Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Gre-Nal da vergonha

22 de outubro de 2011 110

O pior lado da rivalidade Gre-Nal causou um prejuízo incalculável a Porto Alegre e ao Rio Grande do Sul. A perda da Copa das Confederações e a diminuição da importância da participação da cidade na Copa do Mundo situam-se muito além das meras e mesquinhas questões esportivas.

A não participação na Copa das Confederações talvez seja ainda mais grave do que a tímida participação na Copa do Mundo. A seleção uruguaia provavelmente jogaria em Porto Alegre, trazendo junto 40 ou 50 mil turistas uruguaios. Imagine-se um jogo entre Uruguai e Espanha, por exemplo. Imagine-se a Alemanha ou a Itália jogando no Estado. Imagine-se o lucro da rede hoteleira, dos taxistas, dos bares e restaurantes, da cidade inteira com recursos diretos e indiretos e também com a projeção internacional.

Porto Alegre não abocanhará esse quinhão.

Por quê?

Por causa da nefanda grenalização de tudo o que ocorre no Rio Grande do Sul. Assim como a rivalidade Gre-Nal já fez Grêmio e Inter conquistarem o mundo, faz, também, às vezes, com que gremistas e colorados sabotem-se mutuamente quando têm de se unir. No caso específico, gremistas e colorados deveriam ter se unido lá atrás, quando começaram as tratativas para a cidade ser uma das sedes da Copa do Mundo e da Copa das Confederações.

As lideranças do Estado, o governador, o prefeito, o presidente da Federação, os presidentes dos clubes, deputados, senadores e vereadores, as lideranças todas deveriam ter conversado com responsabilidade, seriedade e ponderação sobre o que Porto Alegre deveria e poderia fazer para ser uma boa sede para as competições.

Mas isso não foi feito. Ao contrário, houve uma rala disputa Gre-Nal para sediar a Copa, e essa disputa ainda não acabou. Colorados se apressaram em apresentar sua candidatura, gremistas trabalharam nos bastidores contra a candidatura colorada, jamais houve uma união em torno de um objetivo, jamais houve uma discussão desapaixonada e adulta do tema. É a grenalização tosca, superficial e, o pior de tudo, pouco inteligente.

Não há mais tempo de salvar o que se perdeu. Mas ainda há tempo para que não se perca ainda mais. Desde que haja um pouco, só um pouco, de bom senso.

* Texto publicado na Zero Hora de ontem, 21/10/2011.

Comentários (110)

  • Morpheus diz: 22 de outubro de 2011

    Você é ser desprezível e oportunista, falar agora… Até eu falaria!

  • Leonardo diz: 22 de outubro de 2011

    Sinceramente, não consigo entender o que os gremistas poderiam ter feito diante da soberba e inoperância colorada. Soberba no início quando queriam reformar o estádio com recursos próprios sendo que a própria FIFA exigia uma parceria. Inoperância durante meses em que a obra esteve (e está) parada. Esta perda tem que ser posta totalmente na conta do SC Internacional.

  • Ronaldo diz: 22 de outubro de 2011

    David, tu deve estar delirando né, são encontro outra explicação para suas colocações. Primeiro que em Porto Alegre jamais iria jogar uma copa das confederações Espanha ou Alemanha. Segundo, 40 ou 50 mil turistas para ver Uruguai jogar na Copa das Confederações, vc tá de brincadeira, ta delirando, refaça seus cálculos David. Talvez em uma copa do mundo, mas não nas copas das confederações. Que prejuízo é esse que tu fala como incalculável, não viaja David.

  • JONATHA diz: 22 de outubro de 2011

    NÃO CONCORDO DAVI…
    O QUE O GRÊMIO TEM HAVER COM A PERDA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, NAO DIGO ISTO PORQUE SOU GREMISTA, MAS DIGO PORQUE NÃO TEM FUNDAMENTO, VOCÊ FALOU NO SEU COMENTÁRIO DO PIOR LADO DA RIVALIDADE GRE-NAL, CAUSOU UM PREJUÍZO INCALCULÁVEL EM PORTO ALEGRE, DAI EU TE PERGUNTO:
    O QUE O GRÊMIO TEM HAVER COM ISSO??? QUEM APRESENTOU O PROJETO DO ESTÁDIO E NAO CONSEGUIU COMPRIR(POR ISSO PERDEMOS A COPA DAS CONFEDERAÇÕES) FOI O INTER, ENTÃO PORQUE VOCÊ FALA EM RIVALIDADE GRE-NAL NO SEU COMENTÁRIO??? PARA NAO PAGARMOS O VALE MUNDIAL DE NAO RECEBERMOS A COPA, O GRÊMIO APENAS DISPONIBILIZOU A ARENA EM CASO DE OUTRA VEZ O BEIRA-RIO PAGAR O MICO DE NAO FICAR PRONTO, SÓ ISSO.
    SINCERAMENTE NAO INTENDO PORQUE VOCÊ COLOCA O GRÊMIO NA PERDA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, GOSTARIA QUE SE EXPLICASSE MELHOR…
    ABRAÇO!

  • JONATHA diz: 22 de outubro de 2011

    CONCORDO CONTIGO LEONARDO!
    NA BOA DAVI, EXPLIQUE-SE MELHOR NESSE TEU COMENTÁRIO, NINGUEM INTENDEU NADA EM VOCÊ BOTAR O GRÊMIO NO MEIO DA PERDA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES… ESTAMOS AGUARDANDO….

  • Rodrigo diz: 22 de outubro de 2011

    Cara, a direção do Internacional, tem que pensar no clube, não adianta fazer loucura pra ter um evento e ficar 25 anos pagando por um contrato mal feito.

    O clube esta certo em estudar muito bem este contrato.

    Mas essa questão é polica, pois o curintia não tem nem contrato assinado e vai sediar a abertura…

  • Guilherme diz: 22 de outubro de 2011

    Acho que os gremistas não tem culpa nisso. Beira-rio já estava decidido para também sediar a Copa das Confederações e eles não deram importância para isso. Quem fez com que Porto Alegre e o RS perdesse a Copa não foi só o Inter, foi a empresa que eles contrataram, mas, dizer que isto foi culpa do Gre-Nal, não só de em jogos, é um erro grotesco.
    A Arena segue firme e forte em sua construção e ela tem tudo para sediar a Copa do Mundo. A disputa Gre-Nal para quem iria sediar a copa acabou já faz um tempo, quando foi decidido pela Fifa que o Beira-rio teria jogos da copa… Como citado ali em cima, a culpa deve cair em cima só do SC Internacional.

  • Gustavo diz: 22 de outubro de 2011

    O que diabos o Grêmio tem com a não assinatura do contrato entre Inter e AG? Qual a influência do Grêmio no racha político do Inter e na indefinição quanto ao modelo de financiamento da reforma do Beira-Rio? Talvez um texto sobre a falta de sentido em um gremista comemorar o fracasso gaúcho no episódio, mas pretender atribuí-lo à rivalidade grenal é demasia. Cada uma…

  • Alvarinho diz: 22 de outubro de 2011

    A rivalidade grenal de valores fora das 4 linhas é alimentada pela imprensa, principalmente desta casa! Que consegue envolver a tal rivalidade até em seus programas humorísticos, onde divide a bancada entre colorados que divulgam a política de lá e gremistas que criticam até o roupeiro do clube! Mas ainda assim, nessa falta de civilidade (inclusive da imprensa), o que fez Porto Alegre e Curitiba (onde não houve essa disputa clubística) perderem espaço na copa das confederações e do mundo, foi os interesses exclusos e explicitos da CBF e dos meios de comunicação nacional! Ou vcs acham que o nordeste seria preterido! Fortaleza e Bahia tem mais condições que Curitiba e Porto Alegre??? E Brasilia que nem futebol tem… Ah, por favor David, menos inocência meu amigo! A gente vive no país da propina e do individualismo, e esse último, leva ao bairrismo! Já ouço o Galvão dizendo “…o torcedor de fortaleza que tem enorme carinho pela seleção…”!

  • Matuz Além diz: 22 de outubro de 2011

    David é brincadeira né ?
    David “O Viajante”. He! He! He!

  • Marcelo diz: 22 de outubro de 2011

    David ao contrário de alguns colorados que postaram seu comentário anterior ao meu, eu entendo bem qual é essa perda e o tamanho dela para POA e porque não para o RS.

    Mas daí tu querer colocar o GRÊMIO nesse mesmo “SACO” não entendi mesmo, ou tu sabe mais coisa e não pode ou não quer falar, ontem li em algum lugar que logo logo vão dizer que foi o ODONE com todo o seu “PODER SUPREMO” que convenceu o RICARDO TEIXEIRA de que o “BEIRA qualquer coisa” não poderia sediar a Copa das Confederações.

    Por favor, nos poupem dessas teorias de conspiração.

    Explique-se melhor meu caro, mas não tente querer passar-se por imparcial ou isento, como vocês se intitulam, justificando a perda da CC em cima da “GRENALIZAÇÃO” adimita como bom COLORADO que é que nessa vocês deixaram furo!

