthians

10 de setembro de 2010 78

Fato número 1:

O Corinthians jogou 10 partidas em casa neste Campeonato Brasileiro e venceu as 10.

Fato número 2:

O Grêmio jogou 10 partidas fora de casa neste Campeonato Brasileiro e não venceu nenhuma.

Fato número 3:

Um dia o Corinthians vai perder uma partida em casa.

Fato número 4:

Um dia o Grêmio vai ganhar uma partida fora de casa.

Ora, pela Lei das Probabilidades é óbvio que quanto mais partidas o Corinthians ganha em casa, mais próximo está de ser derrotado; assim como quanto mais o Grêmio deixa de ganhar fora mais próximo fica de vencer a primeira.

Logo, pela Lei das Probabilidades, o Grêmio tem boa chance de derrotar o Corinthians neste sábado.

Pela Lei das Probabilidades. Pela matemática.

Pelo futebol, bom, aí é outra coisa.

Comentários (78)

  • Marcos Souza diz: 10 de setembro de 2010

    David,

    Imagino que vc nao estivesse falando sério, mas mesmo assim vou fazer uma correção:

    A Teoria das probabilidades nunca disse e nem dirá que quanto mais um time ganha em casa maiores serão as chances de perder o jogo futuro… Não tem nada de matemático nessa sua afirmação…

    Em teoria das probabilidades, existem os eventos dependentes e os eventos independentes… Neste caso, os jogos do presente são eventos INDEPENDENTES dos jogos passados…. Se são independentes, não importam quantos jogos um time já tenha ganho ou não, a chance de ganhar o próximo é a mesma…

    Palavra de estatístico :)

  • marcio cxs diz: 10 de setembro de 2010

    E VC ACREDITA EM PAPAI NOEL TBM???? O GREMIO GANHAR COM ESSE TIME HORRIVEL?? DUVIDO MUITO, E OLHA QUE SOU GREMISTA, MAS TIME QUE TEM SOUSA E DOUGLAS E MAIS UNS MENOS VOTADOS NÃO VAI GANHAR ME DESCULPE A SENCIRIDADE.

  • everton diz: 10 de setembro de 2010

    poderia ter ficado sem esse post Coimbra!

  • Beto diz: 10 de setembro de 2010

    O Contrario do que falastes eh o correto.

    Se jogas um dado e cai um seis. E ai jogas o dado de novo, qual eh a probabilidade de cair um seis? 1/6 como na primeira vez! Ou seja, o primeiro resultado nao influencia no segundo, a nao ser que antes das duas jogadas precises de dois 6 seguidos.

    Ou seja, os resultados ateh hoje de ambos times nao influenciam matematicamente o proximo resultado/jogo. O Corinthians pode, por exemplo nao perder nenhum jogo em seu estadio.

    No futebol sim! Uma certa complacencia do Corinthians e um esforco maior do Gremio pode sim equilibrar as coisas, que sao bem desiguais.

  • Machiavel diz: 10 de setembro de 2010

    Simplificando as coisas, o método indutivo é adequado para analisarmos determinado fenômeno. Exemplo 1: notícia recente informa que o NY Times, dentro de algum tempo, deixará de ser escrito. Conclui-se, portanto, que outros jornais seguirão o seu exemplo. Exemplo 2: sempre procurei a informação, mas nunca paguei um tostão por ela, salvo, obviamente, aquela informação cultural e/ou técnica somente encontrada no caríssimo mercado bibliotecário. Desse modo, para ler um Aristóteles, um Platão, um Machiavel, um Schopenhauer, um Spinosa…enfim, esses caras todos, tive que meter a minha cara mão no bolso para obter do devido consolo espiritual. Fiz isso, também, com meus livros técnicos que, por óbvio, me deram o devido retorno financeiro. Para diversão, lia de tudo, desde que não precisasse pagar. Assemelhava isso ao ato de pagar uma mulher, entende, coisa chatinha, não é verdade? E analisando esse quadro, conclui que, de modo prático e objetivo, as notícias de jornais e similares, tipo a Dilma ter ficado boba com o neto (já está surgindo a piada de que o apelido do neto vai ser PAC, já que ela, a Dilma, é considerada a avó do PAC, segundo o Lula), do aumento de impostos que se descortina no horizonte, da falta de objetividade da conversa do Serra, da multa que o Renato vai ter que pagar, da visita da Larissima Riquelme no Parcão, do Massa na Fórmula 1, da futura derrota do Inter para a Internazionale de Milão, enfim, essas notícias todas, pois essas notícias todas que se espraiam em rádios e jornais das 8 da noite, não serviram para acrescentar absolutamente nada, mas nadinha mesmo, no meu bolso. Então, caro David, como se observa nos comentários sobre o tomate aí embaixo, acho que a RBS, ao limitar o acesso aos seus blogs, está marcando gol contra, iguais a esses que o meu time gosta de fazer – só espero que não seja contra o Corinthians. O que ela, a RBS, deveria fazer –se é que ainda não faz—é comercializar os blogs para liberar o acesso ao Machiavel. Aposto que vai ter gente com vontade de ter o seu nome, endereço e tudo o mais, num daqueles espaços ociosos, não é verdade?!

  • Poliana Lídice diz: 10 de setembro de 2010

    Puuuuuuuuuuuuuuuuuuuxa! Vc está ficando ótimo!!!!!!!!!!! Que texto supimpa!!!! Que texto inteligente e sutil!!!!!! Que raciocínio brilhante!!!!! Assim vc vai levar ao desvario os seus leitores grenaldinos… aqueles dos três neurônios!!!!! Continue assim!!!

  • Sidnei Weiss diz: 10 de setembro de 2010

    É … e minhocas vão comer peixes, doravante.

  • mauricio rhoden diz: 10 de setembro de 2010

    ta loco… isso é papo de quem nunca estudou estatistica na vida… não daonde vc tirou essa tal de “Lei das Probabilidades” . se limite escrever sobre sua area, deixa a matematica e estatistica pra quem realmente sabe…

  • maurício Rhoden diz: 10 de setembro de 2010

    cara, vc tem um problema no seu blog… cada vez que eu atualizo a pagina com F5 o campo DEIXE UM COMENTARIO aparece com o nome e email do último a escrever, por exemplo, agora mesmo apareceu assim: Fernando n_grau@hotmail.com

    isso é sério…. muito sério… esta divulgando o mail de todo mundo!

  • Julio diz: 10 de setembro de 2010

    É uma pena que as pessoas em geral não consigam “alcançar” a idéia que o David quis trazer no comentário do blog. É óbvio, e o próprio David sabe, que estatísticamente falando (na acepção científica da palavra) a chance de vencer um jogo é a mesma do jogo seguinte, e assim por diante. O que ele quis dizer, de forma irônica, é que muito embora todas as circunstâncias indiquem que o Corinthians saia vencedor nesse jogo, é possível analisar o confronto por um, e tão somente um, ângulo favorável ao Grêmio. E assim o fez nesse blog sob o prisma da “estatística futebolística” pela qual, como todos sabemos, um time não consegue manter um impecável e absoluto desempenho dentro de casa durante o ano todo, da mesma forma como um time em má fase, em dado momento, fatalmente terá um resultado positivo surpreendente. O favoritismo é do Corinthians, lógico, mas a questão central do comentário está em encontrar, de forma bem humorada, um aspecto que possibilite vislumbrar alguma chance do Grêmio nesse jogo, com a ousadia de sugerir inclusive um certo favoritismo do tricolor. O futebol é assim, o campeonato brasileiro é assim, e o brilhantismo do comentário está nas entrelinhas que, infelizmente, não é alcançável por todos…

  • COLORADO diz: 10 de setembro de 2010

    Então logo, logo eu vou ganhar na loteria, pois sempre jogo…hehehehe

  • Jonas diz: 10 de setembro de 2010

    Marcos Souza esquece que o mundo real é muito menos matemático que o ideal… Lembram do Flu ano passado? 99,6% foi o pico da certeza dos matemáticos, mas sabemos o que ocorreu no mundo real.

    Se apenas com matemática se pudesse calcular cada aspecto do ser humano, certamente viveríamos num mundo com seres humanos artificiais…

    Pode-se dizer que é humano entrar de “salto alto” após diversas vitórias em casa, e também que diversos insucessos podem acender uma luz de alerta e criar indignação, traduzida em esforço extra. Não dá pra quantificar o ser humano…

  • Amilcar cunha diz: 10 de setembro de 2010

    A tese de que o time que tanto ganha está mais perito de perder e o que tanto perde, de vencer, é do Renê Simões. Tens que ser mais criativo David. Plagiando tese?

  • Otávio diz: 10 de setembro de 2010

    é verdade o que o Mauricio Rhoden acabou de dizer,
    agora pouco tinha “PESSANHA” no meu campo de e-mail.

    sobre a logica do texto.
    Gostei do texto, não li como um estatistico ou nenhum matematico, li do jeito como pensou

    “uma hora o gremio TEM q ganhar, não to dizendo que vai ser agora. E uma hora o corinthians perde, ou empata, também pode ser que não seja agora”

    é isso que foi escrito, não foi feita nenhuma conta ou tipo de probabilidade.. coisas do futebol.