  • Jair Abreu diz: 22 de outubro de 2011

    Davi um pouco menos e bem menos senão vejamos esta CC marca para as cidades escolhidas somente 2 jogos é muito pouco para muito barulho, 40 ou
    50 mil turistas uruguaios de que maneira, o uruguai ficaria deserto, as aduanas não dariam conta, as estradas ficaria com fluxo congestionado, não teriamos hotel para tanta gente, com relação ao plano da mais coerente que o time B do estado, isto é brincadeira mas é o seguinte o Gremio por sua direção establefando eles mesmo sabem que se o Inter fosse descredenciado
    pela fifa ou anunciasse a sua desistencia o gremio pela arena não teria condições de sediar por uma serie de razões que todos nos sabemos entre elas o dificil acesso ao local e este blefe esta levando a voces da imprensa
    por cores clubistica a cairem nesta, por fim eu como colorado gostaria que isto viesse a acontecer, não so eu como parte da torcida do inter tambem gostaria, até sujiro fazer uma interativa entre a torcida para ver o resultado, quero e torço sinceramente para ver o meu time fora desta rouba torço para empreitera desistir fazendo com nos desitissimos tambem ai eu queria ver aqueles que hoje se levantam para enaltecer o tal planp B.

  • Paulo Kunrath diz: 22 de outubro de 2011

    Sou colorado, mas o grêmio não tem culpa de nada. O Beira Rio terá um prazo definitivo, a ser definido pela CBF, para assinar o contrato.

    Caso isso não ocorra a Arena tem que sediar a Copa no RS.

    Agora, essa sua visão de comparar Copa do Mundo com Copa das Confederações é simplesmente ridícula. A Copa do Mundo rivaliza com as Olimpíadas. Para de colocar lenha na fogueira.

  • Jair Abreu diz: 22 de outubro de 2011

    Esta historia de plano B é amesma aquela do cachorro que corre do lado do carro se ele conseguir alcançar o carro o que ele vai fazer, a mesma coisa se for usado o plano B e ai o que vão fazer, nada porque não saberiam nem por onde começar, gostaria de ver.

  • marcos diz: 22 de outubro de 2011

    queria mesmo que a copa nao viesse pra ca vamos so alimentar o seu ricardo teixeira e seus mordedores, nos colorados temos que pensar no clube.pergunto quem vai ganhar com a copa?o inter?o gremio?ilusao, somente o bolso dos politicos e da globo

  • JONATHA diz: 22 de outubro de 2011

    EAII DAVI???
    TU JA VIU A QUANTIDADE DE GENTE PERGUNTANDO A MESMA COISA:
    O QUE TEM HAVER NO TEU COMENTÁRIO COLOCAR O GRÊMIO OU O GRE-NAL QUE SEJA, NA PERDA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES ?????? AGENTE QUER INTENDER TEU PENSAMENTO,TA TODO MUNDO BOIANDO… EXPLICA PRO PESSOAL…..

  • Marcelo diz: 22 de outubro de 2011

    A culpa é do Prefeito que é gremista. Queria tirar a Copa do Inter e tirou a Copa da cidade dele, Tiro no Pé!

  • Jairo diz: 22 de outubro de 2011

    Moro em Pato Branco (PR) e sou Colorado. Os jornais de Curitiba lamentam (tambem) a perda da copa das confederações no Parana. O que significa isso? Que a Copa não estava em Porto Alegre, nem em Curitiba, tava tudo em aberto, mas a Imprensa, sempre ela tava “trabalhando” o assunto como se tudo estivesse decidido a favor de Porto (ou Curitiba). Agora tambem, prejuízo de taxista, hotel, faça-me o favor, vamos pensar em coisas mais concretas, como investir em educação, saúde e segurança (isso é que fica pra o nosso povo), DEPOIS DA COPA!!

  • João Ferrari Gremista diz: 22 de outubro de 2011

    Não só gremistas e colorados, mas todo o Brasil decente devia se unir contra esta Copa da Roubalheira. Devíamos nos preocupar com escolas, hospitais, segurança. Um país onde se paga impostos altíssimos e pouca coisa funciona vai passar vergonha. Nós vamos pagar a conta. Fora Ricardo Teixeira e todos os políticos safados e oportunistas.
    Abraço, Ferrari.

  • Dilson diz: 22 de outubro de 2011

    Pelo que se vê acima, você está coberto de razão. Seu texto é definitivo e não cabem contestações. Um que ser mais esperto que o outro e acabam tropeçando na esperteza. O fato de se vangolriar de ser mais “anti” do que gremista ou colorado diz tudo sobre uma necessidade de eliminação mútua. E por aí se explicam os episódios de intolerância, covardia e violência.

  • Mateus diz: 22 de outubro de 2011

    Concordo com oque tu disseste David. Mas imagino POA indo mais além. Se tivéssemos reunido Gremio e Inter e feito um estádio novo com capacidade grande 80 a 90 mil torcedores. Num local bom para POA e torcedores, turistas, shows e eventos em geral. Gremio E inter só jogam juntos em POA no Grenal, teríamos um estádio com uso otimizado, POA teria as copas e todos os benefícios que trazem.

  • Sérgio Augusto da Rosa Montardo diz: 22 de outubro de 2011

    Pois é, David, concordo plenamente que a ausência de convergência de propósitos prejudicou severamente a cidade na definição dos jogos. As razões, em primeiro momento, se devem pela escolha exclusiva de um estádio para sediar os jogos- nada impediria que houvessem jogos nos dois-no segundo momento, e acredito preponderante, na característica cultural do nosso povo, que tradicionalmente alimenta relações de embate. Não tenho dúvidas de que nosso Estado enfrenta estagnação em diversos setores justamente pela incapacidade de alcançar consenso e pela forma destrutiva com que enfrentamos ideias adversas. Tive a experiência de residir em outros estados e, de volta, percebo bastante clara a preparação ostensivamente bélica com que deliberamos nossas questões. O que para muitos é motivo de orgulho, para mim já virou sinônimo de atraso. Há muito os gaúchos se boicotam…

  • josé ernani freitas diz: 22 de outubro de 2011

    Prezado David!
    “Nem tem tanto ao céu, nem tanto à terra”: É verdade, sim, que a mesma
    rivalidade que projetou a dupla para o mundo, é a que está prejudicando
    nos eventos citados, no entanto, não acho que se deva entregar a alma
    ao diabo para atender os desejos prepotentes da Fifa.
    No caso do Inter, por exemplo, atender à Fifa, seria entregar seu glorioso e
    valioso patrimônio a interesses particulares,- não acho que valha a pena.

  • Marco diz: 22 de outubro de 2011

    David, sabe o q acho: pois bem, direi: tu tava escrevendo uma daquelas tuas ótimas cronicas q falam de mulher pelada, provocadora e q caem muito bem no gosto de homens como eu … aquela cronica fazias ao mesmo tempo deste comentário, e tu te perdeu nos escritos. Se lá homens/mulheres se enlaçam num ótimo fim comum, cá quem f…. o RS foi só o Inter. Grêmio tá fazendo Arena, estádio NOVO s/REMENDOS, e MOSTRA a quem quiser ver q tá fazendo, não tá parado, não. Optaram p/Beira-”tsunami ainda vai derrubar aquilo” e “eles remendarão” a tempo da CM, não se preocupem. Mas q confirmação q CC não será aqui mudou o discurso dos CUloridos, isso mudou … tô em SP, e corre noticia p/aqui q “eles” se inscreveram no Minha Casa Minha Vida e no programa do Luciano Hulk, da Globo, p/ver se conseguem q esses façam a “reforma” … quem sabe assim, né?

  • Artur Cordeiro diz: 22 de outubro de 2011

    Bom Dia, Davi!

    Torcedor, fanático é Fod….!
    Com certeza Davi tu colocaste uma questão que teria que ser vista além da paixão, emoção e da “racionalização” do que é puramente irracional (Fervor do Torcedor), que se tenta explicar, mas não tem explicação, deixaram a “GRENALIZAÇÃO” falar mais alto e acabamos por perder a Copa Das Confederações e deixamos a oportunidade escapar para oferecer uma melhor condição para quem vai visitar Porto Alegre e assistir a Copa Do Mundo no Sul do País. É uma pena, mas isso faz parte da evolução do ser humano “errar para depois aprender” e “errar novamente” e aí sim “errar novamente” e aí sim ACERTAR.

    Um grande abraço Davi!

  • cesar diz: 22 de outubro de 2011

    o mico é deles, pifio, carvalho e outros.. SEM FALAR NA POLITICALHA PSEUDO ESQUERDISTA, COMEÇANDO POR ESSA MANUELA-ME-ENGANA… ALGUM GREMISTA QUE VOTAR NESSA FIGURA TEM Q APANHAR…
    CARLOS” ODEIO-AZUL” SIMON E OS INCOMPETENTES TERMINAIS BOSCO, ET CATERVA

  • jose luiz diz: 22 de outubro de 2011

    O problema é que o RS é um estadinho sem conotação politica.Um estado que deu vários presidentes da republica hoje não tem força politica nenhuma.Se bobearem não vai haver um unico jogo da copa em Poa.Acordem gauchos voces vivem do passado.

  • Luciano diz: 22 de outubro de 2011

    Bobagem isso, nos outros estados também é assim. RS perdeu por causa de falhas nas coordenações dos projetos.

  • Pinta Vervelha diz: 22 de outubro de 2011

    A copa do mundo vamos deixar para depois mas, essa história da copa das Confederações foi vingança da CBF com os gaúchos mesmos. Se o estádio do Inter não estiver pronto até 2013 a Arena do Gremio estará na certa. Então pergunto pq a FIFA-CBF deixaram dois estados no nordeste como candidatos sedes desde que eles aprontassem seus estádios até a data marcada????