  • jefferson diz: 10 de setembro de 2010

    VOU TE PROVAR O ABSURDO E A BOBAGEM Q ESCREVESTES; SE O GREMIO GANHAR TU VAIS DIZER NA SEGUNDA..VIU E ESCREVI!!SE O GREMIO PERDER ;EU NAO DISSE!!!!!ES INTELIGENTE E Q MATEMATICA NAO EXISTE NAS 4 LINHAS!!TEU COMENTARIO FOI PARA AGRADAR GREGOS E TROIANOS !!!

  • alisson diz: 10 de setembro de 2010

    Que comentário infeliz!!

  • JULIO COLORADO diz: 10 de setembro de 2010

    ENTÃO UM DIA VC VAI DEIXAR D SER CASTELHANA SEGUNDINA, TENDO EM VISTA QUE SEMPRE O FOI DURANTE A VIDA TODA!!! TÁ LOKO…

  • Jonathan Braga diz: 10 de setembro de 2010

    Por Favor David, essa teoria acima esta mais para 1 das variantes das famosas Leis de Murphy…
    mas como todo bom Gremista eu acredito…

  • Fernando Lopes diz: 10 de setembro de 2010

    Esse negócio de quanto mais um time ganha mais está perto de perder é um “achismo “. Até tem um fundo de verdade pois um time que ganha demais começa a jogar de salto alto; não se empenha tanto, aumentando sua possibilidade de derrota devido a não acreditar na derrota. Mas isso é um fator psicológico que não pode ser considerado como uma estatística.

  • Marcos Souza diz: 10 de setembro de 2010

    Jonas,

    Em nenhum momento entrei no mérito do Futebol em si na minha observação, eu corrigi foi o fato de o David ter afirmado que segundo a teoria das probabilidades, quanto mais o Corinthians ganhar em casa, maior vai ser a chance de perder o próximo….

    Pode até ser que isso aconteça realmente, não sei, mas sei com certeza isso não tem nada a ver com a teoria das probabilidades…. pode ser uma caracteristica do futebol, mas definitivamente nao existe nenhuma lei matemática que embase a afirmação dele.

    Em tempo, como já disseram, sei que o objetivo do texto não foi fazer uma tese matematica sobre a teoria das probabilidades… mas pra um estatístico dói tanto os olhos ler algo assim quanto ler um erro “hortografico”…

  • Juan diz: 10 de setembro de 2010

    Que porcaria de comentário. Fiquei com vergonha só por ler, imagina quem escreveu…

  • Pitágoras diz: 10 de setembro de 2010

    GOSTEI DAVID!!!

    SIGNIFICA QUE O INTER ESTÁ CADA DIA MAIS PRÓXIMO DA SEGUNDA DIVISÃO!!!!

  • Diego Carvalho diz: 10 de setembro de 2010

    Acho que o que o David quer dizer é que o Corinthians não é “tudo isso”, isto é, não vai conseguir vencer todos os jogos em casa. Mesmo que os jogos sejam eventos independentes, pode-se dizer que a amostra de 10 jogos é pequena e, se tivéssemos mais jogos, certamente o Corinthians perderia alguns. Em suma, quis dizer que é bem provável que o Corinthians não tenha capacidade de vencer todos os jogos, e que essa amostra de 10 jogos não reflete exatamente o que é o time do Corinthians. Da mesma forma, e exagerando o exemplo, não podemos tomar como amostra os últimos 4 jogos do Grêmio e afirmar que o Grêmio não vai perder mais nenhum jogo. Em suma, tudo tende a voltar à sua média.

  • JorgeEduardo diz: 10 de setembro de 2010

    “SENCIRIDADE” é demais pra minha bolinha. Depois dessa, desisti.

  • Carlos diz: 10 de setembro de 2010

    Regozijos teóricos à parte, o que o cara quis dizer é bastante simples: merdas acontecem.
    Na onda dos outros “posts”, curtindo uma de chato, só tenho uma correção a fazer ao David, e incrivelmente de grafia: o título correto para o texto seria “Por que o Grêmio pode vencer o Corinthians”. Isso mesmo, separado e sem acento. E só faço isso em retaliação por uma prova de concurso que fiz há uns meses atrás, na qual um dos textos dele, com termos pouco usuais, foi empregado na parte de interpretação. :P

  • Pedro Paulo diz: 10 de setembro de 2010

    É incrível como os colorados se contorcem quando o David fala do Grêmio. Entendo eles, afinal, na mídia temos gremistas INTELIGENTES como o Paulo Santana e o David, além do Diogo Oliver. Enquanto isso quem os colorados têm? O Kenny Braga? O Wianey? Ai é f…
    Ahh não tem o Guerrinha que é genial… Admito.
    Outro dado assustador para os colorados é que mesmo eles ganhando títulos e nós na merda eles não são notícia! É incrível isso.
    Simplesmente pq o Internacional é um time chato, mto chato. Ninguém odeia. Ninguém ama. No máximo acha bonitinho… O Grêmio quando era campeão era odiado pelo Brasil, os paulistas queriam nos vencer a qualquer custo. E o Inter? Eles simplesmente ignroam… Aliás, quem é o grande rival do Inter fora o Grêmio? Isso já mede a grandeza do clube.
    Aceito que o Grêmio vive uma fase péssima e que há anos não vence nada, mas o Inter, será sempre o Inter do “genial” Keny Braga.

  • jair colorado diz: 10 de setembro de 2010

    um jornal tão importante que é lido por tanta gente e um cara vem escrever uma coisa dessa ísso é não ter assunto e escrever qualquer coisa . Só para lembrar assim como o inter ganhou um campeonato brasileiro invicto porque o corintia não pode ganha 11 partida seguida em casa, ganhar do lanterna é facil ainda mais jogando em casa e desfalcado de 5 jogadores e do seu principal artilheiro,agora o corintia não é o atletico go.

  • Fabio diz: 10 de setembro de 2010

    se o inter ganhou do Barcelona,porque o Gremio não pode ganhar do Corinthians ?? MILAGRES ACONTECEM.

  • ELTON HAEFLIGER diz: 10 de setembro de 2010

    Porque o homem pode morder um pit-bull.

  • NECA diz: 10 de setembro de 2010

    Esse “Porque” deveria ser separado. A manchete não é a resposta, a causa, logo, por que separado.

  • Gustavo diz: 10 de setembro de 2010

    David, esse porquê aí é separado.

  • ricardo branco diz: 10 de setembro de 2010

    David,
    o que fazes coma pobre da Lei da Probabilidade é um crime (afirmação que o Lauro Quadros cansa de repetir no Sala).
    Um jornalisat com tamanho público deve ser responsavel e não passar estas bobagens para que outras pessoas raciocinem desta forma.

  • Paula diz: 10 de setembro de 2010

    Concordo verdade este comentario é muito meio a meio, se perder ele vai dizer virão eu falei se ganhar ele dira o mesmo.é brincadeira voce podia passar sem essa David e olha que adoro ler suas colunas mas esta agora não me deixou contente,além do mais porque sou gremista não fanática mas sei que o Gremio esta tentando achar seu caminho,sua verdadeira origem e alma de existir que ainda esta se desenhando,se descobrindo não esta com aquele euforismo de anos anteriores.

  • ELISABETH diz: 10 de setembro de 2010

    Boa Tarde!

    És infantil (faz tempo que não tens mais 18 aninhos, tampouco30), descompromissado, ignorante e bichinho da goiaba.

  • Matheus diz: 10 de setembro de 2010

    FANATISMO DELIRANTE!!! A PROPÓSITO, PRECISANDO DE UNS NIQUEIS PRA AJUDAR NA DESPESA MENSAL??? VIVA A MESQUINHARIA!!! E DEPOIS TU VEM FALAR DA CAPITAL DOS MUQUIRANAS??? HAHAHAHA VEJA SÓ, QUE BELO EXEMPLO TUA EMPRESA TE OBRIGA A DAR, HAHAHAHA NUNCA HAVIA PRESENCIADO ALGO MAIS MUQUIRANA QUE ISSO, VIVA A MESQUINHEZ!! CHUPA DAVID!!! EM TEMPO: TU AINDA NÃO ME RESPONDEU… POLIANA É APELIDO???? SUPRA-SUMO DA EXCELENCIA CEREBRAL!!

  • castelhano da azenha diz: 10 de setembro de 2010

    Os ultimos 10 caras com quem saí eram feios e tinham P. pequeno..
    pela tua tese hj vou me dar bem….

  • Igor Rick Miami diz: 10 de setembro de 2010

    Poxa.. a galera da matematica ta levando teu post a serio demais, hein?!
    Eh obvio que no futebol nao cabe esta tese, mas vale a descontracao do texto!
    Alias, mesmo nao podendo considerar a mencionada tese ao peh da letra, espero que seja confirmada!!!
    Espero, ainda, que o Ronaldao jogue, pois duvido que venha a fazer gols em duas partidas seguidas (ta ai outra tese) rsrs..

  • gilberto diz: 10 de setembro de 2010

    Coimbra, Coimbra, tu andas com umas piadas bem engraçadas ultimamente (estatísticas engraçadas, quero dizer). Mas como empate lá, para mim já é vitória, creio que falta só convencer os corinthianos do mesmo.