  • Joao a e diz: 22 de outubro de 2011

    parabens david coimbra ao contrario de alguns de seus colegas que so colocam as criticas favoraveis a eles tu nao tem esse problema por isso tu tem essa credibilidade;e do nivel de um paulo santana. a rivalidade dessa vez foi um tiro no pe.

  • marlon henrique diz: 22 de outubro de 2011

    DAVI, QUE AGUA TEM NO SEU MATE????? Sou gremista e moro no Mato Grosso, acompanho o Zero Hora e os blogs todos os dias e de todos os seus comentario esse foi de longe o pior. Sabemos do seu coraçao colorado e isso ta parecendo medo de voces nao sediarem nada, talvez nem nós, mas não coloque a culpa na parte azul, ja que voce mesmo criticou a rivalidade entaum cada um cuida dos problemas das suas cores.

  • Paulo N diz: 22 de outubro de 2011

    É culpa do próprio Inter. Excesso de zelo. Burocrático.

  • Sérgio diz: 22 de outubro de 2011

    É isso, David. Mais uma prova do atrazo do nosso Estado. É um território de radicais: Grêmio x Inter. Um prefere ver antes a derrota do outro do que a vitória do seu próprio time, Chimangos x Maragatos, PT x o resto, falta de lideranças visionárias. Quando o radicalismo impera, ninguém senta a mesa para negociar, a inteligência, o bom senso, o espírito comunitário desaparecem. O ego exalta de cada um só enxerga seu próprio umbigo. A hiprocrisia reina absoluta. Por isso o RS está perdendo posições para outros Estados. Financeiramente o estado está quebrado também por isso. É uma revolução farroupilha de galocha. O Estado é escravo de um tradicionalismo arcaico, ortodoxo e que só corrobora para este atrazo . O “espírito revolucionário” tão decantado por todos deveria nos liberar destas amarras, mas não, nos afunda cada vez mais. Cadê a valentia gaúcha. Somos todos um bombachudos vendo o circo pegar fogo e não fazendo nada.
    “Que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra” Aleluia, quanto balela.

  • Matheus diz: 22 de outubro de 2011

    bem simples galera. Quem esta comemorando o fato do RS não participar da Copa das Confederações?
    Quem ta falando dos prejuizos incalculáveis que Porto Alegre terá pelo fato e achando a maior graça nisto tudo?

    Falando sério: quem não quer que a Copa seja no Beira Rio, aumentando muito a probabilidade de não termos Copa no RS? Parece absurdo, mas tem MUITA gente torcendo contra. A vida de secador deve ser uma merda.

    Sinceramente, o Inter só faz o que pode. O que não pode, não.

    De resto, vão cachimbar formigas.

  • pau diz: 22 de outubro de 2011

    Pois é David! Por que vc não fala da asneira de colocar Fortaleza e Salvador nas Copa das Confederações, com um SE: Se apresentarem projetos, etc, etc. Por quê a FIFA colocou essa ressalva para o Nordeste e deixaram o Sul sem a Copa das Confederações. Por quê não colocaram essa ressalva tb para Porto Alegre? E depois vcs falam que não foi decisão política. Ah vamos parar com essa lenga lenga. Um recado para os Gremistas com dor de cotovelo: O Beira Rio pode ser Remendão mas é nosso, não dos Portugueses como a ARENA. Abraços

  • Cesar Nascimento diz: 22 de outubro de 2011

    O DAVID, espertamente, tocou num assunto e a grande maioria, sem se dar de conta, critica. Todos estão certos e errados, ao mesmo tempo. Vai desde a ignorante rivalidade GRENAL às conveniências políticas. Precisamos, sim, de retorno em saúde, educação, segurança, comidaà mesa, dignidade, por parte do governo e tudo o mais que deveríamos cobrar (destes governos larápios). Hoje sou um brasileiro muito triste devido às conveniencias político-administrativas. Pensem um pouco.

  • claudio diz: 22 de outubro de 2011

    Bom dia.

    Moro em Sao Paulo e acompanho tudo de longe,

    Mais para o Brasil e o MUNDO inteiro ficou mais do que claro que só existe um culpado…”inter” (se comprometeu assinou um termo de compromisso com a cidade) e nao foi capaz de cumprir o combinado… ” e simplesmente a fifa tirou POA da c das confederaçoes…

    David !!!!!!!!!

    vou citar um exemplo que poe por terra tudo o que voce escreveu com relaçao a “rivalidade”

    tú deve lembrar que em São Paulo o estadio indicado para a copa era o morumbi….
    quando o São Paulo (clube) começou a mostrar a sua incompetencia para fazer um projeto, e transformar o estadio em obras o que foi que o CORINTHIANS fez ?????????? dentro da sua logica David !!!!!, o corinthians foi la e falou assim para o São Paulo, “olha vamos nós unir o morumbi e o melhor estadio da cidade e nós corinthianos vamos ajudar e apoiar em tudo o que for preciso para o GRANDE estadio do São Paulo futebol clube ser sede da copa…. hahahahahahahahahahahahah

    Acorda prá vida rapaz…

    o corinthians foi lá, pisou em cima, triturou o sao paulo, e de lambuja ganhou um estadio novinho em folha…

    este exemplo ja diz tudo…

    Os incompetentes sempre perdem ………e depois sempre arrumam os culpados….

    desculpem meus erros gramatico…

  • ANTONIO CARLOS MENEZES REIS diz: 22 de outubro de 2011

    SINCERAMENTE NÃO ENTENDI ESSE TEU RELATO SOBRE GRENALIZAÇÃO, VISTO QUE ESSA TAL GRENALIZAÇÃO É FRUTO DOS SEUS PROPRIOS COLEGAS DA EMISSORA QUE TU TRABALHA. NÃO PENSE QUE SOU DAQUELES QUE ATRIBUO OS TODOS OS MALES A IMPRENSA, PELO CONTRÁRIO A IMPRENSA É QUE NOS INFORMA E COMBATE CORRUPÇÃO, IVESTIGA DANOS QUE VENHAM PREJUDICAR A POPULAÇÃO, MAS QUANTO SE TRATA DE FUTEBOL AÍ É UMA INCENDIÁRIA. É A IMPRENSA QUE PROVOCA REAÇÕES (CHAMADO ESQUENTAR GRE-NAL). fOU FÃ DO DAVI COIMBRA MAS ELE DEVIA FAZER UMA AUTO-CRITICA DO MEIO DE COMUNICAÇÃO EM QUE ELE TRABALHA. REFIRO-ME QUANTO O ASSUNTO FUTEBOL NO RS.

  • Rafael Pereira diz: 22 de outubro de 2011

    David, como teu leitor assíduo me senti no dever de comentar… a culpa não pode ser imputada à direção gremista (nem essa, nem a anterior) pois o Grêmio está fazendo um estádio novo, padrão Fifa, tudo certinho… só que os colorados resolveram que o certo era o deles, que o deles DEVERIA ser o estádio da Copa e como os políticos e a imprensa aceitaram essa tese… gostaria de saber a tua opinião sobre isso, sobre qual estádio deveria ter sido escolhido, sobre qual deverá ser a sede… não fica em cima do muro… No aguardo…

  • iraldo y castro diz: 22 de outubro de 2011

    davi hoje é muito facil cornetar o gremio pela perda da copa das confederações, porque a imprenssa, governo, estadual e fedreal, cbf.fgf,dirigentes do internacional todos sabiuam o que a fifa queria e até criticaram o gremio por construir uma arena e partilhar por 20 anos com a oas uma parte. quando não se tem dinheiro para fazer as reformas tem que ter parceiros, agora se a incompetencia dos setores organizadores da copa no rs é tão grande assim, porque tem que por o gremio no meio, nosssa arena vai estrar pronta e voces mesmos sabiam que a fifa não não trabalha com plano b, isto quer dizer que o internacional esperou até o ultimo momento pra ver se o governo estadual faria a mesma coisa que fez com o corinthians, dar as garantias financeiras e a verba para a reforma, agora tenho certeza que logo vão se acertar com a odebreche, o tiro saiu pela culatra nos espertos e agora o gremio tem culpa de tanta imcompetencia no rio grande do sul.

  • Alexandre – NH diz: 22 de outubro de 2011

    Na verdade, só um estádio particular terá condições de sediar jogos da copa 2014 e este estádio é a Arena Tricolor, que por ironia do destino, está fora da Copa.
    Se você pensar um pouquinho só, perceberá que 10 estádios estão com as obras em andamento, 9 estádios públicos e o estádio “do Corinthians” que até o Papa sabe que será erguido com dinheiro público!
    Morumbi caiu fora lá no início, Beira Rio e Arena da Baixada estão parados e ameaçados de exclusão.
    Infelizmente neste país as coisas funcionam assim, onde não rola propina gorda, as coisas não andam.
    Porto Alegre deveria dar um prazo no máximo até 15/11 para o SCI resolver seus problemas, caso o SCI não consiga resolver até esta data, deve tomar a decisão de substituir o BR pela Arena Tricolor!!
    A questão do entorno, pode ser resolvida facilmente, ao contrário do que alguns dizem, a Arena está muito melhor localizada do que o BR, está próximo ao aeroporto, próximo ao melhor hotel de POA, está a beira de uma rodovia e as vias do entorno seriam bem mais fácil de ampliá-las, sem falar que estas obras custariam a metade do valor.
    O SCI já teve muitas chances de resolver seus problemas, está mais do que na hora de tomar uma atitude!!!