  • bianca diz: 10 de setembro de 2010

    Só pode vencer,pois este é o teu desejo de Gremista!Muda de assunto ,que de futebol ninguem acredita em ti,pois és muito fanático.

  • Nani Oliveira diz: 10 de setembro de 2010

    E o Tcheco um SER SUPERIOR ja está no Coritiba,logo logo vaoi jogar da Juventude,série D!

    probalidade matemática e idade avançada.

  • wagner diz: 10 de setembro de 2010

    tu nao tinha mais nada pra fazer hj hein Coimbra?

  • marcio salbego diz: 10 de setembro de 2010

    to com vc davi o gremio vai ganhar do curinthias com um penalti inexistente……..

    jonas 1 x 0….. rumo a vaga da libertadores 2011 na quarta contra o palmeiras vamos lotar o olimpico monumental 50 mil pessoas…… e ver o tecnico gaucho mais vitorioso de todos os tempos… felipaão

  • Marcio Szadkowski diz: 10 de setembro de 2010

    Foi a coisa mais irritante que li, nesses blogs da RBS

    Ridículooooooooooooooo….

  • roberto lisboa diz: 10 de setembro de 2010

    Só faltou dizer q quem inventou essa tal de lei das probabildades foi o Renê Simões. Tsc, tsc, tsc…

  • Ricardo diz: 10 de setembro de 2010

    O post do Pedro Paulo me deu pena.

    Juro, fiquei com pena do coitado, comparando quem tem melhores cronistas, o Inter ou o Grêmio.

    Me lembrou o Obino, com o discurso do melhor site, do ônibus, do ginásio.

    Pobre Pedro Paulo.

  • Sidnei Weiss diz: 10 de setembro de 2010

    Aí Pedro Paulo os grandes adversários do Inter não estão no Brasil. Alias cada vez mais Internacional. Isto é puro despeito. Mas concordo contigo voces estão numa merda sem tamanho e vão pra segunda de novo. Tri segundino é f…

  • Laerte PapaFifa diz: 10 de setembro de 2010

    Meu pai pensava assim até 1979, quando viu o Inter ser campéao invicto. Eu, que não sou bobo, troquei de time naquela época e hoje sou campeão de tudo!!!!

  • Laerte PapaFifa diz: 10 de setembro de 2010

    Pedro Paulo, essa rivalidade gre-nal está com os dias contados. A Fifa (sabe o que é?) está criando uma liga apenas com os verdadeiros campeões do mundo a partir de 2005, ou seja: São Paulo, Inter, Milan, Manchester e Barcelona. Como os jogos deverão ocorrer no primeiro semestre, adeus Gauchões, Copas do Brasil e outros eventos igualmente sem importância. Informe-se no link abaixo:

    http://pt.fifa.com/worldfootball/clubfootball/news/newleague

  • bruxo diz: 10 de setembro de 2010

    David há outro fator que não é estatístico, mas psicológico: O foco corinthiano está dividido entre o Grêmio e o jogão seguinte contra o Flu.

  • Gremistão em São Paulo diz: 10 de setembro de 2010

    Eu diria que o Grêmio pode ganhar do Corinthians pelo seguinte motivo: O Grêmio historicamente consegue bons resultados enfrentando o Corinthians em SP. Isso é histórico. Agora mesmo sendo gremista sou acima de tudo consciente. O time não inspira muita confiança pra vencer mas oremos.

  • gremista da palhoça diz: 10 de setembro de 2010

    Bem, pra estes que se manifestaram ensandecidos, como donos da verdade, vou colocar a questão dos dados de forma inversa a acima esposta – daí vamos ver como eles se saem. Vamos jogar o dado 38 vezes. Vamos ainda simplificar as coisas, para facilitar o entendimento dos nossos matemáticos: digamos que o dado só tenho dois números – o 06 e o 01, de forma que tenhamos três lados com o algarismo 01 e outras três com o 06.

    Jogadas as 38 vezes o dado, quais as possibilidades de ocorrerem o algarismo 01 e o algarismos 06. Eu diria, e qualquer outro também, que a lógica indica apostar-se em 50% para cada um dos algarismos, ou seja, 19 para um e 19 para o outro. Por outro lado, pode ocorrer de nas primeiras 10 jogadas, repetirem-se sucessivamente o número 6. Tranquilo. Mas daí, a partir da décima primeira jogada, de fato, a tendência de o número 1 passar a ocorrer aumenta a cada nova repetição do 06. Isto, além de estatística, é lógica!

    O David está a frente de todos, e a maioria não consegue conceber esta idéia porque assim como toda unanimidade, também toda a maioria sempre é burra!

    Grande David!

  • paulo diz: 11 de setembro de 2010

    Pior q meu colega Pedro Paulo tem razão..o Inter pode ganhar tudo como dizem…mas só tem como rival o GREMIO..é muito pouco…bom até na final da libertadores o Pele em entrevista falou q o Gremio no sul é imbatível…depois pediu desculpa era o Inter…hahahahaha
    e ainda tem colorado qrendo q o Gremio vai pra segunda divisão…bom se for não muda nada acho q quem perde mais é o Inter…aliás é um título q eles não tem…e ainda se dizem campeão de tudo…COMO????

  • abreu diz: 11 de setembro de 2010

    laerte papa fifa – trocou de time ? então tu era gremista ?
    explica essa pros teus irmãos de clube seu vira casaca…
    coisa de bixona mesmo…
    e o tal de júlio colorado, que mágoa , que dor hein cara ?
    fica calminha e acha uma louça prá lavar e deixa o tricolor
    em paz … olha pro teu time e deixa o nosso quieto…
    afinal tu não é campeão de tudo(menos gaúcho) esse chaõ tem dono…

  • Poliana Lídice diz: 11 de setembro de 2010

    Viu, Coimbra? Eu não lhe disse?… O que une gaúchos e gaúchas das duas cores existentes neste rincão farroupilha – sob o prisma social/intelectivo ( acalmem-se…), é a imbecilidade generalizada. Que povo burro! Que povo bitolado! Que povo tosco! Eu fico em saber se a RBS é ruim assim porque é gaúcha ou se o gaúcho é assim devido à RBS…Dúvida cruel!

  • Robson diz: 11 de setembro de 2010

    David, um serviço de utilidade pública, por que acabou o blog Preleção? Não há outro jornalista ai para para substituir o Seconi? E ele, qual meio de comunicação o contratou?

    Grato

    Robson

  • Luis Paulo Massa diz: 11 de setembro de 2010

    Lembra do Ibis ????

    Pois bem.

    O Ibis perde todos os jogos há três anos. Nem empatar consegue.

    Vai jogar contra o Barcelona , no Cam Nou…

    O Barcelona não perde lá há um tempão…

    Hum…

  • Matheus diz: 11 de setembro de 2010

    TÔ COMEÇANDO A ACHAR QUE É NOME MESMO, HUM…. SERA??? TUDO INDICA QUE SIM!! ESTAS MAGOAS REPRIMIDAS E REPRESADAS NORMALMENTE TEM ORIGEM, E QUASE SEMPRE DESAGUAM NO MESMO LUGAR, UM VIVA AOS IGNORANTES, PORQUE DELES VEM A DIVERSÃO!!

  • Lucas – Imortal ressurge diz: 11 de setembro de 2010

    Falem agora das estatiscas !! o David nao faz matemática e sabe mais que muitos deles !!! falem ! falem !!! quem eh o cara agora ? quem ?
    David sempre achei voce muito coerente, e voce eh demais !!!!!!!!!!!!!!! Falem das estatiscas agora, por favor se pronunciem !!!! demais demais !!!!!!!!

  • Alessandro diz: 11 de setembro de 2010

    Para desespero dos alucinados coloradinhos, David, tu acertou e agora já pode se considerar um estatistico….hahahahah

  • Marcos Souza diz: 11 de setembro de 2010

    Gremista da palhoça,

    Que comédia… Me responda então a seguinte pergunta:

    Imagine que tenho uma moeda… eu jogo ela 10 vezes e todas as 10 vezes o resultado é cara… qual a probabilidade de sair coroa no 11° lançamento?

    Segundo a sua teoria, a chance de sair coroa deve ser maior do que a chance de sair cara… mas vc saberia explicar porque? A moeda tem dois lados exatamente iguais.. então saberia me explicar porque a chance de sair coroa é maior?

    É cada uma que temos que ouvir… mania do povo achar que é dono da verdade… nunca deve ter estudado probabilidade na vida e se acha o sabe-tudo… aff…

  • Pense Nilso diz: 11 de setembro de 2010

    Boca santa, hein David.

    Depois desse seu comentário, resolvi que vou apostar nas dezenas 01, 02, 03, 04, 05 e 06.

    Os estatísticos, infelizmente, não alcançaram sua nova concepção da Teoria das Probabilidades. Não perceberam que se trata de um avançado estudo filosófico, amparado na lógica futeboliana da imortalidade tricolor, a mesma que decidiu a Batalha dos Aflitos.

    Morderam a língua também os colorados, que esqueceram-se da crise que enfrentaram há alguns meses. Na época caiu o Fossati. Foi um período em que tudo estava excelente na Azenha e péssimo no outro lado.

    É preciso compreender que precisamos viver cada dia como se fosse o último. Um dia a gente acerta.

    Abraços e parabéns pelo rigor de seu estudo.