  • iraldo y castro diz: 22 de outubro de 2011

    davi hoje é muito facil cornetar o gremio pela perda da copa das confederações, porque a imprenssa, governo, estadual e fedreal, cbf.fgf,dirigentes do internacional todos sabiuam o que a fifa queria e até criticaram o gremio por construir uma arena e partilhar por 20 anos com a oas uma parte. quando não se tem dinheiro para fazer as reformas tem que ter parceiros, agora se a incompetencia dos setores organizadores da copa no rs é tão grande assim, porque tem que por o gremio no meio, nosssa arena vai estrar pronta e voces mesmos sabiam que a fifa não não trabalha com plano b, isto quer dizer que o internacional esperou até o ultimo momento pra ver se o governo estadual faria a mesma coisa que fez com o corinthians, dar as garantias financeiras e a verba para a reforma, agora tenho certeza que logo vão se acertar com a AG, o tiro saiu pela culatra nos espertos e agora o gremio tem culpa de tanta imcompetencia no rio grande do sul.

  • Matias diz: 22 de outubro de 2011

    Os gremistas jogam toda culpa no Inter, mas mesmo sabendo que seria impossível a utilização do seu futuro estádio como sede da Copa das Confederações e acredito que também da Copa do Mundo, fizeram inúmeras politicagens, às escuras, para que o beira rio não fosse escolhido como sede de nenhum dos eventos! Um exemplo é o ridículo ato de Danrlei ter levado a comissão da FIFA para ver como andavam as obras do Humaitá, sendo que no cronograma deles estava previsto ver APENAS o Beira Rio. A prefeitura também nada fez para ajudar, tanto é verdade que logo que ocorreu a exclusão do Beira Rio como sede da copa das confederações, o prefeito Fortunati (gremista assumido) logo lançou o nome da Arena como plano B, em vez de assumir seu papel de prefeito e assumir, junto com a diretoria do Inter, a responsabilidade pelas obras que devem ser feitas em Porto Alegre. Pelo que vemos, o foco é a Diretoria do Inter, mas o que fez o cenário político em relação a copa? Agora querem que o Inter assuma toda responsabilidade pela Copa? A diretoria do Inter está muito certa em tomar toda esta cautela antes de voltar as obras, pois eles tem de cuidar do Inter, nem a prefeitura e nem o gremio vão ajudar o Inter caso a diretoria tenha um prejuizo devido ao contrato que ainda está a ser estudado. Só critica quem quer ajudar, o que não é o caso daa prefeitura e muito menos do gremio.

  • Marcelo diz: 22 de outubro de 2011

    Tchê, é impressionante como fica claro e evidenciado nos comentários, quem é GREMISTA e quem é colorado, façam esse exercício, leiam a coluna e sigam lendo os comentários, só dá colorado concordando contigo e os GREMISTAS, e com razão, achando que esse foi o teu pior post.

    hehehehehe daí fica mais claro ainda a tua ISENÇÃO! hahahahahaha

  • cristiano diz: 22 de outubro de 2011

    Lendo os comentários todos, observo que todos são bem fundamentados.
    Como colorado vejo que o inter se embrulhou em algumas questões e pode perder jogos da copa.Em contrapartida, não podemos ser radicais e chamar o Beira-rio de remendo, é um grande estádio e de um grande time como o Olímpico outrora foi, mas basta ir ao Olímpico para vermos como estão as coisas por lá. ARENA JÁ, e COPA DO MUNDO NA ARENA, de “muchimba”já chega o time do Grêmio, sem time, mas com estádio novo, é isso aí…..

  • marcelo moraes diz: 22 de outubro de 2011

    bom dia sou colorado e moro em cascavel- PR , acho q o gremio nao tem nada a ver com a perda da copa das confederaçoes…mas o David esta certo sobre a rivalidade da dupla …ja temos o fator do eixi rio-SP monopolizar a TV e jogos…..acho q a marcketing para fora do RS da dupla é fraco ( poderia ter lojas ,amistosos , pre temporada ,etc ) aq na regiao tem loja do CURINTHIA ….aq sao como pragas ..acho q a dupla deve se unir para bucar melhores patrocinios, melhoarar o gauchao ,SP e RJ estao tomando conta…….aqui torço contra paulistas e cariocas ….claro que nao quero o gremio campeao ,mas nunca desejo q va para a segundona ,senao o futebol gaucho ficara cara vez mais a margem do eixi SP-RJ

  • PCF diz: 22 de outubro de 2011

    Vamos ser realistas, a CC nunca esteve por vir para POA. Isso foi lançado como suposição, nada mais. Deixando de lado o bairrismo, vejamos: são 4 ou 5 cidades para a CC, o que POA tem a mais que RJ (Cidade Maravilhosa para os turistas), SP (centro econômico do país), Brasília (Capital federal) e BH (terceiro maior PIB do país e parte do eixo central brasileiro)? Como última opção eles teriam uma cidade do Nordeste, com suas praias e tudo o mais e POA fria e úmida no inverno… eu, se fosse a FIFA, também decidiria pela primeira opção.
    A FIFA pensa a Copa como negócio, só isso. Turista estrangeiro no Brasil quer praia. Ou alguém pensa que virá um europeu ver neve aqui… Vamos combinar que a Serra Gaúcha é uma imitação em menor escala das cidades européias.
    Outro ponto, se POA ficou de fora unicamente pelo Beira Rio não estar com cronograma ajustado, pq nossa cidade não ficou em stand by como Salvador e Recife, que entrarão na lista de sedes do evento se os seus estádios estiverem prontos?
    Concordo que a rivalidade grenal não foi fator decisivo, mas que o RS nunca esteve unido por essa causa, isso é verdade. Da mesma forma ocorreria se fosse o contrário, com o estádio do GFBPA como sede da Copa do Mundo.
    Att

  • carlos p diz: 22 de outubro de 2011

    Davi o que deveria acontecer é direção do Inter explicar o que AG pediu na realidade para fazer a obra, desta forma poderíamos saber o que esta rolando e o proque o Conselho não quer aprovar o contrato e mais alguem tem que explicar como permitiram a retirada das arquibancadas sem terem como prosseguir a obra, quem vai pagar para reconstruir o que foi desmanchado?

  • juçânia facchin diz: 22 de outubro de 2011

    Poucas vezes concordo com o que tu escreves, mas nesse assunto dou a mão à palmatória. Tu deverias dar uma conversadinha com os teus colegas e aconselha-los a pararem de colocar lenha na fogueira.

  • JEAN diz: 22 de outubro de 2011

    Você é ser desprezível e oportunista, falar agora… Até eu falaria!

    [2]

  • Thomas diz: 22 de outubro de 2011

    Infelizmente o seu assunto continua sendo só futebol… Imagine se o Brasil continuasse na sua política de monocultura do café?

  • terezinha maria diz: 22 de outubro de 2011

    AGORA>CHORAR PELO LEITE DERRAMADO.QUE SIRVA DE LIÇÃO.

  • Eduardo Sjeberg Borini Mansur diz: 22 de outubro de 2011

    Não sei se todos perceberam, mas o único estádio “privado” dentre todos que foram escolhidos para a Copa das Confederações, é o do Corinthians. Acho uma extrema ingenuidade de todos acharem que foi por questões contratuais ou então por questões de força política do estado. Está mais do que claro que as escolhas foram feitas para se haver uma aceleração dos projetos e para justificar a “urgência” de verba adicional entre outros fatores. Meus caros, fiquem atentos pois é fácil colocarmo-nos uns contra os outros sendo que a raíz do problema está nos governantes e na mídia tendenciosa e manipuladora. Estão querendo desviar o foco.

  • Pablo diz: 22 de outubro de 2011

    Apareceu o Nando “Droopy” Gross falar que a culpa é da grenalização, e o David abraçou a idéia. Aqui no RS tem a mania de passar a culpa de tudo, ou quando se trata de fracasso, para o lado azul. Não consigo ver o David como membro da Imprensa Vermelha, mas esse comentário tá muito estranho. A FIFA desde sempre dizendo, que o Beira-Lago sediaria a CC e a CM. As obras do aterro param, e do nada, aparece a Arena Grêmio como plano B. Não é grenalização não, é FALTA DE COMPETÊNCIA DOS RESPONSÁVEIS pela organização do evento. E aí coloca-se o Internacional e AG.

  • Lucas diz: 22 de outubro de 2011

    Davi francamente, pedir que Grêmio (que não tem nada a ver com a história) e inter se unan em torno de um objetivo assim é o mesmo que pedir que a Zero Hora apoie o Correio do Povo para conseguir algo…
    Isso são negócios meu amigo! Cada um quer fazer o seu e ponto.

  • Jose Nunes diz: 22 de outubro de 2011

    David, apesar de concordar que o espirito de polarização dos Gaúchos nos trás mais prejuízos do que benefícios, neste caso, não faz sentido. Fora a questão do estádio, vejo um esforço conjungado para que a Copa tenha sucesso no RS. O Grêmio não tem culpa de estar desenvolvendo, com sucesso, seu projeto de construção de um novo estádiao. O estádio do Grêmio está sendo construído para o Grêmio e sua torcida independentemente da Copa no RS. O problema do Estádio da Copa é de competência do Comitê Organizador da Copa. O Grêmio não faz parte dele. Quanto a realização da Copa em POA todos estão “viajando”. O comite organizador tem que começar a “organizar” a Copa em POA. Isso não ocorrendo, a Copa sai de POA. Para a FIFA não há plano B. A FIFA espera que estejam ocorrendo o que foi combinado a mais de 2 anos atrás. As visitas da FIFA não são para ouvir explicações ou alternativas para o que não foi feito. Eles estão verificando o acordado. Chegará o momento em que POA será cancelada da Copa pelo rotineiro não cumprimento dos acordos. Nisso não há nenhuma força política. É somente má administração. Enganan-se todos que a FIFA aceitaria a ARENA. Não vai aceitar. O Estádio não foi construído com o seu caderno de encargos e acompanhamento. A FIFA espera o estádio prometido. Se não for feito, está quebrado o contrato e não teremos COPA FIFA em POA. A COPA FIFA é um dos maiores eventos comerciais do Mundo. É projetado para ter lucro. Porto Alegre e Curitiba não serão sedes de grande retorno para a FIFA. Essas duas cidades não terão perdão para deslizes na organização. Serão cortadas sem dó nem piedade. Para os Europeus o Brasil é um pais tropical. Os turístas esperam encontrar sol, praia e mulheres de biquini por aqui. Não temos esses atrativos. Comercialmente seria até benéfico para a FIFA cortar POA e aumentar os jogos no Nordeste. Lembrem-se que Natal está a a 7 mil Km mais próximo da Europa e Estados Unidos que POA.

  • CARLOS diz: 22 de outubro de 2011

    PARABENS! MAIS UM LUCIDO E INTELIGENTE COMENTÁRIO, ASSIM COMO AQUELE: A BANDEIRA NO MORRO DO ALEMÃO!!!

  • Ricardo diz: 22 de outubro de 2011

    Francamente o que o Grêmio tem haver com a incompetência dos dirigentes Colorados, desde de sempre a copa seria no Beira Rio, caso isso não ocorra será por culpa única e exclusivamente do Internacional. Estamos fazendo a Arena se eles não conseguirem reformar o Beira Rio problema é deles e não nosso, eles é que se meteram de pato a ganso, esse Gre-Nal da vergonha não existe, está redondamente enganado, é obvio que o Grêmio tentaria nos bastidores levar a copa para Arena e não acho bom estar se submetendo a tudo que FIFA quer, o Grêmio que faça a Arena do jeito que quiser.

  • Ronaldo diz: 22 de outubro de 2011

    To apenas aguardando a imprensa descobrir q a OAS tá pagando a AG para sabotar o sonho colorado!!!!

    Sou seu fã Davi mas tem vezes que você viaja demais na sua loucura!!!
    Se a Copa das confederações fosse no Uruguai n sei se daria 50 mil pessoas no estadio em um jogo do Uruguai!!!!

  • Ismael diz: 22 de outubro de 2011

    Pois sim.

    O inter se enrola com a única construtora q quer se arriscar, depois de meses enrolando se financiaria ele mesmo o projeto e brigas no conselho e virou tudo responsabilidade da rivalidade, quem sabe dizem que foi o Grêmio que sabotou.

    Estão jogando a responsabilidade nos dois para não falar o óbvio, que desagradaria em muito o lado vermelho. O óbvio:

    O inter foi o ÚNICO responsável. O inter fez o estado perder dinheiro. Simples assim.

  • Célio Caldart-Jaú -SP- diz: 22 de outubro de 2011

    David. Sou ou era um leitor de suas crônicas, sempre apropriadas, irreverentes e inteligentes. Porém colocar a culpa da soberba e incompetência colorada sobre os ombros do Grêmio é demais. Por favor seja mais claro em sua opinião ou cale-se pois esconder a preferência clubística atrás de uma cortina mal tecida é demais. Daqui a pouco vais escrever que a ARENA TRICOLOR é meramente uma fachada para atrapalhar o REMENDÃO COLORADO. Menos David. Você tem muito que aprender. Mire-se na competência humilde de caras como Osterman ou Paulo Santana.

  • Paulo Barela diz: 22 de outubro de 2011

    Um fato chama atenção. Se o Inter efetivamente tinha condições de executar o projeto ãs suas expensas, porque não apresentou até hoje aos seus conselheiros, o que dispõe efetivamente de recursos em caixa, ou a efetiva capacidade de endividamento? Diabos, ora, tem, tem, tem, ou será que não tem, não tem, não tem… É claro que o anunciar e desanunciar a realização da copa das confederaçoes trouxe prejuízos e desconfiança aos colorados e ao RS. Cadê transparência…

  • leodimar diz: 22 de outubro de 2011

    AGORA QUE É VISÍVEL E INDISCUTIVEL A PRESSÃO QUE OS POLITICOS E TORCEDORES DO GEYMIO FIZERAM E FAZEM CONTRA, APÓS A DECISÃO DA FIFA QUE O INTER SEDIARIA OS JOGOS DA COPA ALGUM TEMPO ATRAS . ISSO NÃO DA PRA NEGAR SEM DUVIDA ESTA CERTO O DAVÍ

  • Thiago diz: 22 de outubro de 2011

    Olha desta vez eu tenho que concordar contigo, eu sempre escutei falar que nós gaúcho éramos como irmãos, brigavamos entre nós mas quando entrava alguém de fora nós unímos para pelear junto. Desta vez isso não aconteceu como também não vem acontecendo e isso só faz o povo gaúcho perder. E também não entendo esse tosco gre-nal porque os dois clubes estão perdendo o inter por mudar um projeto de última hora, e do grêmio por ficar sem estádio proprio por 20 anos.

  • Fabiano diz: 22 de outubro de 2011

    Grenal ???? fala sério … é questao polititica !!!
    Até o mais ignorante sabe q o q mais importava era tem o evento em POA.
    Mas naummm … conseguiraum perder a oportunidade.
    Nessa horas q o orgulho gaúcho naum ajudar em nada.
    Deveria ser uma decisão técnica …
    E a Federação gaúcha ? é uma piada …
    Se viraum que o beira rio tinha situação complicada deveria ter
    focado a Arena do Grêmio.
    Imaginem quem esta investindo o que tem e o q naum tem na construção
    de hoteis, restaurantes, ampliações … contando que a copa das
    confederacoes e o mundial fossem aki … ??!!!!!!
    Grande prejuizo pro ESTADO e naum pro INTER ou pro GREMIO.

    BOM SENSO e RESPONSABILIDADE … o POVO gaúcho merece !!!!

  • Marcos diz: 22 de outubro de 2011

    Por favor, para tudo que eu quero descer!

    Davi, não sei o que tem na água do teu mate, mas acho que passarinho não bebe mesmo.

    O que que o GRÊMIO tem com isso, estamos falando de não sediar a CC pura e simplesmente pela soberba misturado com a imcopetência dos dirigentes colorados.

    Mas tem uma coisa boa nesse teu post, podemos agora assinar em baixo quanto a tua preferência clubistica ou seja é mais um COLORADO.

  • Bibiano Madrid diz: 22 de outubro de 2011

    Começou errado e pode terminar pior ainda. Em nenhum momento a arena do Grêmio (até onde se sabe estádio que será o mais moderno do país, 100% padrão FIFA) foi sequer levada em consideração. O estádio do rival foi escolhido por mera descisão polítca ou propina, coisa que o sr Ricardo Teixeira adora.
    Eu me classifico no meio das pessoas sem bom senso, não irei ao beira rio assistir a jogos da copa, simples, um protesto silencioso, que não vai mudar nada… mas eu não vou.
    Foi uma descisão infundada de escolher o beira rio, quer saber minha verdadeira e mesquinha opinião, tomar que não saia a obra a tempo e quem escolheu o beira rio venha a tona dar satisfações pelo processo todo, inclusive o que ficou lá atrás…

  • Diego Petry diz: 22 de outubro de 2011

    Creio que foste infeliz, no oportunista e demagogo comentário, sr Davi. Como diria meu avô: “depois da onça morta todo mundo aparece para tirar o couro”. Sua sugestão teria sido bem vinda no início de toda a discução sobre a copa em Porto Alegre….lamentável.

  • Romildo diz: 22 de outubro de 2011

    ESSE TEXTO EXPLICA O FAMOSO GRENALISMO COM CLAREZA: OPINIÃO PUBLICA MOLENGA, NUNCA QUER SE POSICIONAR

    AÍ QDO O PT MANDA A FORD EMBORA, ERRO GROSSEIRO, A OPINIÃO PUBLICA SE CALA, FICA QUIETINHA. RESULTADO? SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO SE ATACANDO. OPOSIÇÃO COM RAZÃO DA EPOCA, MAS A OPINIÃO PUBLICA NÃO TOMA PARTIDO, NÃO TEM OPINIAO.

    QDO O INTER ERRA DE FORMA VERGONHOSA NA CONDUÇÃO DO PROCESSO COPA DO MUNDO, A OPINIÃO PUBLICA SE CALA, NÃO CONDENA A DIREÇÃO DO INTER. RESULTADO? GREMISTAS E COLORADOS SE ATACANDO. GREMISTAS COM RAZÃO, MAS A OPINIÃO PUBLICA NÃO TOMA PARTIDO, NÃO TEM OPINIAO.

    SE POSICIONEM CACETE! UMA VEZ NA VIDA TOMEM PARTIDO DE ALGO!