    Nilso

  • Dirceo Stona diz: 11 de setembro de 2010

    David
    Voce acertou e a Leia da Probalidade funcionou. Grêmio 2 Corinthians 0

  • Dirceo Stona diz: 11 de setembro de 2010

    David

    Me enganei, o Grêmio fez somente um gol, ocorre que foi muito roubado pelo juiz que merecia mesmo ter feito dois gols.
    Desculpa minha falha.

  • ELTON HAEFLIGER diz: 12 de setembro de 2010

    Nunca a Lei das Probabilidades ajudou tanto ao Grêmio quanto ao Inter.

  • Mateus Gaúcho diz: 12 de setembro de 2010

    Pelo menso uma probabilidade que eu julgava grande eu acertei, gente que gosta de matematica é MUITO CHATA! O cara fez uma brincadeira, e os caras vem aqui querer dar aula de matematica ( e irritados! ).

    Ta loco, ainda bem que nunca gostei de matematica. Logo não sou chato! HAUHAUHAHUAHU

    David tu é o cara! Ensinasse a eles que a matematica do futebol é outra, não a da sala de aula ( CHATA! )

  • Marcos Souza diz: 12 de setembro de 2010

    Mateus Gaucho,

    O Próprio David é o maior defensor de uma educação de qualidade… e este blog não é frequentado apenas por pessoas que não gostam de estudar e que passaram a vida inteira achando chatas as aulas e as pessoas que gostam de ensinar corretamente, como por exemplo…. ahn… VOCÊ !!!

    Muitos estudantes, pessoas jovens e ávidas por conhecimento frequentam o blog… Pessoas estas que podem aprender errado e também ensinarem errado… sei que posso estar sendo chato, mas não me importo… sou chato com prazer se o objetivo for divulgar corretamente o conhecimento…

    Como disse antes, para mim dói aos olhos ler um crime matemático tanto quanto para o David, dói aos olhos ler um crime contra a gramática… Se o David pode e deve ser corrigido por erros de português, porque não poderia e deveria ser corrigido por erros de matemática???? Criticas construtivas sempre são válidas, aposto que o próprio concorda comigo.

    Mesmo assim já comentei que imaginoq q o David tenho usado de “licensa aritmética” (não poética) para dar sentido ao texto…. =)

  • Marisa Oliveira diz: 12 de setembro de 2010

    Feitoooooo, David, congratulations! A mega-sena acumulou para quarta-feira também…

  • Gustavo diz: 12 de setembro de 2010

    Pô, Marcos Souza. Pra escrever “licensa” tu só deves, mesmo, entender de matemática, se é que entende. Fala sério, hein? E vem falar de educação? Vê se larga o futebol e vai dar uma estudadinha…

  • Gustavo diz: 12 de setembro de 2010

    Neca, quando escreves “Esse “Porque” deveria ser separado”, deverias escrever “esse porquê”. Já que explicaste, explico também: ele é substantivo, ok?

  • Pense Nilso diz: 12 de setembro de 2010

    Caros amigos matemáticos e estatísticos:

    vocês leem e assistem diariamente inúmeras situações a respeito dos mais variados temas. É no jornal, é na novela, é no cinema. Tem médicos, padres, advogados, prostitutas. Todos são mostrados com uma faceta, em geral distorcida da realidade de cada profissão.

    Observem que é comum, quando surge um personagem do mal na novela, os órgãos de representação da categoria reclamarem. Vão à justiça, fazem um estardalhaço. Mas calam-se quando a mesma situação atinge outra profissão.

    No jornalismo, em geral as reclamações são pela falta de profundidade dos temas tratados. Ocorre que o jornalismo não tem a função precípua de ensinar. Não é aula. Serve para transmitir uma informação, ainda que genérica, sobre determinado tema. Claro que o jornalismo não pode incorrer num erro de gerar uma informação ou um conceito equivocado. Pode, pelo espaço que possui, ser no máximo superficial, nunca errado.

    Mas e no caso do David Coimbra? O que ocorre com ele é que, apesar de ser jornalista por profissão, ele é um cronista. Seu blog traz crônicas que ironizam ou satirizam o cotidiano. É uma forma de arte, o que lhe permite a licença poética ou matemática. É preciso compreender o trabalho dele na dimensão do trabalho dele. E as pessoas precisam compreender as mais variadas formas de expressão em seu contexto. Quem quer aprender sobre Teoria das Probabilidades não pode ler o David Coimbra. Nada contra ele, mas ele não é professor dessa teoria. O problema é que se o David Coimbra escrever sobre qualquer coisa com o rigor científico esperado pelos que reclamaram do tema neste post, terá que escrever um tratado por dia – e vai ficar chato. Vejam que vocês reclamam do post sobre a Teoria das Probabilidades, mas calam-se diante do post sobre a história da humanidade. Isso se não se divertiram com aqueles textos. Mas os historiadores teriam calafrios ao ler aqueles posts? Sim, se tiverem a mesma percepção que vocês têm do trabalho do David. Assim como as pessoas precisam aprender sobre Teoria das Probabilidades, precisam aprender sobre literatura e suas formas de expressão.