    OPINIÃO PUBLICA DO RS NÃO TEM CULHOES

  • Ricardo diz: 22 de outubro de 2011

    Governador COLORADO (moranguinho) vestiu a camisa e esqueceu dos 65% dos gaúchos (55% GREMISTA e 10 % INTERIOR (anti-GREnal) ), incopetência total ,o Prefeito GREMISTA desamparado. Na verdade o RIO GRANDE DO SUL não está peparado para 2014 imagine um ano antes(2013)?
    O bode espiatório foi o ESTÁDIO para esconder o lerdeza nas obras de infraestrutura, aeroporto, ponte, metro, vias, hospitais, hoteis, segurança,….estamos preparado mesmo para 2014? Ah! Além disso temos que educar nosso povo, só tem mais 3 anos.
    Imagina só sem ser o ESTÁDIO, tudo dentro do conforme, bem encaminhado para 2013 infraestrura impecável concerteza teriamos uma das sedes aqui, todo mundo sabe que até dezembro de 2012 ARENA estará concluida é o que reza o contrato, melhor que isto impossível. O mundo inteiro sabe que não é a FIFA que indica estádio e sim o Governo por sinal “FALHOU MUITO”!
    O certo estava PELÉ sempre contra a COPA no Brasil, na última foi vencido pelo LULA apoiado pelo ROMÁRIO, lembram? Agora querem transformar o Pelé em EMBAIXADOR da COPA; quem te viu, quem te ve?

  • Jair Abreu diz: 22 de outubro de 2011

    Estou ouvindo falar muito em ARENA TRICOLOR, quando agora ou daqui a 20 anos, para colocar o plano B, primeiro tem que ter a autorização do proprietario que no momento chamasse OAS.

  • gerson jacoby diz: 22 de outubro de 2011

    parem com essa baboseira de culpar a grenalização do RS. Aculpa é toda do cocolorado

  • Leonardo Lentz diz: 22 de outubro de 2011

    Meu amigo, acho totalmente inútil esta discussão, pois eu acho que um país que participa de um bloco de países como África do Sul e Índia e ainda criam um logotipo para isso deveria enfiar a sua viola no saco e esquecer esta tal copa do mundo. Tu achas que somente a questão do estádio pode ser tratada como definitiva para o que ocorreu? Não acredito! O fato é que por questões políticas e é isso que serve de ancora para este país sempre foram o norte desta copa. O que dizer da saída da empresa gaúcha que estava “tocando” as obras, por uma empresa mineira (que para mim são todos irmãos dos baianos), que visivelmente não está nem ai para a copa. Basta ver a postura de tal empresa, que eu fui testemunha (por ser engenheiro, gaúcho e trabalhar em uma empresa de São Paulo) quando da negociação das estruturas para o Estádio de Manaus. O “dono’ da obra dizia com todas as letras, que não estava nem ai se o estádio sairia ou não e que ele só estava ali para ganhar dinheiro. Quais foram as forças políticas que levaram esta empresa ao RS? Será que não foi forçada pro terem perdido o estádio em “casa”, o Mineirão. É por estas e por outras que torço para que essa copa seja um fracasso, que mostre que realmente não temos competência para tal e por mim, a mesma poderia sair do solo do Rio Grande, pois não precisamos ser servis, como nunca fomos! A diferença do vermelho da bandeira dos outros estados para a nossa é que a nossa representa o sangue das batalhas, as lutas e o posicionamento e a dos outros estados representa a cor do tapete que eles estendem para qualquer um, mostrando o seu laço de servidão não de hospitalidade.
    Em tempo, que Fortaleza, que é uma das cidades mais sujas que eu já vi na história seja feliz com os jogos da seleção, pois tem no futebol, talvez, a sua única alegria!
    Honremos nossas cores e que sejamos homens para desisitir dessa copa imunda!
    Abraço a todos os gaúchos!!!

  • Diego diz: 22 de outubro de 2011

    David, costumo ler com frequencia o blog… mas não esperava por um post como esse!

    No post faltou apenas você informar o fato de que Odone e Pelaipe são os principais responsáveis pela não assinatura de contrato Inter X AG.
    Cadê o time que ia construir o estádio com recursos próprios?
    - Deve ser de São Paulo.
    Pq todos os recursos PÚBLICOS destinados para infra-estrutura, foram para obras de acesso ao Beiro-Remendo?
    - Pq o Odone ordenou!

    E vai ver que o resto todo que está atrasado, também é culpa do Odone!

    E você vem falar de grenalização, GRE-nada da vergonha. Vergonha é esse post.

    Eu não sou escritor, colunista ou qualquer outra coisa da categoria, por não ter capacidade mesmo… e acho bom você rever os teus próprios conceitos!

  • Julio diz: 22 de outubro de 2011

    SANDICE … é apenas UM PREJUÍZO para a IMPRENSA , só isso , no resto não haverá prejuízo algum !
    A imprensa só pensa nela, principalmente a esportiva que quando não tem notícias fica criando tumulto nos bastidores da dupla GRE-NAL só p´ra vender …
    O único prejudicado se´ra a NOSSA GLORIOSA IMPRENSA Gaúcha !

  • Ismael diz: 22 de outubro de 2011

    Os torcedores colorados nos comentários fazendo uso de uma rotina do brasileiro: colocar a culpa em tudo, menos reconhecer sua responsabilidade.

    As árvores, o ar, o mal agouro, tudo foi responsável, menos sua incompetência.

    Nada do que o Grêmio fizesse surtiria efeito se o inter tivesse sido meramente competente. Já havia sido escolhido, mas como sempre, o inter se contenta em afrontar o Grêmio, sua razão de existência.

    Garantido então pela blindagem política em torno do inter, sabendo que não havia chance para a Arena, os colorados se acomodaram.

    Tarso e Fortunatti, Industria turística, comerciantes: caberia cobrar indenização desse tal de inter pelos prejuízos.

  • Leonardo Araújo diz: 22 de outubro de 2011

    David, isso não existe. Digo isso, porque sou filho de um conselheiro do Grêmio.
    Meu pai não possui informações privilegiadas, mas ele sempre está atento ao projeto Arena e eu sempre gosto de saber do que está rolando.
    Na verdade é o seguinte: devido a uma grande manobra política, que não se sabe de onde surgiu, o estádio oficial foi escolhido de modo equivocado. O Beira-Rio não tinha nem um plano de reforma com as garantias financeiras corretamente estabelecidas em contrato. Ou seja, tanto os políticos, empresários, cartolas e a própria imprensa fizeram força pelo Beira-Rio.
    Paralelamente a isso, o Grêmio tratou de tocar o Projeto Arena, que foi idealizada para substituir o Estádio Olímpico, há muito tempo obsoleto.
    Então, na verdade, a Arena sempre foi concebida para ser do Grêmio e não para sediar jogos da Copa do Mundo ou das Confederações, apesar de ser um projeto notadamente melhor que o da reforma do Beira-Rio.
    Claro que o Grêmio começou a dar seus tiros no escuro, pois a transferência de sede seria um mico histórico do Internacional e um marketing absurdo para o Grêmio.
    A perda da condição de sede da Copa das Confederações para Porto Alegre, entretanto, não tem nada a ver com disputa Gre-Nal. A verdadeira razão é a incompetência da direção colorada, aliada a quem, no começo, preferiu escolher um projeto nebuloso.
    Já o Grêmio está tranquilo, pois o que queremos é ver o Tricolor jogando em um estádio moderno. Copa do Mundo é lucro. Se houve prejuízos, existem vários culpados, mas com certeza o Grêmio não é um deles.

  • Gunther diz: 22 de outubro de 2011

    Dois graves vícios nesse comentário. O primeiro: a mania de querer criticar os dois clubes para ser lido e aceito por ambos os lados. Nesse ponto, Mauricio Saraiva está se saindo muito melhor, pois criticou quem efetivamente teve a grande parcela de culpa.
    O segundo vício: o de inventar e distorcer fatos para embasar uma tese. De onde tiraste que o Grêmio trabalhou nos bastidores para prejudicar o Inter? Te desafio a citar UM ÚNICO FATO que autorize essa tua afirmação. Não vale inventar ou especular sobre fatos hipotéticos.

  • afonso diz: 22 de outubro de 2011

    legal, agora a culpa também é do Grêmio, David sempre me fazendo rir.

  • marcos diz: 22 de outubro de 2011

    DAVI

    PIOR QUE ESTE COMENTÁRIO, ACHANDO CULPADOS E COMO SEMPRE ISENTANDO A IMPRESA TODA PODEROSA QUE INVENTA ,ACUSA E INCRIMINA QUEM QUER.

    PIOR QUE ISSO É TER QUE OUVIR TODOS OS DIAS OS VERMELHOS DA IMPRENSA CHORANDO 2005 E NUNCA LEMBRANDO COMO FORAM CAMPEOS DA UNICA COPA DO BRAISL, COMO GANHARAM DO NACIONAL DENTRO DE CASA E COMO GANHARA A SUL AMERICANA APLICANDO DENTRO DO BEIRA LAGO NO ESTUDIANTES ISSO ELES NÃO LEMBRAM NUNCA . E NEM FALAM DOS ERROS DE ARBITRAGEM ESTE ANO NO BRASILEIRÃO A SEU FAVOR, CRUZEIRO, ATLETICO MG, VASCO E TANTOS OUTROS POR FAVOR MENOS ESTÃO ENCHENDO O SACO COM ESTES COMENTÁRIOS, JÁ DIZ O DITADO EM BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA.

  • Romildo diz: 22 de outubro de 2011

    É SEMPRE ASSIM gerson jacoby, ESSES JORNALISTAS NÃO QUEREM TOMAR PORRADA E FICAM EM CIMA DO MURO SEMPRE.