    Imaginemos que Pablo Picasso tivesse pintado Guernica com o grau de fidedignidade às escalas, às feições com que vocês esperam que o David Coimbra escreva sobre a Teoria das Probabilidades. Seria outra obra e talvez tivesse se perdido no tempo.

    E, lembrem-se da velha anedota sobre a lei das probabilidades:

    “Estava um antigo governador gaúcho preocupado pelos motivos pelos quais a loteria sempre tinha mais acertadores em SP e menos no RS. Convocou o colegiado e perguntou das razões. Um dos secretários então respondeu que era a Lei das Probabilidades. Ele então emendou: “Vamos enviar um projeto à Assembléia revogando esta lei”. Um outro participante alertou: “Não, governador, esta lei é federal”. E um quarto interlocutor acrescentou: “E foi criada pelo dr. Getúlio”.

    Abraços,

  • Renato diz: 12 de setembro de 2010

    Gostaria de ver a cara de otário de cada um dos que tiraram sarro do texto.

  • Paulo Müller diz: 12 de setembro de 2010

    Parabéns David e saudações tricolores

  • Mariane diz: 13 de setembro de 2010

    BOA COIMBRA!
    HUAHUAHUAHUAHUHAUAHUHAUAUHUHA, BEM FEITO pra quem riu do texto e, PIOR AINDA, do Grêmio!
    DALHE, JOGO HEROICO COM CARA DE GREMIO! SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Ramon diz: 13 de setembro de 2010

    A língua é o chicote da bunda!

  • Marcos Souza diz: 13 de setembro de 2010

    Pense Nilso,

    Perfeito. Concordo em gênero, número e grau com você… tanto que falei sobre “licenSa aritmética” (sic)….

    Mas o que incomodou não foi nem o erro em si, se ele tivesse apenas citado que a chance do corinthians perder era maior.. e blablabla… sem problemas…

    O bicho pegou mesmo foi quando ele falou que “Pela Lei das Probabilidades é óbvio que….”. Concordo que o objetivo do jornalismo não é ensinar, mas uma vez que se proponha a ensinar (como foi o caso) então que ensine correto…

    Mas enfim, como disse concordo com vc…

    Gustavo,

    Obrigado pela correção… espero q meu erro tenha doído em vc tanto quanto o erro do David doeu em mim… hehehehe pode deixar que vou dar uma “estudadinha” sim… obrigado mestre.

  • Maciel diz: 13 de setembro de 2010

    David, como o nome já diz, tu é um profeta cara, e dale Gremio

  • gilberto diz: 13 de setembro de 2010

    Cacete! agora não faço bosta nenhuma sem consultar as tuas estatísticas.

  • Pedro Paulo diz: 14 de setembro de 2010

    Caros amigos colorados,
    Parece que o David acertou!
    Eu li seus amáveis comentários sobre o meu pensamento e resolvi esclarecer algumas coisas:
    1) nunca usei os comentaristas para dizer que meu time é melhor ou pior, apenas constatei que de um lado temos gênios como Paulo Santana e David Coimbra e de outro Kenny Braga… Aliás, alertei vocês pra essa sacanagem da RBS. Pô, vamo dar qualidade ao Inter nos seus defensores. Só o Guerrinha não dá.
    2) Citem um time que tem raiva do Inter. Que torce pra jogar contra o Inter só pra ganhar dele. O Estudiantes foi derrotado pelo Inter na final da Sul-Americana e não esboçou qualquer sentimento de revanche na Libertadores. O Barcelona nem lembra do Inter, assim como o São Paulo, que já perdeu duas libertadores pra vcs, está se lixando. O Grêmio sempre foi odiado. O Palmeiras dos anos 90 torcia pra jogar contra o Grêmio. O Ajax pediu um amistoso em 1997 para ganhar daquele time insolente que tinha dificultado sua glória.
    3) Não se esquetem com minhas ideias, são só ideias e opiniões, não verdades.
    4) A próxima lei da probabilidade deve atingir o Inter. O Celso Roth não é um vencedor. Ganhou um torneio barbada, onde pegou um time em crise e um time que nem existe como adversários. O título é muito mais do Fossati do que dele. Ele aos poucos vai afundando o Inter e vcs nem percebem…

Envie seu Comentário