    NUNCA EXISTE UMA GRENALIZAÇÃO, NEM NA POLITICA. O QUE EXISTE É UMA OPINIÃO PUBLICA MEDROSA, COVARDE, QUE NAO TEM CULHOES DE DIZER QUEM TEM CULPA DE FATO

  • Lauro Antonio Basso diz: 22 de outubro de 2011

    Varios comentarios provam exatamente o que o David falou, Ok, nos colorados aceitamos a culpa que varios estao nos imputando, pra que ficou com todos os titulos nos ultimos anos,ficamos com a culpa assumimos: A CULPA é NOSSA|!!!! Putz, nem a culpa o Gremio ganha…

  • eusebio diz: 22 de outubro de 2011

    NÃO SEI PORQUE EU CONTINUO A LER TEUS COMENTÁRIOS! VC QUER SER O DESCOBRIDOR DOS SETE MARES NÉ?!! MAS FAÇA UM FAVOR, VÁ SOZINHO!

  • Gunther diz: 22 de outubro de 2011

    Até mesmo os torcedores do co-irmão rejeitaram essa tese furada da sabotagem gremista ao projeto do Beira-Rio.
    É um texto como esse teu que verdadeiramente alimenta a rivalidade destrutiva entre a dupla.

  • Eloy Vargas diz: 22 de outubro de 2011

    Sinceramente, a arena deveria já ser escolhida. Como bom COLORADO, quero no meu estádio, acostumado a glórias e decisões, não gostaria de “vendê-lo” pra esta construtora imunda, que sugará o nosso Inter. Se o grêmio vendeu sua alma pra construtora deles, bem, azar o deles, nós não devemos fazer o mesmo. Sigam a reforma, a passos largos, sigam o projeto até o final. Nem que saia pra daqui dez anos, azar. Todos sabemos o que acontecesse com times endividados, maré de derrotas. Olha pro grêmio. Vendeu-se pra ISL, e deve até hoje. Como sócio, se tivesse uma enquete sobre assina ou não este contrato, votaria em não assina. Se tem “plano B”, melhor pro Estado do RS, afinal sou brasileiro e gaúcho. Deixa que os jogos da Copa sejam na arena beira da faixa. Sempre fui contra a reforma do beira-rio por qualquer construtora. Sou a favor da reforma com recursos próprios. Tem a venda dos Eucaliptos, vendas de jogadores, enfim, receitas suficientes para bancar esta reforma a longo prazo. A reforma interna de modernização do Gigante não foi com recursos próprios? Claro que foi. O Eucalipto já sediou jogos da Copa, e o que fomos lembrados por isso ? Em nada. Grenal dos cimentos? Puro ciúmes dos gremistas. E, este título de ter sediado mais uma Copa do Mundo eu não quero. Pra mim, pode ser até no Estádio da Zona Sul em Santo Ângelo, desde que tenhamos jogos no Rio Grande do Sul. Pro Grêmio é comodo, não terá transtorno nenhum, pois é um estádio novo. Pro inter terá sim, pois temos jogos decisivos no Brasileirão, e, se tudo der certo, ano que vem terá jogos decisivos na Libertadores e, imaginem o transtorno desses jogos com obra intensa? Na libertadores de 2010 já teve transtorno. Por isso, como Colorado, digo, deixem a Copa do Mundo Fifa pra eles, e deixem as outras Copas pra nós Colorados, é como ter um show de qualquer famoso em qualquer estádio do estado, pra mim, não faz diferença nenhuma. Sigam a reforma com recursos próprios, verba terá, pode ter certeza.

  • Jorge Luis Colorado diz: 22 de outubro de 2011

    Quer saber a verdade ? o que o grêmio quer se metendo ? foi o beira rio escolhido para ser sede da copa e as bibas enlouqueceram desde então. Trabalham nos bastidores, viajam para o RJ, SP, se bobear já foram até Zurique. Que coisa ridícula gremistada invejosa, vocês não foram escolhidos pela FIFA, se conformem e fiquem quietos. Isto tudo é culpa deles, o pessoal da FIFA fica vendo estas barbaridades e se lamenta de ter escolhido POA com um povinho tão medíocre e invejoso: gremistas !

  • vera diz: 22 de outubro de 2011

    marlon henrique RECADINHO CONTINUA A TOMAR TEU MATE CARA GFDP !SUGIRO DEJA FEITO A COPA SOBRE O LIXÃO E PODE SER INTERDITADO BEM NA COPA BUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

  • Diego Maia Borges diz: 22 de outubro de 2011

    Não há uma “grenalização” no estado, Davi, o que ocorre é que gaúchos são dicotômicos. “Quem não é por nós é contra nós”. Você sabe que somos assim. Ou amamos o Grêmio ou ao Inter, ou gostamos de Teixeirinha ou de Gildo de Freitas, etc… Querer que mudemos somente em relação a Copa do Mundo me parece pragmático. O problema é muito mais complexo do que tentaste explicar. Foi simplório. Triste por ser da parte de alguém que pode auferir argumentos mais complexos.

  • Newton diz: 22 de outubro de 2011

    Caro Jornalista
    Sou gaúcho, tricolor, morando em Brasília e concordo plenamente que a adversidade futebolística do Estado não pode ser maior que o anseio da comunidade gaúcha por um Rio Grande à altura de tudo que se espera. Foi uma vergonha para a nação riograndense deixar de receber investimentos públicos para mostrar as belezas naturais para o mundo.
    A culpa começa pelos políticos, passa pelos presidentes dos clubes e da FGF, mas também pelos formadores de opinião da imprensa gaúcha que se divertem com o aumento da rivalidade futebolística em prol de um povo que deveria investir na infraestrutura turística, de serviços públicos e também no futebol.

  • Christian diz: 22 de outubro de 2011

    David o Grêmio não tem anda a ver com isso. O Inter foi o candidato escolhido e nossa cidade não receberá a copa das Confederações graças a INCOMPETÊNCIA COLORADA! Por favor, o Grêmio está a disposição da FIFA desde o início e no final do ano que vem a Arena será o melhor estádio do sul do Brasil!

  • jonas diz: 22 de outubro de 2011

    Já chega que o governo subsidiou aquele aterro do Inter a muito tempo. Agora conseguem prejudicar todo o estado graças a briguinha interna deles com uma construtora…Meu Deus, quanto prejuízo e incompetência!!!! Não adianta, timinho sempre será timinho com sua estrutura!!!

  • Tiago diz: 22 de outubro de 2011

    INTERNACIONAL = SEM PALAVRA, SEM VERGONHA E SEM COMPROMISSO COM O POVO!!!

  • Francisco diz: 22 de outubro de 2011

    Oi David,
    Entro na fila da enchurrada de mensagens de gremistas perguntando: o que eu tenho a ver com isso?
    A única possibilidade de ter acontecido algo diferente era o Governo municipal e estadual ter colocado dinheiro no Beira Rio, com foi feito em diversos estádios do país.
    Mas, me pareceu acertada a ideia de o dinheiro público ir para obras para a cidade, e não para os clubes.
    Se essa for a tua crítica, tire o cavalinho da chuva, porque Porto Alegre se orgulhava a ser uma das poucas a sedes a não colocar dinheiro público no seu estádio. Vai apontar o dedo para a administração do Inter, que foi incompetente em viabilizar em tempo as obras no seu estádio, que está parado há 4 meses!!!
    A única via plausível da grenalização ter prejudicado Porto Alegre é a Arena do Grêmio nunca ter sido cogitada pelo COL e pela FIFA como estádio porto-alegrense. Mas ai a crítica precisa ser feita aos colorados que impediram que isso se tornasse uma possibilidade através da sua pressão política junto a esses órgãos.

  • Luiz Henrique diz: 22 de outubro de 2011

    Defecou pelos dedos. Sem mais.

  • Remy diz: 22 de outubro de 2011

    Sorte é de quem mora na serra gaúcha. Anda tem um Juventude e Caxias pra sair dessa nóia de Grêmio e Inter.

    Estou a meses morando fora do RS e não tens noção de como é aliviante sair dessa briguinha regional de chimango vs. maragato. Quando se mora no estado parece que é somente isso que existe no Brasil…

  • KELPINSKI diz: 22 de outubro de 2011

    Na verdade você não está errado Sr. Delírio Coimbra. Errado está quem te paga pra escrever esse monte de asneiras, e mais errado ainda em te deixar participar do Sala de Redação, programa do qual sou ouvinte assíduo, mas que ficou meio chocho com tua presença, pois tu não estas a alturas das feras do Sala, volta pro Burrinho Básico e fica por lá!

  • Paulo Renato diz: 22 de outubro de 2011

    Davi, eu vou te dizer porque o RS perdeu a CC.
    Porque do lado vermelho, subiu a arrogância depois de 2006 e no poder supremo da arrogância deles, resolveram bancar um estádio de Copa do Mundo com recursos próprios.
    Mas não só isso, outra culpa pela perda das CC é por causa da imprensa, principalmente da RBS que por causa da rivalidade GreNal se manteve sempre ao lado do projeto do Internacional e em nenhum momento cobraram prazos e viabilidade economica da diretoria vermelha.
    Agora perdemos a CC e também perdemos a CM, pois os jogos que seram jogados em POA são o refugo da Copa.
    Davi reveja este comentário e escreva um comentário real do problema. Estamos cansando deste enrolamento dos Vermelhos, a cada semana postergando e postergando. Eu diria que eles estão Procrastinando.

  • Leandro Dornelles diz: 22 de outubro de 2011

    Se eu tivesse, por ter nascido no RS, permanecido nesta terra de cavalgaduras, eu seria igual aos ignorantes que aqui postam seus comentários imbecis. Mas, aleluia!!!!, sou sortudo e competente, e posso escolher onde viver! E, graças aos Céus, não é aqui!!! O que pensar de pessoas que colocaram timecos de futebol como o centro de suas vidas? O que pensar de idiotas que, para darem veracidade ao que escrevem aqui, dizem ser colorados, sendo gremistas ou vice-versa? E quem foi que disse a vcs que Grêmio ou o Inter conquistaram o mundo? Só se encontra torcedores destes times espalhados pelo mundo, qdo se encontra um gaúcho que conseguiu sair desta terra antipática. O mundo caga e anda para Grêmio ou Inter. Nem sabem grafar os nomes destes clubes direito, qdo um deles participa de um torneio internacional. E cá para nós, foi ótimo que PAlegre fosse defenestrada da Copa das Confederações. O Estádio Beira Rio, mesmo recalchutado, continuaria a ser ridículo, pequeno e pobre. A tal Arena do Grêmio ficará pronta qdo o mofado aeromóvel da Usina do Gasômetro entrar em funcionamento. PAlegre ñ sabe o que é turismo. Por aqui turista é caipira de Anta Gorda, Dom Pedrito, Erechim e de outras cidadezinhas da periferia. Portanto, gaúchos, regozijem por serem tão boçais! Bem melhor uma humilhação doméstica do que uma mundial!!!!

  • RODRIGO diz: 22 de outubro de 2011

    A CULPA PELA PERDA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES É ÚNICA E EXCLUSIVA DO E.C. 2006! DIGO MAIS: A ARENA DO GRÊMIO VAI SALVAR PORTO ALEGRE, JÁ QUE SERÁ O ÚNICO ESTÁDIO EM CONDIÇÕES DE CEDIAR JOGOS DA COPA DO MUNDO.

  • gevago prescendo diz: 22 de outubro de 2011

    david, esse número de uruguaios está certo. eu estava em buenos aires na final da copa américa, e lá tinha muuuuitos uruguaios, tanto que lotaram o monumental e depois tomaram conta do obelisco. ao meu ver houve uma malandragem do inter (beirando a corrupção) pois querem isenções de impostos e obras de infra-estrutura. não é possível que não consigam asssinar um contrato!! outra coisa. Esse episódio acaba com a lenda de que a iniciativa privada é ágil e a administrasção pública é morosa, pois é só ver como está o Beira-rio e a Arena do Atlético-PR..

  • Bruno diz: 22 de outubro de 2011

    ninguém está entendo Davi. tu só deu a tua opinião, mas não explicou ela.

    e, bem na boa cara: não vai mais no Pretinho Básico. os dias que tu vai a coisa fica sem graça, não é o teu tipo de programa

  • Felipe C. diz: 22 de outubro de 2011

    Parabéns David.
    Que bom que ainda existem pessoas que conseguem enxergar o que acontece no RS.

  • Sandro diz: 23 de outubro de 2011

    Acho seu post muito oportunista, tipico de quem fica escondido, não colabora com nada, e quando algo não dá certo… aparece como o Sr. da razão.. desculpe, esta é a idéia que me passou…
    as razões pelas quais digo isso:
    Primeiro, você com uma função de editor de esportes num meio de comunicação, muito importante no RS, o que fez para viabilizar essa tal “discussão madura”????? mesmo não sendo responsabilidade sua, poderia promover algo na TVCOM, etc..
    Segundo, por que não fez uma serie de reportagens na ZH sobre o assunto… esclarecendo todos os pontos… e ressaltando a necessidade de uma “discussão madura”. Falar depois é facil….
    Terceiro, a maioria das materias de esportes, inclusive sob sua responsabilidade, sempre focaram essa rivalidade GRENAL…ou seja, você fala algo que, de certa forma, ajudou a fomentar…
    Ou seja, lamentável…
    mais lamentável ainda são seus argumentos… tipicos de meios sensacionalistas.. aqueles que não colaboram com nada!!
    ..dizer que a Copa das confederações teria mais impacto.. que 50 mil Uruguaios viriam a Porto Alegre… bah…é algo dificil de ler, partindo de um editor de esportes…Aliás, por que não fizeram uma reportagem sugerindo que Porto Alegre abrisse mão da copa do mundo.. para ter a Copa das Confederações…. Até a CC POA não estará com sua obras porntas… e além disso, mesmo que o Inter tivesse o tal contrato… nada garante que POA seria sede da CC. É uma politicagem essa CBF… e da forma que a imprensa no RS está agindo… colocando a culpa só no SCI… deixa a CBF como certa em suas decisões..medo do Teixeira?? só pode…
    pq o Morumbi não sediará jogos? pq no RJ o Brasil não jogará (somente se for disputar título)? pq o estádio do Corinthians sediará a abertura (pelo que parece ainda não tem contrato com construtora)?? pq em Brasilia 2 jogos? parece óbvio pq POA está fora…. e pq a imprensa prefere achar outros culpados e não faz uma “discussão madura” sobre estes aspectos??? Eu concordo que o Internacional (SCI) tem sua parcela de culpa…mas, foi apenas usado pela CBF/FIFA com desculpa… se não fosse isso, teriam outros motivos…

  • Rafael (Capão do Leão) diz: 23 de outubro de 2011

    Um jornalista do grupo Rede Brasil Sul de comunicação reclamando da Grenalização de tudo no RS? Eu morri e fui pro céu, aleluia.
    Quero ver até quando isso. Os torcedores de times do interior aguardam ansiosos os desdobramentos.
    Abraços, de um Xavante

  • Sonda diz: 23 de outubro de 2011

    Meu caro, com todo o respeito que a civilidade manda ter com comunicador, quero registrar algumas restrições a tua postura (e de outros do RS) e abordar minha visão, de quem saiu do RS e trilha em outros ambientes brasileiros:

    1) O senhor ficou alimentando essa rivalidade ANTES da decisão, portanto, falar depois é antiético. Talvez agora você e a imprensa gaucha, se deram conta do prejuízo pra VOCÊS, e estejam se arrependendo de ter alimentado essa rivalidade que agora prejudica o RS;

    2) Espanha e Itália é mero sonho, pois se vem vem um deles ou Espanha e não necessariamente em POA;

    3) O Internacional tem sua parcela de culpa, mas não pode se responsabilizar pelo RS quando lideranças do governo anterior e atual, estadual e municipal está crivado de gremistas trabalhando contra, prova disso é que não moveram uma palha de fato. Até agora só discurso;

    4) O Internacional foi reprimido NÃO PELO CONTRATO, mas por que APOIOU FABIO KOFF, um gremista que faz um bom trabalho pelos clubes e FOI TRAÍDO POR PAULO ODONE, que votou contra e se aliou à CBF, inclusive para dar rasteira no Beira Rio como sede da copa;

    5) Agora as lideranças políticas e da imprensa, com a dor da perda econômica que ELES E NÃO O INTER vão ter, estão estrilando de remorso;

    6) Aos gaúchos, que também sou, recomendo que acompanhem o noticiário de fora, e não fiquem presos a enovelada visão local, como no Estadão/ESPN que postaram ANTES do prazo de entrega do contrato os motivos da FIFA/CBF contra a Dilma e o RS, por esta ter defendido a autonomia brasileira e o Beira Rio como Estádio da Copa.

  • Claudiopoa diz: 23 de outubro de 2011

    Essa escolha do Beira-rio é um dogma, que nunca pode ser contestado. Era preciso somente ter fé. Sempre tivemos que acreditar que tudo ia dar certo… nao deu.

    Agora é preciso achar um culpado, um demônio, que nos fez perder o paraíso, levando todos a realidade. Quem sabe o Grêmio, quem sabe a grenalizaçao, quem sabe a FIFA, quem sabe a Construtora… E porque nao “a religiao” e seus dogmas?

  • Firmino diz: 23 de outubro de 2011

    Ah, claro Davi. Tava demorando pra alguém colocar a culpa no Grêmio. Até nas incompetências do Inter o culpado é sempre o Grêmio.
    Fala sério, Davi. O Grêmio não tem nada a ver com isso. Se POA ficou de fora da CC foi totalmente culpa do Internacional, que assinou um TERMO se comprometendo a cumprir prazos, e NÃO CUMPRIU.

  • Carlos Martins diz: 23 de outubro de 2011

    Davi, que estádio a FIFA definiu que seriam realizados os jogos da Copa (BEIRA RIO). Quem não cumpriu as exigencias da FIFA ( Inter).
    O que o Gremio tem a ver com a incompetencia do Internacional.
    Esta não dá para ler e não discordar.

  • Giovani Chapecó-SC diz: 24 de outubro de 2011

    O Sport Club2006 ficou desdenhando da FIFA e da tal empreiteira/construtora, e agora a culpa é do GREMIO !?!?!?!?!?!?! David, ainda tens a chance de se explicar…

  • Tiago diz: 24 de outubro de 2011

    Não acredito que a culpa tenha sido do Inter (e olha que sou gremista) ou de uma disputa Grenal. Porto Alegre mais uma vez é vitima da inoperância da prefeitura, que perde projetos importantes como a Praça da Juventude, joga oportunidades pela janela.
    Incompetência é pouco para o que vem acontecendo na prefeitura de Porto Alegre

Envie seu Comentário